Naquela tarde, quando Paulo chegou com Mayara da escola, o menino ficou animado ao encontrar Marcelo lá e mais ainda ao ver que ele tinha feito o almoço para os três.
— E como foi na escola hoje, rapaz? — Marcelo perguntou enquanto servia o almoço para eles e ao ouvir o menino contar que o valentão apareceu com um braço engessado, ele trocou um olhar com Mayara, que respondeu com um gesto de cabeça que parecia dizer "Pois é".
— Você foi no hospital? — o menino perguntou enquanto levava uma garfada de comida à boca e olhava para a mão enfaixada de Marcelo com atenção e certo choque.
— Ah eu fui e deu tudo certo. Eles deram uns pontos, mas eu tenho de ficar em casa essa semana pra cicatrizar. — o rapaz viu o rosto de Paulo se iluminar de alivio e sorriu em resposta, fazendo um agrado rápido nos cabelos do garoto e em seguida olhando para a amiga, informou que se ela quisesse tirar aquela semana de folga, não tinha problema.
A moça sorriu e pensou que apesar de ter alguns dias livre seria ótimo, iria perder o salário da semana de tomar conta de Paulo, e esse dinheiro, apesar de não ser muito, estava fazendo a diferença em casa.
— Obrigada pela sugestão, Marcelo, mas... Como eu posso dizer isso sem soar mal agradecida...? — ela olhou para o prato de macarrão a sua frente, a fumaça cheirosa que subia da massa e suspirou, pensando que talvez acabasse estragando aquela amizade caso dissesse algo errado.
— O pagamento iria fazer falta, né? Eu que peço desculpas por ter sugerido algo assim, é que como eu vou ter de ficar em casa a semana inteira, só pensei que... Bom... Então... — ele se sentiu meio desconfortável, pois a coisa toda da moça tomar conta do garoto foi um acordo mutuo para ajudar tanto ele e Diego, quando ela mesma.
— Eu posso arrumar umas atividades pra fazer com o Paulo fora de casa esta semana, se você quiser... Ou a gente pode reduzir o valor desta semana e eu só vou buscar ele na escola. — ela sentiu sua mão ser segura pela do amigo e viu Marcelo sorrir de forma calmante e então dizer.
— May, tudo fica como a gente tinha combinado no começo do ano. Se eu não tivesse sido tão descuidado ontem, estaria lá no consultório há essa hora. Me desculpa ter sugerido algo assim... — Paulo que estava acompanhando a conversa, sentiu que o clima estava ficando ruim e pensou em algo para tentar deixar os dois felizes e então se levantou e correu buscar sua mochila.
Enquanto o menino foi até o quarto, Marcelo e Mayara trocaram um olhar envergonhado, mas ao mesmo tempo solidário. Quando o garoto voltou, ouviu Marcelo perguntar à moça sobre a namorada, Letícia. O clima estava mais leve.
— O que você foi buscar no quarto? — Marcelo perguntou e viu o garoto pegar uma folha de dentro do caderno e entregá-la com orgulho. Era uma prova de matemática que ele tinha feito na semana anterior. Exibia um grande "B+" em vermelho na caligrafia delicada da professora.
— Mas olha só! Um B+! Parabéns rapaz! — fez um agrado no cabelo do menino enquanto devolvia a prova e olhava para Mayara que sorria orgulhosa e falava que Paulo lhe disse que tinha uma surpresa, mas só ia contar quando chegassem em casa.
Sentiu-se cheio de orgulho com os elogios que recebeu dos dois adultos e após pegar o papel de volta, foi até o quarto guardá-lo novamente. Pretendia mostrar para Diego quando ele chegasse de tarde.
***
Pela primeira vez desde que começou a trabalhar na loja de sabonetes, Joaquim se viu na presença de uma das donas, Dolores, que passou lá para fazer um inventário do estoque. A mulher lembrava muito Mayara, no jeito simpático de falar, apesar de que na aparência, a moça ser mais parecida com a outra mãe, Joana.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Lar é onde o coração está
RandomA vida de Diego mudou completamente quando ele recebeu uma ligação num Domingo de manhã, informando que sua mãe, com quem ele não falava há anos, faleceu e deixou a guarda de seu meio irmão caçula para ele. Com as únicas opções de aceitar o menino o...