Cuidado com o falcão

100 9 11
                                    


Salve, diz Horus,

ó vigésimo primeiro pilão do ainda-coração!

Eu fiz o caminho.

Eu te conheço.

Eu conheço o teu nome.


Eu sei o nome da deusa que te guarda.

~ Fragmento do Livro dos Mortos

De um lado, as dunas douradas do deserto se estendiam até o horizonte como se desafiasse todos os dias o sol a tocar-lhe no seu ponto mais extremo à oeste. Do outro, a vila se erguia preguiçosamente conforme um dia se acabava. Ali, no vazio à alguns metros da humilde vila, um grupo de pessoas se reunia ao redor da estrutura quadrangular de pedra que havia sido construída cavando-se profundamente na parte mais plana da areia. Vista de longe, aquele amontoado de pedras poderia até se passar por uma estranha casa simplória, mas o fato de não ter quaisquer janelas tirava essa hipótese da lista. Aquela construção que ia bem mais profundamente na areia do que pareceria, era uma mastaba e, em seu ponto mais profundo, guardava os corpos da família de Ahmen e Shadya.

O grupo de pessoas que se reuniam ao redor da mastaba eram a família e os amigos de Shadya que, com lágrimas escorrendo pelos olhos, respiravam fundo e tentavam se recuperar agora que o funeral dela havia acabado. Suficientemente sóbrio, Ahmen deixava as lágrimas escorrerem pelos seus olhos enquanto olhava para a mastaba erguida alguns anos atrás pelo amigo que estava ao seu lado e pensava não só em seus pais que também estavam ali nas profundezas da mastaba, mas também na esposa que agora os fazia companhia.

Nos braços de User, a pequenina Shadya Sat dormia tranquilamente sem entender o que fazia o irmão soltar lágrimas que escorriam pelo rosto e pingavam-se no lençol que a envolvia. Ao lado de User, com os olhos acumulados de água mas sem ainda deixar as lágrimas escorrerem por seu rosto, estava uma garota de cabelos ondulados e curtos, a namorada de User. Ao lado dela, estava Iset, seu marido e as duas filhas do casal. A mais nova olhava preocupada para Hehet, como se estivesse se perguntando como a prima estaria naquele momento e, pelo olhar choroso e pelos olhos pesados de Hehet, era claro que ela não estava bem.

A filha mais nova de Iset não foi a única que notou o olhar pesado nos olhos de Hehet. ahmen também notou e, por isso, abriu um espacinho em sua própria tristeza para abraçar a filha. Hehet abraçou o pai fortemente até que User se aproximou com Shadya Sat nos braços e a bela família trocou um abraço em grupo sentindo a falta de uma pessoa naquele abraço.

Aquele momento de pesar coletivo também era compartilhado por Anúbis, Anput, Nefertem e Qebui que ficavam alternando sua atenção entre o momento e o sol que andava no céu marcando as horas. Como Anúbis já havia terminado o funeral momentos atrás, não havia muito mais o que eles fazerem ali além de apenas adentrarem naquele mergulho pelos sentimentos de saudade e pesar, contudo, eles infelizmente não tinham tempo para isso. Por isso, quando Ahmen respirou profundamente controlando mais o choro, os quatro lentamente se aproximaram da família em luto.

- Ahmen, desculpe por não poder ficar mais... - disse Anúbis enquanto Nefertem olhava preocupado para a posição do sol notando que já tinham demorado demais - .. mas temos que ir.

- Tudo bem. - disse Ahmen fungando o nariz profundamente - Vocês vieram, e isso já foi mais do que especial.

- Ela certamente iria gostar. - comentou User cabisbaixo.

A Morte Das Areias do SaaraOnde histórias criam vida. Descubra agora