Capítulo 46

370 55 0
                                    

Draco assentiu e aceitou a declaração de Potter. Se ele estivesse certo, Snape — mesmo que estivesse preso a uma pintura no momento — seria um forte aliado e ele estava ansioso para se beneficiar de sua experiência para continuar a preparar a poção exigida por Voldemort.

Ele virou a cabeça e encontrou o olhar de seu ex-professor, que os encarava com as sobrancelhas franzidas. Draco suspirou e murmurou aborrecido.

— Ele não está mais fácil ou mais simpático do que antes, não é?

Potter riu, sem se importar com o humor de Snape.

— Você se acostuma com isso. Acho que só temos que ignorar seu olhar mal-humorado...

Draco bufou, não convencido. Ele se aproximou do retrato em silêncio, enquanto Potter permaneceu por perto, como se estivesse pronto para intervir. Draco provavelmente teria ficado irritado com isso, mas ele sabia que era para defendê-lo e ficou bastante lisonjeado com isso.

O retrato de Snape insultou Potter, sem a menor gentileza.

— Em vez de perder tempo, Sr. Potter, vá buscar o grimório que lhe mostrei da última vez.

O jovem não fez o menor comentário e sorriu para Draco antes de sair da sala obedientemente.

Draco franziu a testa e atacou assim que ouviu os passos de Potter desaparecendo nas escadas.

— Você poderia ser mais gentil com ele. Isso mantém você vivo. Ele poderia ter deixado você em Hogwarts e... os Comensais da Morte teriam cuidado de você.

Algo parecido com culpa passou rapidamente pela expressão de Snape, sem que Draco tivesse certeza. O homem sentou-se e rosnou, irritado.

— Cuide da sua vida, Sr. Malfoy.

Draco estreitou os olhos e sibilou, furioso.

— Exatamente! Você foi estúpido em Hogwarts, mas isso não é motivo para continuar. Ele pode te perdoar pelo seu comportamento, mas eu não! Nós dois sabemos que ele não merece tanto desprezo de sua parte...

Snape olhou para ele com atenção e depois encolheu os ombros, permanecendo em silêncio.

Potter voltou rapidamente, com um grimório encadernado em couro e entregou-o a Draco com um sorriso.

— Será mais útil para você do que para mim, dado meu nível em poções…

Draco não pôde deixar de murmurar, olhando com raiva para o retrato.

— Se você tivesse um bom professor, seu nível provavelmente seria melhor…

Ele viu Potter reprimir uma risada e Snape franziu os lábios, mas não fez comentários. Distraidamente, Draco começou a folhear as páginas do pergaminho, fascinado pelas ilustrações precisas e cuidadosas.

Depois de vários minutos, ele olhou para cima, piscou e balançou a cabeça.

— Eu não conhecia esse livro! Ele é realmente...fascinante.

Potter sorriu para ele, assentindo. Draco virou a cabeça em direção ao retrato, mas se assustou ao ver que estava vazio.

— Onde ele está?

O sorriso de Potter se alargou e ele se inclinou em sua direção, seus olhos brilhando.

— Foi dar uma olhada em Hogwarts.

Longe de se alegrar, Draco entrou em pânico e balançou a cabeça.

— Ele não deveria! Hogwarts é administrada pelos Carrows agora e se eles o virem em algum lugar, saberão que há uma pintura de Snape em algum lugar... e ele vai querer pegá-la! Pelo menos pelo seu conhecimento de poções!

Potter colocou as mãos nos ombros de Draco e olhou para ele calmamente até que ele se acalmasse. Então ele sussurrou, com um sorriso.

— Os Carrows não vão ver nada. Snape não tem um retrato oficial em Hogwarts, então ele não pode viajar como os outros. Porém... ele havia planejado uma porta de entrada só para garantir... No escritório do diretor, há um retrato de Dumbledore. Logo atrás do seu retrato, há uma pequena moldura pintada, pendurada na parede. Snape encantou esta moldura para que seu retrato pudesse ser colocado ali como ele quisesse. Ele é tão discreto que ninguém vai conseguir ver que é ele e isso permite que ele saiba o que está acontecendo.

Draco permaneceu em silêncio por um momento, antes de murmurar, atordoado.

— Eu não sabia que era possível...

Potter riu.

— Eu também não, mas ultimamente aprendi muito sobre retratos encantados, o suficiente para saber que eles não devem ser subestimados. São tantos em Hogwarts que você se acostuma e aprende a ignorá-los, mas foi assim que Dumbledore soube de tudo o que acontecia na escola... sem nem sair de sua mesa. Foi também graças a um retrato que entrei discretamente em Hogwarts no dia da batalha...

Draco piscou e balançou a cabeça, olhando para a moldura agora vazia de qualquer ocupante. Então ele suspirou.

— Há muitos ancestrais do meu pai na mansão, mas além dos velhos e chatos bluestems, nunca pensei que eles pudessem ter alguma utilidade. Na verdade, nunca vi meus pais conversando com os retratos.

Potter soltou uma risada zombeteira.

— Pelo que Snape me ensinou, quando o retrato é feito, ele fica encantado pra... refletir o conhecimento e os pensamentos da pessoa real. Os diretores de Hogwarts ficam encantados em ajudar seus sucessores, concordando ou não com suas políticas.

Draco franziu a testa e objetou.

— Mas então Snape não deveria ser leal aos Carrows?

Potter zombou e fez uma expressão vitoriosa, depois balançou a cabeça.

— Na verdade, os Carrows não são os responsáveis ​​por Hogwarts. Eles não têm poder dentro do castelo, porque a escola pode aceitar ou rejeitar um diretor. Aparentemente há um capítulo sobre isso em “História de Hogwarts”, mas eu realmente não li, então...

Draco franziu a testa. Ele leu História de Hogwarts no primeiro ano, incentivado por seu pai, mas não prestou muita atenção aos detalhes. Potter completou, encolhendo os ombros.

— A escola foi criada por quatro fundadores e todos eles... participaram, a ponto de deixarem uma marca. Eles tinham um objetivo e os diretores de Hogwarts deveriam seguir esse caminho. Se não são dignos de serem diretores, são… como encenadores. Eles podem ser os chefes de Hogwarts, mas não têm meios de se comunicar com o conselho e não têm as vantagens dos diretores, como a capacidade de aparatar nos terrenos do castelo... Vou poupar você do monólogo sobre esse assunto que Snape fez e irei resumir para vocês o que entendi…

Faux semblants  Onde histórias criam vida. Descubra agora