Leo Barros estava dedilhando seu violão, buscando a última nota que faltava para terminar um fraseado do refrão de sua mais nova canção quando Mirela apareceu. Ela veio por trás dele e lhe deu um abraço e toda a ideia na qual vinha trabalhando alguns minutos atrás evaporou-se. Mas Leo não a culpou por isso. Então ela deu-lhe um beijo em sua nuca, como sempre fazia e voltou para a cozinha cantarolando uma canção, provavelmente dele mesmo. Algum sucesso de Leo Barros, dos tempos em que ele era famoso. Estava terminando de fazer o café e estava muito alegre. Mirela estava sempre alegre. Com ela nunca havia tempo ruim. E continuava linda, desde a época do colegial. Foi há tanto tempo atrás. Foi o seu primeiro grande amor. Teria vários outros depois, mas Mirela era muito especial. Ele prometera amor eterno e ela acreditara. Mas quando ele ficou moço, deixou a cidadezinha pequena para ganhar o mundão pois tinha um dom gigante para a música. Leo estava destinado às multidões e ao sucesso. Ela era apenas uma garota do interior. Mas ele havia dado a ela seu coração. Foi-se embora. Mas assim como as ondas sempre voltam para a praia, Leo também retornara. Mas seu regresso não fora o que ele planejava. Será que era o destino pregando mais uma peça? Ele não sabia.
Pegou seu violão mais uma vez e inspirou. Olhou para o horizonte, para o balançar das ondas do mar, dedilhando as cordas de seu Takamine de onde parara. As notas deslizavam pelos seus dedos, como as ondas salgadas daquele mar, azul e profundo. Como era gostoso fazer música. Ele imprimia sua alma em cada Sol, Lá menor, Si e tantas notas que iam surgindo. Ele só sentia as notas passando, seus dedos navegando por elas, suave e mansamente. Havia muito que ele não compunha, mas aquela melodia vinha martelando em sua cabeça a meses, quase gritando para ele compor. Mas como sempre, ele adiava em escreve-la. Na verdade, não se achava mais bom naquilo. Ou pior, não se achava mais digno para fazer aquilo. Porém, Leo tinha o dom para música. Mas ele tinha jurado não mais tocar, ou cantar. Do mesmo modo que havia prometido não mais entregar seu coração machucado para ninguém, não é mesmo?
Leo Barros ganhara o mundo e tinha todas as mulheres aos seus pés. Ele podia escolher qualquer uma. Tinha dinheiro, fama. Tudo. Teve várias mulheres. Casou-se três vezes. Mas com a mesma velocidade com que se casava, divorciava-se também. Isso era ruim para sua imagem e para sua conta bancária. Endividou-se, caiu nas bebidas, e depois nas drogas. Surgiu como um meteoro e desapareceu dos holofotes com a mesma rapidez. Ele passou a ser conhecido mais pelos seus vexames do que exatamente pelo seu trabalho artístico. Leo passara a ser alvo de piadas. Quase sempre estava bêbado ou drogado. Mas estava lá no palco para canta e tocar. Nisso ele era bom, mas os bastidores acabaram com sua carreira gloriosa. E seu último casamento fora um desastre total. Sua última mulher, arrancou-lhe tudo o que podia e Leo de repente viu-se no fundo do poço. Desistira de tudo. De cantar e principalmente de amar. Seu coração estava negro e fechado. Então retornou para sua pequena e modesta cidade natal. Não sabia mais o que fazer da vida. Na verdade, a única coisa que fazia direito era cantar. Sem a música, Leo Barros não era ninguém.
