A historia de Snape

380 55 6
                                    

Luna: Tom, falei com o professor Snape.

Tom: Ótimo, como foi?

Luna: Bem, decidi ser sutil para evitar que ele suspeitasse. Então, inicialmente fiz algumas perguntas simples, como se fosse apenas uma estudante curiosa.

Tom: Ok, então o que você perguntou?

Luna: Perguntei se era verdade que ele já foi um Comensal da Morte.

Tom: Você já sabe disso.

Luna: Sim, mas ele não sabe que eu sei, nem todos os alunos sabem coisas assim.

Tom: Bem, o que ele disse?

Luna: Ele pareceu triste por eu estar perguntando, mas admitiu que já foi um Comensal da Morte.

Tom: Pelo menos ele é honesto.

Luna: Sim, então perguntei a ele como ele acabou trabalhando para Dumbledore.

Tom: Também estou curioso para saber.

Luna: Ele disse que durante a guerra ele perdeu a fé na causa à medida que eles se tornavam mais violentos e que depois, quando todos estavam sendo levados a julgamento, Dumbledore atestou por ele, que ele foi reformado.

Tom: Resposta interessante, não é necessariamente um mau sinal para nós.

Luna: Eu também perguntei a ele por que ele se juntou a Voldemort.

Tom: E?

Luna: Ele não quis responder, disse que precisava de tempo para pensar sobre isso.

Tom: Mas ele está disposto a responder em algum momento?

Luna: Sim, acredito que sim.

Tom: Você nunca deixa de me surpreender, Luna.

Luna: Como assim?

Tom: A maneira como você inspira confiança nas pessoas.

Luna: Como você?

Tom: Sim, como eu. Você simplesmente tem uma maneira de fazer as pessoas se sentirem confortáveis falando com você.

Luna: É bom saber, eu acho.

Tom: Avise-me quando falar com ele novamente.

...

Luna: O professor Snape me pediu para encontrá-lo esta tarde.

Tom: Para falar sobre suas dúvidas?

Luna: Presumo que sim.

Tom: Como ele parecia quando disse para você se encontrar com ele?

Luna: Triste, acho que ele prefere não falar sobre isso.

Tom: Faz sentido, deixe-me saber o que ele diz.

Luna: Ok.

...

Luna: Tom.

Tom: Luna, como foi?

Luna: Foi triste, eu gostaria de não ter perguntado.

Tom: O que aconteceu?

Luna: Ele me contou por que se juntou aos Comensais da Morte. Ele disse que estava lutando contra o bullying na escola e outros problemas em casa e que havia muita discriminação entre sangue puro e sangue não puro.

Tom: Sempre houve.

Luna: Sim, mas segundo ele era mais forte naquela época.

Tom: Verdade, provavelmente minha culpa, eu estava agitando muito as coisas naquela época.

Luna: Você sabia que ele era mestiço?

Tom: Eu... não me lembro... talvez eu soubesse disso.

Luna: Ele é igual a você, um pai trouxa e uma mãe bruxa.

Tom: Oh, interessante.

Luna: Seu pai não parecia muito legal, acho que é por isso que ele estava bravo com os trouxas.

Tom: Posso simpatizar.

Luna: Acho que ele estava tentando encontrar uma maneira de escapar do abuso, os outros Comensais da Morte foram os únicos que foram gentis com ele, ele disse que só depois de entrar e que percebeu que era apenas para atrair ele para o lado deles.

Tom: Infelizmente essa era uma tática comum, ele acreditava na causa?

Luna: Ele não odiava todos os trouxas, apenas aqueles que o machucaram... e sua mãe.

Tom: Eu sei como é isso.

Luna: Ele também estava com raiva de outros estudantes, aqueles que afirmavam ser gentis, mas eram cruéis com ele.

Tom: Faz sentido, a luz gosta de pensar que todos são perfeitos, mas alguns podem ser verdadeiros idiotas.

Luna: O Sr. Black era um deles, ele não era muito legal, ao que parece.

Tom: Bem, ele é um Black, eles geralmente não eram conhecidos por serem legais.

Luna: Aparentemente, quando eram crianças, o Sr. Black enganou o professor Snape para que ele entrasse na Casa dos Gritos quando o professor Lupin estivesse transformado.

Tom: Ele o mandou para uma casa com um lobisomem? Conscientemente?

Luna: Sim.

Tom: O que Dumbledore fez?

Luna: Ele fez o professor Snape prometer não contar a ninguém sobre o professor Lupin.

Tom: Mas o que ele fez com o Black? Ele não o puniu?

Luna: Acho que ele recebeu algumas detenções.

Tom: Detenções, só isso?!

Luna: Sim.

Tom: Espera, pensei que o Black e o Lupin fossem amigos?

Luna: Eles são.

Tom: Mas ele deliberadamente enviou outro estudante para uma casa com o Lupin enquanto ele estava transformado. E se Snape tivesse morrido? Lupin teria sido executado!

Luna: Isso é horrível, não foi culpa dele.

Tom: Não, mas essa era a lei naquela época, os lobisomens eram vistos como monstros com poucos direitos.

Luna: Pobre professor Lupin.

Tom: Então, em resumo, quando Sirius Black era adolescente, ele tentou assassinar outro estudante usando seu próprio amigo como arma do crime e Dumbledore simplesmente o deixou escapar impune?

Luna: Parece tão...

Tom: E em vez de obter justiça, Snape foi forçado a manter tudo em segredo enquanto observava o Black ser exibido como um símbolo de luz?

Luna: Sim.

Tom: Posso ver por que ele se juntou ao meu lado.

Luna: Honestamente, Tom, eu também posso.

Tom: Como Dumbledore consegue escapar impune?

Luna: Não sei, ele não parece fazer escolhas muito boas, não é?

Tom: Não, ele não faz.

Luna: Sinto muito pelo professor Snape. Ele sofreu situações tão ruins em sua vida.

Tom: Parece que sim, e as pessoas se perguntam por que as vítimas desse tipo de tratamento ficam tão irritadas com o mundo, é tão fácil julgar quando sua vida não passa de arco-íris e gatinhos.

Luna: Espero não estar julgando ninguém assim, tive sorte de ter uma vida tão boa.

Tom: Ele provavelmente se sentiu melhor por isso. É bom conversar, mesmo que seja difícil.

Luna: Você acha?

Tom: Sim, você começou bem, Luna.

Luna: Eu fiz?

Tom: Sim, pelo que parece, Snape ainda pode estar disposto a nos ajudar.

Luna: Isso é bom, vou esperar uma semana ou mais antes de falar com ele novamente.

Tom: Boa ideia.

Luna Lovegood e o Diário do Lorde das TrevasOnde histórias criam vida. Descubra agora