Potential

36.7K 2.2K 1.9K
                                    

               Rio de Janeiro, ano de 2016. 31ª edição dos Jogos Olímpicos.

               Simone Biles, atleta de ponta, uma das melhores competidos da delegação americana de ginástica artística, preparava-se para mais uma apresentação. Mesmo sendo a sua estréia em uma olimpíada, até aquele momento, sua apresentação estava sendo impecável. Suas notas eram quase inacreditáveis e nos aparelhos anteriores, bateu recordes. Sua confiança estava no auge, fazendo-a se sentir imbatível. Tudo conspirava ao seu favor. No entanto...

               Uma delegação específica estava chamando sua atenção. Cinco garotas vestindo seus collants azuis e com alguns detalhes brancos pareciam muito determinadas. Todas eram jovens e, dentre elas, havia uma menina, uma adolescente muito carismática que estava estreando naquele momento: Flávia Saraiva. Era inegável o tanto que parecia determinada a ajudar a sua equipe e tinha conseguido nota suficiente para a final na trave olímpica, além de fazer uma apresentação muito artística no solo ao som de um can-can francês.

– A menina é boa, não é? – Sua colega Madison Kocian comentou, quando a nota da menina brasileira saiu.

– Isso é algo impressionante para alguém do tamanho dela. – Biles concordou. – Bem que dizem que as mulheres brasileiras são tão determinadas. Mesmo nem se aproximando de nós, elas não param de tentar.

– Essa é uma característica dos países de terceiro mundo. – Madison brincou.

               Outra atleta brasileira se preparava para sua apresentação. E essa era diferente. Biles já vinha observando-a desde o início, mas até o momento não tinha prestado tanta atenção assim, porém, agora podia observá-la de perto. Ela tinha um olhar muito concentrado, uma expressão fechada à princípio, era uma afro-latina de porte. Seu nome era Rebeca Andrade. Vê-la de perto, posicionando-se à beira do trablado para a sua apresentação e, de um segundo para ou outro adotar um sorriso carismático, estava atiçando a sua curiosidade. Quando ela começou a sua apresentação, foi inevitável não se sentir cativada por aqueles movimentos graciosos. Claro... Ela cometera alguns erros que diminuíria sua nota, mas aqueles movimentos eram simplesmente muito bonitos.

– Olha, Biles... Tenho que confessar: essa aí tem muita força de vontade. – Madison disse, também acompanhando a apresentação de Rebecca. – Será que a apresentação dela vai nos ameaçar?

– Não acho. – Simone foi enfática. – Ela tem movimentos interessantes, mas não tem tanta técnica. Não conseguiu cravar nenhum deles. Nem mesmo salta muito alto. Não é párea para mim.

– É, nisso eu tenho que concordar, mas... Não sei, tem algo nela que está me deixando muito curiosa.

– Como assim? – Simone franziu o rosto, deixando de olhar a apresentação e voltando-se para a colega.

– Estou enxergando potencial. – Madison disse, surpreendendo-a.

– Espera um pouco! Você está enxergando potencial nisso? Está falando sério?

– Estou sim e...

               No momento em que Madison estava elaborando a sua resposta, a nota de Rebeca Andrade foi anunciada. Era uma anota acima de catorze, quase encostando nos quinze e deixou o Brasil no quinto lugar. Aquilo surpreendeu Simone, deixando-a um pouco boquiaberta.

– Uau! Isso não é possível! – Exclamou, ainda desacreditada.

– Eu te disse, Biles! Essa aí tem potencial. – Madison lhe cutucou com a ponta do cotovelo.

               A partir daquele momento, a atenção de Biles se focou em cima daquela ginasta. Rebeca Andrade era ainda mais desafiadora do que imaginava. E ela não parou por ali. Seu grupo tinha sido classificado para a final por equipes em quinto lugar e ela tinha conseguido se classificar para o individual geral em terceiro lugar com uma pontuação impressionante de 58,732. Pela primeira vez, sentiu-se minimamente provocada por ela. Claro, aquela brasileira não se mostrava uma adversária à sua altura, porém, como Madison dissera anteriormente, tinha potencial.

Podium and FireOnde histórias criam vida. Descubra agora