É muito difícil vencer o jogo quando há várias peças faltando — Allimidul Seohlub
Victor
Meu corpo consegue se estabilizar depois de algum tempo. Vez o outra belisco o café da manhã que Magda me trouxe. Será que Ayleen tá comendo direito?
Me sinto completamente frustrado por não saber dos mínimos detalhes.
Duas batidas soam à porta e logo Magda surge no meu campo de visão. Sua mão está lotada de pastas e documentos. Vendo sua dificuldade, me levanto e vou ao seu encontro para ajudá-la.
— Obrigada. O que não deu pra trazer, tirei fotos e mandei pro seu e-mail particular. Não confio no e-mail institucional. Bom, vou te deixar trabalhar. Não se preocupe, já cancelei as reuniões do dia.
Ela larga as coisas sobre minha mesa e logo se retira.
Começo analisando os papéis soltos. São faturas altas de viagens internacionais dos membros do conselho. Não só isso, mas a hospedagem, estadia e retorno, tudo pago com a verba da empresa. Não são contas de valores baixos, são pagamentos acima de 300 mil e por aí vai.
Todos os aliados ao meu pai estão na lista.
— Velhos vagabundos!
Os próximos papéis se assemelham ao primeiro. Contundo, um chama minha atenção. É o recibo de um motel de luxo. Abaixo do recibo, há algumas fotos. Josué entrando no motel com uma mulher que não é a minha mãe. A foto é velha, deve ter uns 30 anos.
Josué sorri para a câmera na primeira foto, na segunda, abraça a mulher muito parecida com minha mãe. Os dois demonstram estar muito felizes. Como este recibo veio parar aqui?
— O que Josué tá escondendo? — penso em voz alta.
Abro a primeira pasta. Meu peito queima em choque. É um arquivo policial. Não sei como reagir, ao ler as informações.
Fábio Dutra, 23 anos.
Causa da morte: traumatismo craniano; cranioencefálico grave.
O pai da Ayleen.
Também existem fotos do local do acidente. O corpo do homem estirado ao chão; a poça de sangue à sua volta.
Josué é muito pior do que eu pensava.
A raiva cresce com ferocidade dentro de mim. Me sinto impotente, fraco. Eu não posso mudar o passado.
Continuo folheando e um pedaço de papel voa aterrissando no chão. Manobro o meu corpo e consigo apanhá-lo sem me levantar da cadeira. É uma nota.
"Como prometido, aqui estão todos os detalhes que me pediu; são informações confidenciais, por favor, não repasse a ninguém. Aguardo o valor solicitado. Foi muito bom fazer negócios com você."
Não tem assinatura, nome, data. Não há nada. Apenas palavras que revelam suborno. Largo a nota em cima da pasta aberta e fecho os olhos, pressionando os meus dedos sobre eles.
Depois de um tempo, pego o meu telefone e disco o ramal de Magda.
— Pronto — responde de imediato.
— Eu quero a relação de todos os delegados, juízes e advogados que tenham trabalhado pra Josué há 21 anos. Confio na sua capacidade e habilidade.
— Você me pede cada coisa, Victor.
— Obrigado.
Encerro a chamada e continuo em minha missão. As próximas páginas também mostram ex-funcionários falecidos. Nenhum de causa natural; todos morreram enquanto trabalhavam. Há um padrão, percebo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Declínio
Romance⚠️NÃO RECOMENDADO PARA MENORES 🔞⚠️ O QUE VOCÊ FARIA POR AMOR? Alçada pelo desespero, a jovem Ayleen se vê nas mãos do destino. Sua vida se resume em cuidar de sua mãe doente e trabalhar incansavelmente em tudo o que for possível, ela se encontra, d...