olá! bem vindos ao cap novo! algumas curiosidades pra vcs antes de começar para compartilhar coisas que talvez se percam na licença poética
1 - eu não inventei o Senenmut. o cara de fato existiu e de fato foi um arquiteto que trabalhou pra família real na época da Hat
2 - a foto do capítulo de hoje é um lembrete simpático de q não só de areia se faz um Egito ;D
o0o0o0o0o0o0o0o00o
..... para escalar a janela da torre. Ora, aconteceu muitos dias depois disso ... ele lhes disse: "Saíis; chamarei alguma divindade. Irei para escalar entre vós."
Eles iam escalar, de acordo com seu costume de todos os dias.
O jovem ficou de longe olhando.
A serva da filha do príncipe da Mesopotâmia estava sobre a torre.
~ Fragmento de "Papiro Harris 500"
Um silêncio leve havia se instalado no cômodo onde Hatshepsut e Senenmut estavam enquanto ele folheava os papiros, marcados pela viagem longa ou breve de alguns até o palácio real, com os mais variados pedidos de reformas de templos. O povo construir suas casas era uma coisa, já que eram principalmente feitas de tijolo de barro, mas os templos, pirâmides e tumbas eram um serviço mais complicado. A logística de corte e transporte de enormes pedras não era fácil. Além disso, serviços tão perto do divino também deveriam ser feitos sob o olhar do faraó.
Não só reformas seriam necessárias, e até encorajadas, eventualmente, de milênios em milênios, se tornaria necessário retirar a areia de algumas construções, como a Esfinge, que eram ameaçadas pelo deserto que parecia tentar engolir a mata verde e a lama negra que se estendiam por alguns quilômetros além do Nilo. Os faraós tinham que agradar aos deuses e isso era feito construindo templos cada vez maiores e incríveis ou espalhados por todo o império. Mas, considerando o estrago causado pelas guerras que o próprio pai de Hatshepsut tinha conseguido levar para longe do interior do império, a quantidade de templos precisando de reforma era grande e não tinham como fazer todos ao mesmo tempo.
- Não podemos fazer todos ao mesmo tempo... - disse eventualmente Senenmut - Seria bom escolher alguns para começar e aproveitar que não estamos na época nem de plantio nem de colheita.
- Sei disso. - declarou Hatshepsut.
- Quais seriam do interesse de Vossa Majestade que sejam os primeiros? - perguntou ele - E o mais importante também para que eu possa ver como está e quanto de trabalho será necessário.
- Qual acha que seria mais lógico fazer primeiro? - questionou ela se remexendo desconfortavelmente com a mão sobre a enorme barriga.
O desconforto que tomava conta de Hatshepsut começava a parecer como se estivesse com o desconforto de um dia de menstruação com cólica. Então não era exatamente assim grande novidade. Afinal, quando não estava grávida sentia cólica sempre uma vez por mês. Mas também era um pouco diferente, pois depois de algum tempo sumia sem que ela precisasse fazer nada, um luxo que não acontecia nos dias de menstruação.
- Eu?! - exclamou ele surpreso por um segundo mas, quando ela apenas afirmou com a cabeça o analisando minuciosamente, ele logo voltou os olhos para a papelada em sua mão - Algum templo em Tebas ou perto daqui seria mais fácil de lidar já que já estamos trazendo os materiais da pedreira para ampliar o Templo de Karnak. Ou, se preferir escolher algo longe de Tebas para que todas as partes do império se sintam lembradas... os templos de Zawty estão bem cercados de pedreiras de calcário. O transporte de materiais não seria muito custoso e não é tão longe de Tebas a ponto de eu levar muito tempo para ver qual o estado e planejar a reforma.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Morte Das Areias do Saara
Ficción históricaAntes de as pirâmides serem construídas, as areias do Saara, as águas do Nilo e suas margens pertenciam aos deuses. E, dentre esses deuses egípcios que reinavam, protegiam e castigavam os humanos, existia um deus conhecido por sua ligação com a mort...