Lógica

1.1K 149 12
                                    

Luna: Por que você tem tanta certeza de que os Nargles não existem?

Tom: Porque, se eles existissem, alguém já teria os visto.

Luna: Mas já os viram.

Tom: Você e seu pai não contam.

Luna: Não foi só a gente que viu.

Tom: Os lunáticos associados com você e seu pai também não contam.

Luna: Isso foi grosseiro.

Tom: Não, não foi. Isso foi lógica. Se eles fossem reais, alguém já teria os visto. Se já tivessem sido vistos, já teriam falado para outras pessoas e mostrado provas, assim todas as pessoas saberiam que eles são reais. Então, já que ninguém além de você, seu pai e os associados os viram, não tem como dizer que eles são reais.

Luna: Posso dizer o mesmo dos dragões.

Tom: O que? Não seja ridícula. Os dragões obviamente são reais. Muitas pessoas já viram vários tipos diferentes de dragões.

Luna: Há aproximadamente 6 milhões de trouxas nesse planeta que discordariam de você.

Tom: Trouxas? O que os trouxas têm a ver com isso?

Luna: Simples. Se você perguntar a um trouxa se dragões existem, eles vão dizer que não. Se perguntamos a eles "como vocês podem afirmar que eles não existem", eles vão dizer que ninguém nunca viu um dragão e, se tivessem visto, mostrariam provas e assim todos saberiam sobre os dragões. Mas, já que ninguém pode proporcionar provas da existência de dragões, eles não existem. Poderíamos perguntar "vocês têm certeza" e eles responderiam. Com milhões de pessoas vivendo nesse planeta, tenho certeza de que uma criatura tão excepcional como um dragão não passaria despercebida.

Tom: Sim, mas...

Luna: E fora isso, você e eu sabemos que os dragões existem. Muitas raças diferentes por todo o mundo, alguns inclusive morando na natureza próximo dos trouxas. Se um de nós aparecer na frente de um trouxa e contar tudo sobre a existência dos dragões, eles ainda não iriam acreditar, mesmo que a gente tenha razão.

Tom: Sim, porque os bruxos usam magia para esconder os dragões.

Luna: Exatamente. Se os bruxos conseguem ocultar os dragões, além de milhares de outras criaturas mágicas, de aproximadamente 6 milhões de trouxas por tantos anos, você não acha possível que ainda existam criaturas mágicas desconhecidas, ocultadas pela magia?

Tom: Eu, bem...

Luna: Você não acha isso possível, Tom?

Tom: Eu acho que pode ser possível, sim.

Luna: Então você pode afirmar que os Nargles existem.

Tom: Hum, posso até afirmar, mas não com 100% de certeza.

Luna: Obrigada.

Tom: Mesmo que eu ainda não acredite que eles existam.

Luna: Assim como 6 milhões de trouxas não acreditam nos dragões.

Luna Lovegood e o Diário do Lorde das TrevasOnde histórias criam vida. Descubra agora