Precisava de dinheiro para se manter. Um primo lhe arrumou um emprego numa construção civil. O serviço era pesado, mas Leo nunca fora fresco. Tinha porte físico, o que sempre chamava a atenção da mulherada em seus shows. E ele nunca correra do trabalho pesado. Mas não era tão bom naquilo quanto era cantando nos palcos. Ele sentia falta dos shows mas a música lhe trouxera tantas alegrias quanto decepções ao mesmo tempo. Talvez ele merecesse terminar daquele jeito. E todo o dia ele bebia para afogar todas as suas mazelas. Mirela trabalhava numa padaria nas proximidades da obra onde Leo estava empregado. Na verdade, ela sempre trabalhara ali, desde o colegial, ajudando seu pai. Agora ela própria gerenciava aquela padaria. Foi uma questão de tempo até se esbarrarem. Quando aconteceu, todas as boas lembranças vieram à tona e marcaram de sair juntos para tomar uma gelada. Mirela estava mais bonita que antes, e não era mais aquela garota reserva de antes. Amadurecera, casara-se e teve um filho. Mas estava solteira, pois assim como Leo, não tivera sorte no casamento. Conversavam sobre muitas coisas, principalmente da época em que eram apaixonados. Havia muitas lembranças e momentos. A cada dia desenterravam uma memória esquecida. Mesmo assim estavam resignados para amar. Não dava para se entregar tão facilmente depois de tantas desilusões amorosas, não é mesmo? Chega uma hora que o coração endurece e não dá mais espaço para os sentimentos.
No início era apenas sexo e estava muito bom para eles. Porém, um amor do passado sempre volta, mesmo quando está bem escondido dentro do coração. Então ele desabrocha lentamente e explode como uma bomba atômica e aí, minha amiga, não é possível mais controlar. Quando menos esperaram estavam apaixonados novamente. Marcaram o casório e logo estavam de anéis dourados nos dedos. Suas vidas tinham tudo para seguir em frente agora. E Leo até abandonou as bebidas. Mirela odiava suas bebedeiras, então ele teve que largar. Leo redescobriu o amor em Mirela, talvez porque nunca amara ninguém de verdade com amara aquela mulher desde o colegial. Agora estava entregue a ela. Quando suas vidas começaram a entrar no eixo, Leo voltou a cantar. No início era apenas roda de viola entre os familiares. Depois ele retomou sua antiga paixão também, que era a música. Mirela o incentivou bastante pois sempre fora fã daquele homem, mesmo quando ele estava a quilômetros de distância. Ela sempre o amara também. Agora era diferente. Era um amor mais maduro e real. E ele estava compondo uma música para ela. A letra já estava no papel. Faltava o arranjo de violão. E ele estava trabalhando nisso. Era um trabalho lento. Ele já fora mais rápido nisso, mas agora estava meio enferrujado. Mas por muitas vezes renegou a ideia, mas a melodia vinha lhe infernizando. Tinha que exprimir de dentro de si para voltar a ter paz novamente. Mas faltava uma última nota. Qual nota cairia bem naquele fraseado intricado e modal? Ele estava quase encontrando-a quando escutou o baque.
Mirela tinha caído no chão da cozinha. Leo correu até ela, deixando o mar, a melodia e o violão para trás. Tudo o que importava era Mirela. Chamou os socorristas e esperou angustiado. Quando eles chegaram, ele ficou mais aliviado. Ela ainda estava respirando mais havia perdido a consciência. Já havia alguns meses que Mirela vivia reclamando de cansaço e dores nas articulações, além de muita dor de cabeça e febre. Mas ele a levara no médico várias vezes, e diziam que ela não tinha nada grave. Porém, agora ela tinha desmaiado. No hospital ele ficou sabendo o que não gostara de saber. Mirela tinha lúpus e já estava num estágio muito avançado. Agora ela tinha poucos dias de vida. E não havia nada o que ele poderia fazer até ela suspirar sua última nota de vida.
VOCÊ ESTÁ LENDO
SOMBRAS DA NOITE
HororEste livro de contos curtos de terror apresenta uma coleção de histórias arrepiantes e sobrenaturais. Em um dos contos, um menino descobre segredos obscuros sobre sua família ao se aventurar pelo porão proibido da casa de sua avó, onde encontra uma...