O Derradeiro fim da Era do Bronze

14 2 0
                                    


E o poderoso deus abriu sua boca, e o grito de Sua Majestade (vida, força, saúde!) alcançou os céus, e a companhia dos deuses disse: "O que é?" e seus deuses disseram: "Qual é o problema?" E o deus não encontrou [palavras] com as quais responder a respeito de si mesmo. Suas mandíbulas tremeram, seus lábios tremeram, e o veneno tomou posse de toda a sua carne assim como Hapi (ou seja, o Nilo) toma posse da terra por onde flui.

~ Fragmento do papiro "A Lenda de Rá e Ísis"

Com a morte de Ramsés II, mais do que só o trono do Egito mudou no mundo. Era como se o universo estivesse só esperando o grande faraó morrer para trazer grandes mudanças para o Egito, mas simplesmente o poder de Ramsés II era tão grande, que até os problemas tinham medo de mexer com ele.

Quando Merneptah, o 13º filho do falecido grande faraó, subiu ao trono já idoso, o futuro, silenciosa e secretamente, já tinha muito planejado. Mas, por enquanto, o Egito tinha preocupações muito mais simplórias do que teriam se soubessem o que viria pela frente. A cada ano que se passava do reinado do novo faraó, se perguntava quanto um faraó idoso iria durar, mas também ficava o questionamento se Merneptah iria conseguir chegar aos pés do pai.

Discutindo sobre as mudanças que os anos haviam trago para ambos, sem ter noção total de que estavam diante dos últimos momentos de relativa calmaria, Anúbis e Hades compartilhavam um vinho sentados em um precipício nas montanhas perto da cidade de Swenett, no extremo sul do Egito, não muito longe de onde a imponente construção de Ramsés II marcava a divisa entre o Egito e a Núbia.

Nas montanhas da margem oeste de Swenett, diversas tumbas já bem antigas de nobres egípcios se escondiam atrás de pequenas portinhas. Sacerdotes, oficiais de alto escalão e governadores tinham na montanha seu descanso eterno em tumbas, em maioria, a muito saqueadas, enquanto os dois deuses sentavam numa beirada, viramos para o esplendor do Nilo logo abaixo e Swenett mais além.

Hades tomava quase todo o conteúdo do copo de vinho em suas mãos de uma vez só e logo suspirava audivelmente, deixando claro seu cansaço e talvez até uma depressão e falta de esperança no futuro. Mesmo considerando como Hades era, ele parecia mais para baixo do que o normal. Era claro que algo o preocupava e não se sentia capaz de solucionar.

- Está tão ruim assim? - perguntou Anúbis, não deixando de notar o comportamento do deus diante do assunto do qual estavam falando já a alguns minutos.

- Ainda não, mas vai ficar. - admitiu Hades - Tantos conflitos estão acontecendo por todo lado em Micenas que a quantidade de mortos consequentemente aumenta. Um caos completo como nunca vi igual por lá.

- Porquê tanto caos? - perguntou Anúbis.

- As cidades se revoltaram contra a autoridade e administração palacianas... - explicou Hades, revirando os olhos, claramente achando as ações dos mortais no mínimo idiotas - Aí começaram a destruir tudo e obviamente os palácios revidaram. Agora estão matando uns aos outros. Atena acha que pode ser o começo do nosso fim.

- Não pense tão negativamente... - disse Anúbis sem muita confiança, e Hades apenas deu de ombros.

- Civilizações caem... sabe muito bem disso, por mais aparentemente imortal que seja a sua. - rebateu Hades, sem muita paciência - Pode muito bem ter chegado nossa hora. Os minoicos não duraram muito também... talvez seja a hora de Micenas. Seria contar muito com a sorte permanecer para o que seja lá que vier depois.

Atrás deles, Kebechet e Melione saíram de um dos portais que levavam para as tumbas da montanha. Um dia aqueles portais foram portas lacradas, mas saqueadores já tinham os arrombado a muitos séculos, deixando para trás apenas o que não lhes interessava e tumbas que não acharam. Melione, cuja idade já se acumulava, estava na verdade visualmente com a mesma idade de Kebechet. A filha de Hades exibia, como sempre, seu corpo dividido ao meio entre o branco e o preto, um visual que aumentava os arrepios que causava por onde passava e a intensidade do seu olhar, mas havia claramente optado por uma aparência bem mais jovem que o seu normal no momento.

A Morte Das Areias do SaaraOnde histórias criam vida. Descubra agora