Aconteceu que algum tempo depois disso, a criança tornou-se como um príncipe, em todos os seus membros.
Ele enviou a seu pai, dizendo: "Por que ainda permaneço enclausurado.
Estou destinado (a morrer por uma das três mortes ...)
... Que os deuses façam tudo o que lhes agradam."
~ Fragmento de "Papiro Harris 500"
Em silêncio, Anput puxou Anúbis até a sala solitária onde as múmias eram feitas. Com as mãos entrelaçadas, eles foram até uma das mesas de pedras usadas para a mumificação escolhendo preferencialmente uma que estava vazia e ficava mais longe dos corpos que estavam ali.
Aquele silêncio quanto ao assunto da conversa deixava Anúbis muito preocupado. Várias possibilidades já tinham passado pela cabeça dele nos poucos passos que separavam o Salão do Julgamento até a sala das múmias. Será que algo tinha acontecido em Creta? Anput estava com raiva ou triste por causa de algo que ele fez? Tinham falado para Anput algo que ela não gostou? Ela já não aguentava mais o jeito que eles não pareciam tão em sintonia ultimamente e queria terminar? As diversas perguntas estavam já deixando ele doido.
Quando Anput sentou-se sobre a mesa de pedra, Anúbis já estava temeroso por quais seriam as palavras que sairiam dos lábios dela. Ele parou bem na frente dela observando bem sua expressão mas, ao ver o olhar cabisbaixo dela sem fitar-lhe os olhos, ele, apesar do medo, mesmo assim teve que respirar fundo e perguntar:
- O que aconteceu? Está tudo bem?
- Assim que cheguei e não vi você aqui, Lorde Osíris falou que não tinham julgado muita gente nos últimos dias. - disse Anput - Que ficaram hoje o dia inteiro e ontem o dia quase inteiro sem julgar ninguém.
- Sim. Foi. - confirmou ele - Como não tinha tanta gente, todos concordaram por interrompermos momentaneamente os julgamentos. Foram resolver outras coisas e, bem.... relaxar.
- O que você ficou fazendo nesse tempo que não teve julgamentos? - perguntou ela - As múmias estão do jeito que estavam quando saí praticamente e não faz tanto tempo que você checou cada um dos sacerdotes e embalsamadores. Eu te conheço bem... não minta porque eu já tenho ideia de qual é a resposta.
- Eu... conheci a Hatshepsut... - respondeu ele.
- Ao menos para isso eu lhe dou os parabéns mas... Não tem como você ter ficado dois dias inteiro com ela, especialmente considerando que mortais precisam dormir e que hoje foi o sepultamento do pai dela então ela ficou o dia quase inteiro ocupada. Quando perguntei para Lorde Osíris onde você estava ele mal conseguiu responder. Só sabia dizer que você talvez tenha ido ver o sepultamento do Tutmosis. - falou Anput encarando ele de um jeito tão séria que ele desviou o olhar - Você ficou um bom tempo sozinho, não ficou?
Ele nada respondeu e, isso, para ela, foi uma resposta o suficiente. Assim, Anput soltou um suspiro e ergueu a mão tocando gentilmente na bochecha dele e forçando, com gentileza, que ele olhasse para ela.
- Eu sabia... - disse Anput - Já tinha notado como você estava, cada vez mais, a cada século que passava, se afastando dos demais.
- Não é bem assim. - defendeu-se ele - Não estou me afastando dos demais.
- Acha que não noto quando você prefere escapar para cá ou ficar olhando de longe eu conversando com os outros quando tem alguma festa? - perguntou ela - Como naquela vez que a Ereshkigal veio na festa que demos pro Rá séculos atrás.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Morte Das Areias do Saara
Ficção HistóricaAntes de as pirâmides serem construídas, as areias do Saara, as águas do Nilo e suas margens pertenciam aos deuses. E, dentre esses deuses egípcios que reinavam, protegiam e castigavam os humanos, existia um deus conhecido por sua ligação com a mort...