Desafiar os Deuses

37 4 0
                                    


Ora, aconteceu algum tempo depois disso, que o jovem disse a sua esposa: "Estou predestinado a uma dentre três mortes; ou por um crocodilo, uma serpente ou um cão."

Ela disse a ele: "Vamos fazer com que algumas precauções sejam tomadas."

Ele respondeu: "Eu não farei com que o cão do raio seja morto. Como ele poderia fazer isso?"

~ Fragmento de "Papiro Harris 500"

Morar no meio do deserto não significa que não exista inverno ou frio, mesmo que as estações sejam outras. Mas obviamente o frio não chegava aos níveis de frio do continente mais a norte, bem, ao menos não durante o dia, pois as noites podiam ser bem geladas no Egito apesar de não chegarem a 0ºC. Ainda assim, era um lugar acostumado com o calor e a própria arquitetura das casas, principalmente do palácio e dos templos, que tentava fazer de tudo para o vento entrar, era prova disso.

Contudo, quando o sol nasceu no solstício de inverno, estava de fato um pouco frio. Não o suficiente para se tremer de frio, mas o suficiente para se enrolar nos lençóis e preferir não sair da cama. Principalmente mais ao norte, nas praias banhadas pelo Mediterrâneo, que até mesmo teve que recepcionar a rara chuva.

Mais ao sul, Tebas podia contar com uma temperatura levemente maior e mais confortável enquanto o sol nascia perfeitamente alinhado com o corredor e portal principal do templo de Karnak. Parecia magia como, visto de longe, o sol preenchia o portal centrado e maravilhoso iluminando o templo belamente quanto mais para o alto o astro ia. De fato parecia mágica, mas era apenas matemática, e alinhar suas construções com astros celestes era uma das especialidades dos egípcios.

No palácio real, Hatshepsut estava sentada na cama olhando para um chocado Senenmut. Já fazia vários dias desde que a rainha tivera a importante conversa com Amon-Rá, mas só agora se sentia confortável o suficiente para dividir os detalhe e as ideias com o amante. Afinal, um golpe não se faz da noite pro dia.

- Se eu não te conhecesse, diria que estava louca. - disse Senenmut.

- Não diga isso. - reclamou Hatshepsut.

- Desculpe... - disse Senenmut - É só que... é muita coisa para processar. Ser filha de Amon-Rá, incrivelmente, faz todo sentido. Mas junta a isso tudo você estar aparentemente decidida a pegar o trono para si.

- Não diria totalmente decidida... - admitiu ela - Uma parte de mim se pergunta se não seria muito egoísmo de minha parte?

- Vai ficar mais sei lá quantos anos governando sob o nome de outro? - perguntou o arquiteto - Até que seja descartada quando Tutmosis III ficar velho o bastante e então mandada para sabe se lá onde junto com Neferure para não atrapalhar ele no trono? Ou até mesmo com Neferure sendo usada para casar com Tutmósis III tal como você foi casada com seu irmão?

- Impressão minha ou você parece apoiar bastante a ideia?

- Bem... Não vejo porquê não. Você com certeza seria uma ótima faraó. - admitiu ele - E se isso acontecer, provavelmente nós poderíamos...

- Não. - disse ela prontamente colocando a mão sobre a dele - Quer dizer... não quanto a parte de talvez eu virar faraó mas, sei o que quer dizer. Não. Não poderíamos nos casar. Ou melhor, claro que poderíamos, ninguém iria questionar, ainda mais com Tutmósis II estando morto. Mas... desculpe, isso vai parecer terrivelmente egoísta e mesquinho, mas, se eu quiser o trono para mim, não estar casada facilitaria muito as coisas. Ainda sou mulher afinal de contas e isso pode se tornar complicado se eu quiser liderar como faraó mas ser casada.

A Morte Das Areias do SaaraOnde histórias criam vida. Descubra agora