O que (eles) comandam aos vivos é o que a grande barca atua no céu... sobre (por) ele. Viva, viva, acima de tudo de sua escuridão! Viva, o senhor Osíris, o governante dos ocidentais, e viva acima de tudo, a respiração de Rá pertence ao seu nariz. Sua vida passa a existir.
~ Fragmento de "O livro do Amduat"
Olhando de longe, parecia apenas mais um dia tranquilo no palácio. No jardim do palácio, Nefertari senta-se calmamente num banco embaixo de uma sombra com uma enorme barriga de gravidez e o filho Pareherwenemef sentado ao seu lado com o dedo na boca enquanto um gato alaranjado se enrolava nos pés de Nefertari. Pelo jardim todo, corriam para todo lado os quatro filhos mais velhos de Ramsés II com Nefertari e Isetnofret e alguns gatos da família.
Os pequenos rapazes Amunherkhepeshef, Ramsés e as pequenas Bintanath e Baketmut corriam brincando sem se importarem com o fato de que Amunherkhepeshef e Baketmut tinham a Grande Esposa Real como mãe. Ao lado de Nefertari, o poderoso leão, Antam-nekt, que havia crescido nos anos que se passaram, parecia querer dormir apesar dos risos altos e da pequena Nefertari que, com o mesmo nome da mãe, era a até então a filha caçula do príncipe e, com passos trôpegos e acompanhada por um gato acinzentado, se aproximava do leão.
- Não... - disse Ramsés II repentinamente pegando a pequena Nefertari nos braços, impedindo-a de brincar com o leão - Sabe que não pode brincar com o Antam-nekt.
- Atin... - resmungou Nefertari filha apontando para o leão.
- Não é gatinho. - corrigiu Ramsés II - É um leão. Não é para brincar.
Nefertari filha claramente não gostou disso e logo fez um bico enquanto as lágrimas começavam a se acumular nos olhos dela. Com dó, Ramsés II logo abraçou mais a filha, que prontamente se enroscou no pescoço dele choramingando silenciosamente.
- Desculpe... mas não pode... - disse Ramsés II acariciando as costas da menina.
- Ela gosta muito dos animais... - disse Nefertari - Já perdi a conta de quantas vezes já a tirei de perto de Antam-nekt... O que não é muito fácil com a barriga desse tamanho.
- Vou tentar ficar mais de olho nele. - prometeu Ramsés II.
- E nas crianças... - pediu Nefertari.
- E nas crianças. - disse Ramsés II dando uma leve risada - Mas com o 7º e o 8º vindo aí, estamos em grande desvantagem.
Apesar da preocupação de Ramsés II, o leão já parecia bem à vontade em sua nova família, mesmo que os únicos que chegassem perto dele, além do próprio Ramsés II, fossem os vários gatos da família que perambulavam pelo palácio livremente e os filhos ... antes de levar bronca para não chegarem perto do leão. Nesse ponto, Bintanath e Ramsés filho correram em direção ao Ramsés II, largando a brincadeira para trás e indo até o pai com olhares preocupados.
- Papai... - disse Bintanath - Acha que nosso irmãozinho já nasceu?
- A mamãe tá a um tempão lá... - resmungou Ramsés filho.
- Também estou curioso... - admitiu Ramsés II - Querem ir lá comigo ver? Mas não podem entrar no quarto, só até o corredor. Entenderam?
- Sim! - exclamaram Bintanath e Ramsés filho ao mesmo tempo, pulando de alegria.
- Vou lá ver como está Isetnofret no parto... - disse Ramsés II olhando para Nefertari enquanto tentava tirar a filha do colo, mas ela lhe agarrou o pescoço, não querendo sair de lá.
- Naaaum... - resmungou Nefertari filha.
- Espero que esteja tudo bem... - disse Nefertari.
- Acho que vou levar ela também... - disse Ramsés II claramente vendo que Nefertari filha queria ir com ele.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Morte Das Areias do Saara
Ficção HistóricaAntes de as pirâmides serem construídas, as areias do Saara, as águas do Nilo e suas margens pertenciam aos deuses. E, dentre esses deuses egípcios que reinavam, protegiam e castigavam os humanos, existia um deus conhecido por sua ligação com a mort...