KIRAZ
Está sendo muito difícil ficar distante de Yalin, depois de todo o tempo morando juntos em Galápagos e em Nova York. Nos falamos diariamente por chamada de vídeo, mas não é a mesma coisa, que tê-lo presencialmente. Como ele diz nem metaverso resolveria. Eu me divirto com ele, pois eu o acho tão intenso.
Tudo isso tem me preocupado muito, porque está difícil conciliarmos nossas agendas, para vivermos juntos. Alguém terá de abrir mão de algo e é provável, que essa pessoa seja eu, porque ele tem a vida profissional mais consolidada. Fico apreensiva só de pensar em como faremos isso.
Existem outras questões que me incomodam, pois tenho recebido propostas de trabalho, incluindo uma para fazer o pós doutorado, que talvez envolva coletar os dados da pesquisa em outro país. Tenho também uma promessa de vaga para lecionar na Universidade, aqui em Istambul e uma perspectiva, como professora convidada em Cambridge. Se eu não estivesse com Yalin, faria o pós doc e aceitaria a vaga em Cambridge... Mas, com ele teremos de avaliar juntos, pois implicaria na definição do nosso endereço residencial.
Nos últimos dias, eu estava bastante apreensiva, por ter sido convidada para ministrar algumas aulas em Cambridge entre abril e maio, bem quando ele estiver chegando em Istambul, e eu não sabia qual seria a reação dele. No entanto, para minha surpresa, quando eu contei, ele me apoiou e até festejou, dizendo que iria comigo, ou me encontraria lá. Nessas horas eu percebo o quanto precisamos nos conhecer melhor, que tudo tem sido tão rápido e, apesar de muito intenso, de toda entrega e de tudo o que compartilhamos, ainda não sabemos muitas coisas um sobre o outro.
Sinto muito a falta da minha amiga e conselheira Zeynep, ela foi fazer o curso em Milão, no segundo semestre do ano passado, depois ganhou bolsa para um outro curso de extensão, pois venceu em uma das categorias, conquistando um prêmio na exposição de decoração, onde obteve o do primeiro curso. Ela também foi convidada a trabalhar em uma empresa de design de lá e, acabou aceitando, já que o empregador dela daqui, deixou claro que não manteria sua vaga.
Deniz ficou muito chateado, mas não quis interferir na carreira dela. No primeiro curso, ele esteve com ela por um tempo, pois aproveitou para fazer uma atualização. Nas festas de final de ano, eles retornaram para casa e passaram com a família. Porém, nesse segundo curso, ele não foi com ela, pois não poderia ficar tanto tempo longe da construtora e, muito menos de sua empresa de design. Ele a convidou para trabalhar com ele, mas ela achou melhor não misturar as coisas, pois caso eles não dessem certo, ela estaria vinculada a ele e tudo ficaria mais difícil... Eles não terminaram, mas a relação esfriou bastante e eu entendo em parte o raciocínio dela, mas não compreendo essa resistência de aprofundar algo tão especial, que eu sei que existe entre eles.
Diante disso tudo, tenho muito medo dessa distância entre eu e Yalin, dessa avalanche de propostas, que eu venho recebendo, parecendo um teste, para eu avaliar minhas escolhas e caminhos.
Estar com Yalin é o meu maior objetivo, só não consigo delimitar como e onde. Parece que quando estamos juntos, as coisas fluem e são mais óbvias. Mas, quando ficamos longe um do outro, a vida vai introduzindo novos caminhos e possibilidades, que podem nos conduzir a um afastamento maior, se não nos cuidarmos.
Estava perdida em meus pensamentos, quando vejo uma ligação de Zeynep.#Ligação on#
K: Oi amiga, como você está? - Pergunto feliz, por vê-la.
Z: Eu estou ótima. - Não senti muita firmeza nessa resposta.
K: Tem certeza? - Ela assentiu. - E como está o curso? Produtivo? Muitas novidades?
Z: Sim, os cursos por aqui são ótimos e o meu trabalho também. Estou aprendendo muito. Uma experiência incrível...
K: Que bom! Mas... - Ela baixou os olhos. - Fala logo, o que está pegando?
Z: Saudades do meu moreno. Ele está tão frio comigo. Eu não consigo ficar em paz, sabe?!
K: Você sabe o que quer da sua vida? - Ela suspirou.
Z: Por que você está perguntando isso? - Eu respirei fundo.
K: Porque, diferente de Yalin, Deniz não poderia ter uma vida itinerante, morando um pouco em cada lugar... A Empresa dele é aqui, ele tem um papel importante na construtura e, por mais que os pais dele sejam os donos e trabalhem lá, ele não poderia se afastar por muito tempo. Ele procurou fazer um curso aí, durante o seu primeiro, para ficar com você... Achei muito fofo da parte dele! Mostrou o quanto ele não queria ficar longe, por muito tempo. Então, diante da sua decisão em permanecer por aí, ele teve de se resignar e deixar essa escolha para você.
Z: É muito difícil! Você sabe, que eu sempre quis ter essa experiência de viver em outro país, e as coisas aconteceram de forma espontânea, sem eu procurar. - Justificou.
K: Sim, eu sei! Mas, ele não a conhece como eu! E eu acho que o que o está afastando, não é você estar fazendo o segundo curso e sim, o fato de você ter aceitado o emprego aí, recusando trabalhar com ele.
Z: Mas Kiraz, seria muito complicado eu me manter aqui, sem estar trabalhando.
K: Eu sei, mas ele sabe disso? Pelo o que eu me lembro, você não aceitou trabalhar na empresa dele, afirmando não ter certeza sobre o relacionamento de vocês.
Z: Aí Kiraz. Você...- Eu a interrompi.
K: Eu só estou te dando a minha percepção. - Ela respirou fundo. - Se você o ama, deveria deixar as coisas mais claras para ele. Ele merece, pois sempre agiu de forma transparente com você. Sempre deixou claro que te queria, desde o primeiro dia.
Z: Você tem razão... Mas, e se ele mudou, ou repensou tudo isso? Se não me quiser mais?
K: Eu combinei de ir almoçar com ele amanhã, pois terei de rever alguns coisas do projeto da construtora. Eu vou ver o que ele me diz.
Z: Ótimo, amiga! Mas, e você? Como está?
K: Eu tenho recebido várias propostas de trabalho aqui e em outros lugares... estou apreensiva, mas tenho que decidir com Yalin. Eu tenho pensado muito, sobre o quanto as coisas aconteceram rapidamente, sem nós tivéssemos a oportunidade de conhecer melhor o outro. Quando se está perto, você sente, olha nos olhos, observa as reações, mas assim distante, é muito mais difícil!
Z: Vai dar tudo certo! Eu te entendo, porque conosco não está sendo muito diferente. Mas, eu tenho certeza, que meu cunhado te ama... - Falou rindo! Eu vou precisar desligar. Nos falamos depois... Estão me chamando.
K: Está bem!
#Ligação off#
VOCÊ ESTÁ LENDO
Caminhos Cruzados
RomanceSerá que após uma grande decepção, atrelada à imposições sociais, o amor pode prevalecer? Quais os desígnios para cada um? A vida pode nos mostrar novos caminhos, com outras encruzilhadas? Nós devemos correr atrás? Ou será que nossos caminhos já est...