Capítulo 55

126 11 5
                                    

Sinto que alguém me está a abanar. O que se passou? Abri os olhos e consegui ver os olhos verdes que eu tanto amava fixados em mim.

Diogo: Estás bem? - disse, com algumas rugas na testa que demonstravam preocupação.

Eu: O que aconteceu? Desmaiei?

Diogo: Sim, princesa... Toma, tens aqui um copo de água com açúcar.

Eu:Não quero isso. 

Kate: Bebe, Guida, vai-te fazer bem.

Kate? Quando reparei, o pai e a mãe do Diogo estavam na sala também. 

Um pouco constrangida, decidi, então, beber o copo de água com açúcar. Detesto este sabor.

Will: Estás mesmo bem, Guida?

Eu: Sim, sim, eu estou bem.

Ainda estou um pouco confusa e custa-me imenso falar.

Will: Sendo assim, nós vamos deixar-vos sozinhos. Se precisarem de alguma coisa, é só dizerem, está bem? 

Diogo: Sim, pai .

O ambiente está bastante tenso na sala.

Diogo: Tens a certeza que estás bem? Fiquei muito preocupado contigo - disse, acariciando-me a bochecha com o seu polegar.

Eu: Eu estou bem, obrigada. O Rafael?

Diogo: O Rúben levou-o ao hospital - disse e olhou para o chão.

Olhei para as mãos do Diogo e consegui ver algumas feridas nos nós dos dedos.

Eu: Tens que curar isso...

Diogo: Não é importante. Não te preocupes.

Eu: Diogo?

Diogo: Sim?

Eu: Aquilo que o Rafael estava a dizer... sobre ti... é verdade? 

Diogo: Ele é um otário, Guida, não sei como é que acreditas naquilo que ele diz! Ainda por cima, estava podre de bêbado.

Ele parecia bastante irritado e estava a mexer constantemente no cabelo, algo que ele fazia quando estava nervoso. Os seus cotovelos estavam nos seus joelhos e ele apoiava a cabeça nas suas mãos.

Diogo: Desculpa... Eu sei que queres saber do que é que ele estava a falar... Mas são coisas do meu passado. Coisas das quais eu nao me orgulho e que não quero que estraguem a nossa relação, percebes? Eu amo-te demasiado para te perder, principalmente desta forma.

Eu: Sim, eu percebo. Mas eu acho que tenho o direito de saber. Quer dizer, eu conheço-te desde que me lembro... Nós crescemos juntos. Como é que é possível que eu não saiba de algo que, aparentemente, é assim tão grave e importante?  

Diogo:Tens todo o direito em saber - disse, num suspiro - O maior erro da minha vida foi ter-me mudado. Lembras-te disso?

Eu: Sim... Foste viver com os teus pais para Vila Real... 

Diogo: Eu menti-te. A ti e a todos. Eu não fui para Vila Real e não fui com os meus pais. Naquela altura, nós estavamos a viver mesmo muito mal. Os meus pais não tinham dinheiro para comprar os manuais da minha irmã... Passamos alguns dias sem luz e com alguma fome. Os meus pais esforçavam-se tanto... Mas não conseguiam suportar tudo.

Uma lágrima começou a escorrer pelo seu rosto e eu apressei-me a limpá-la. Ele parecia estar tão abalado. Não fazia ideia que a família dele estava com dificuldades económicas... 

Diogo: O mestre era o único que sabia das nossas dificuldades. Chegou a pagar-nos alguns meses a inscrição na associação e dava-nos as aulas de graça. Ele sempre nos disse que um dia íamos recompensá-lo... 

Eu: Daí tu quereres tanto fazer o exame.

Diogo: Exato.

Eu: Mas ainda não me falaste sobre o que o Rafael estava a falar...

Diogo: Eu fui viver para casa de um amigo meu. Ficava no centro de Lisboa. E pode-se dizer que ele não era uma boa companhia. Na altura, parecia-me o mais certo... 

Eu: Eu não estou a perceber... 

Diogo: Tem calma, eu vou-te contar tudo. Eu conheci-o numa festa. Tinha 16 anos e estava podre de bêbado. Na altura, sem querer, falei com ele sobre as nossas dificuldades económicas. Ele sugeriu-me uma solução: ir viver com ele. Na altura achei estranho, mas ele disse-me que tinha emprego lá para mim. E eu feito parvo fui...

Eu: Estavas preocupado com a tua família.

Diogo: Sim... Mas, não era bem um emprego o que me esperava. Guida, promete-me que não te vais afastar, por favor.

Eu: Afinal o Rafael tinha razão... É assim tão grave?!

Diogo: Promete-me, por favor...

Eu: Eu prometo.

A verdade é que não tinha a certeza se iria cumprir aquilo que tinha prometido. É óbvio que o que ele me tinha para contar era grave... Não sei de que forma é que as coisas entre nós vão mudar. Mas, de uma coisa tenho a certeza, nunca amei ninguém como o amo. E isso tem muita importância para mim.

Diogo: Ele era um traficante de droga... E, na altura, eu ajudei-o apenas a arranjar contactos, percebes?

Eu: Eu não me acredito nisto...

Diogo: Eu apenas tinha que procurar nas ruas de Lisboa potenciais clientes... Só que o dinheiro que ele me pagava não era suficiente. E, depois, passei também a vender.

Eu: Eu não me acredito...

Eu não conseguia dizer mais nada. Aquela história não se encaixava com ele... Será que eu o conheço assim tão mal? Será que ele magoou alguém? De certeza que estragou muitas vidas, infelizmente.

Diogo: Por favor, não fiques assim. Não chores, eu... eu nunca consumi nada. E estou muito arrependido.

Não me tinha apercebido que estava a chorar. A verdade é que nunca pensei que o Diogo fosse deste tipo de pessoas. Imagino-o a vaguear pelas ruas, naquele ambiente horrível... Eu não sei o que pensar sobre isso.

Eu: Desculpa, mas eu tenho que pensar...

Diogo:Eu percebo... Mas, por favor, eu fui sempre o mesmo contigo. Eu amo-te e essa parte da minha vida está enterrada no passado. Eu fiz aquilo para ajudar a minha família. Tenta perceber.

Eu: Porque é que não me contaste? Como é que o Rafael sabe?

Diogo: Quando tentei sair do negócio, não me deixaram porque sabia demasiado. Então, liguei ao meu irmão para lhe pedir ajuda... Eu sabia que não os conseguia enfrentar sozinho... Eu sou um cobarde - disse, recomeçando a chorar - E o meu irmão levou o Paulo e o Rafael. Só eles é que sabem. 

Levantei-me muito a custo. Sei que tudo isto faz parte do seu passado. Mas doi-me não ter sabido de nada. Não sei ao certo o porquê de estar a reagir assim, só sei que já não consigo olhar para ele da mesma forma. 

Eu: Já está tudo resolvido?

Diogo: Sim, nenhum de nós corre perigo. Por favor, vamos ultrapassar isto...

Eu: Eu acho melhor ir para casa. Preciso de pensar. 

Diogo: Eu levo-te... Mas, por favor, lembra-te daquilo que me prometeste. E lembra-te que eu te amo.

Olá, olá :D

Então, estavam à espera disto? Sei que a história mudou muito, mas queria dar alguma emoção xd Espero que estejam a gostar :)

Aceito sugestões e críticas, obrigada por tudo :)

Votem e comentem ;)

bjs

Who am I?Onde histórias criam vida. Descubra agora