No caminho de volta pra casa, eu refleti sobre o privilégio de ser filha das minhas mães, e desejei que todas as crianças pudessem ter mães assim. Vê o sofrimento de Ruan, me fez perceber o quanto a sociedade precisa mudar, o quanto precisamos evoluir, e o quanto isso parece tão distante.
De volta a casa dos meus avós, convidei Ruan para entrar, ele estava todo tímido, e um pouco envergonhado, minhas mães, vó e vô estavam na cozinha, todos sentados à mesa comendo, tomando café e conversando, quando entro e apresento Ruan a todos:
- Oi família, esse é meu novo amigo, ele se chama Ruan, e veio conhecer vocês.
Ruan estava todo sem jeito, e só conseguiu dizer um "olá".
- Oi Ruan, eu me chamo Alice, essa é a outra mãe da Elena, a Marcela, e esses são seus avós, Maria e Ruy.
Meus avós sorriram para ele o convidaram a se juntar à mesa.
- Sente-se, vamos te servir um pouco de café, você gosta? - Pergunta Dona Maria.
- Sim, obrigado.
- Esse bolo de milho está muito bom. - Conta Seu Ruy.
Minha mãe Marcela serve Ruan, enquanto eu corto um pedaço de bolo de milho, coloco no prato e o sirvo também.
- Muito bom conhecer um amigo da Elena, isso é bem raro de acontecer. - Diz Alice.
- É que eu não tenho muitos amigos. - Me justifico, enquanto me sirvo um café.
- A Elena te contou que o aniversário dela é depois de amanhã? 18 anos já, acredita, com essa carinha de 13 anos. - Fala Marcela.
- Contou não, mas obrigado por me falar, assim posso quebrar um ovo na cabeça dela.
Todos riram, eu fiquei surpresa ao perceber que Ruan tinha um pouco de humor, mesmo contente em vê-lo mais a vontade, me defendi.
- Que história é essa de ovo? Não brinca comigo garoto. - Falei jogando um farelo de bolo nele.
Ele estava sorrindo, minhas mães demostraram interesse em saber mais de Ruan, mas não invadiram sua privacidade, fizeram perguntas mais superficiais, como onde morava, sua idade, quem era seus pais, Ruan respondeu tranquilamente, já não estava tão envergonhado, a conversa à mesa prolongou mais do que o esperado, eu os observava como se visse um programa de tv, minha mãe Alice já estava mostrando minhas fotos de quando criança, fotografias chorando, fazendo birra, fotos de alguns aniversários de quando eu era pequena, e eu ficava tentando ver as fotos enquanto falava para ela não mostrar todas.
Ruan olhava as fotos com curiosidade, e reagia à algumas sorrindo e elogiando, as bochechas, o sorriso, e a espontaneidade da pequena Elena.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amando uma Sereia
RomanceSinopse: O destino de Elena está próximo de ser tocado por algo inimaginável para ela. Após passar no vestibular e concluir o ensino médio, ela decide passar as férias na casa dos avós, aonde viveu toda a sua infância. De volta a esse lugar, ela pe...