1 § A festa dos sussurros

6.8K 348 23
                                    

— Eva —

Quando descemos as escadas, o salão já se encontra repleto de convidados

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Quando descemos as escadas, o salão já se encontra repleto de convidados. Tudo está impecavelmente decorado para aquele evento solene. 

Hoje distinguem-se os empresários que mais contribuíram para o desenvolvimento do distrito no último ano.

Bruno é mais uma vez candidato ao prémio. Na última década, arrecadou por seis vezes o troféu e, claro, uma generosa quantia monetária de fundos para investimento. 

Aceno sorridente a algumas caras que me são vagamente familiares. Percorro languidamente o salão, pela mão de Bruno, até à outra extremidade. Quase uma marcha nupcial, ainda que no final não exista qualquer padre, sacerdote ou pastor para nos abençoar.

Como habitual, outros olhares femininos analisam-me dos pés à cabeça. Procuram alguma imperfeição no vestido que envergo, algum descuido na maquilhagem ou até mesmo um adereço fora do lugar. 

Obviamente que não encontrarão nada. Porventura sou principiante nestas coisas? Mas a competitividade feminina é mesmo assim!

As mesas, ornamentadas com belos arranjos de flores, estão dispostas no centro do salão. O reflexo da luz dourada que emana dos candelabros reflete-se na vasta panóplia de talheres, copos e pratos que populam as toalhas impecavelmente engomadas. Ou seja, existe todo um brilho baço que se dispersa pelo salão, digno de qualquer cerimónia dos óscares.

A circulação dos convidados é efetuada pelas laterais, onde estão neste momento concentrados, na habitual conversa de circunstância. 

Os empregados passeiam-se pelo nosso meio, oferecendo os costumeiros canapés ou bebidas de aperitivo.

Após cumprimentar um vasto conjunto de figuras predominantes do distrito, Bruno solta finalmente a sua mão da minha. 

Sei o que isso significa. A cerimónia protocolar do desfile ao lado da esposa está concluída. É hora de dar-lhe algum espaço para ele falar de negócios com outros empresários ali presentes. 

Na realidade, é disso que estes eventos se alimentam. A premiação é apenas uma desculpa para se reunirem diversas figuras que detêm o poder de decisão. O momento perfeito para se entabularem novas relações, quiçá celebrarem-se diversos negócios ou até mesmo estabelecerem-se alianças estratégicas à primeira vista exóticas.

Reúno-me com algumas "amigas" (um termo muito lato que uso para classificar outras mulheres que, como eu, frequentam estes círculos por arrasto). 

Com alguma regularidade combinamos uma ida às compras juntas, um jantar seguido dum cinema ou até mesmo uma tarde na piscina. No verão, o sol nunca parece tímido nesta parte do país. 

Geralmente, os termómetros não encontram grande resistência a ultrapassarem os trinta graus desde maio até outubro. Assim, não é raro juntarmo-nos todas e irmos até uma praia fluvial e dedicarmos um dia ao bronze natural.

A Esposa PerfeitaOnde histórias criam vida. Descubra agora