Por RainbowLost
A entrevistada de hoje é a @RoZaneMartha , confiram suas obras! Garanto que não vão se arrepender!
1)Fale um pouco sobre você (nome, idade, coisas que gosta...)
Gostaria primeiramente de agradecer a excelente oportunidade em participar desse valoroso espaço de discussão, intercâmbio e divulgação;)
Em poucas palavras diria que sou uma pessoa discreta e introspectiva, mas de alma inquieta, que busca o aperfeiçoamento constante e o equilíbrio.
As injustiças e o desrespeito à dignidade humana (e animal) me afligem profundamente.
Formei-me em Arquitetura e como amo estudar, fiz pós-graduação em desenho urbano, mestrado em artes e doutorado em planejamento regional e territorial. Paralelamete cursei, entre outros, sociologia e filosofia.
Adoro os ambientes silenciosos e além de escrever, gosto de pintar e viajar, pois diferentes culturas, novas paisagens e línguas me fascinam. Adoro longas conversas e "confabulações" filosóficas.
2) O que te inspira para escrever?
Especialmente as pessoas e seus dramas e conflitos; suas relações inter-pessoais, com o mundo, natureza e universo; as reações e atitudes diferenciadas frente a acontecimentos inesperados e; situações de limites e tolerância que o viver constantemente impõe. Enfim, a própria vida e sua complexidade.
3) Quando descobriu que gostava de escrever?
Penso que sempre gostei de escrever, as primeiras lembranças as encontro na infância e na primeira fase juvenil.
Recordo que criava histórias para contar aos meus irmãos menores, e as anotava para que não se perdessem da memória.
4) Quando você escreve um conto/livro qual seu objetivo?
Creio que o objetivo primordial é o de trabalhar determinadas impressões e vivências, que de uma forma ou outra, me impactaram ou impressionaram. Talvez uma forma quase inconsciente de terapêutica. Depois viriam os outros, que seriam secundários ou consequentes do objetivo primeiro, claro, são suposições apenas...
5) Qual das suas obras do Wattpad lhe dá mais prazer em escrever? Por quê?
Gostei de várias, algumas mais, outras menos... em especial gostei bastante de "Quando meus olhos choram", justo pelas possibilidades de layout que o Wattpad oferece. Pois assim pude trazer o pintor Rogier van der Weyden, que sempre me fascinou, e reuní-lo com o Fado "Chuva" e o poeta Oliverio Girondo. Unindo assim, pintura, música e literatura. Foi experimental e prazeroso e contou com a significativa e bela capa da @ariadne_franca ♥
6) Qual o significado dos livros em sua vida?
Creio ter um significado inestimável e não saberia imaginar a vida, o cotidiano, o futuro sem sua presença...
Gostaria de acrescentar que muito se fala sobre a baixa leitura no Brasil, mas pouco se percebe que um componente co-responsável é o espaço habitacional. Isto é; as moradias compõe-se, em geral, de espaços segregadores e raramente há uma estante de livros na cozinha, nem mesmo na sala... existe um padrão que determina, por exemplo, que a sala é composta de sofá e TV... é um tema fascinante e muito mais complexo que se possa imaginar; gostaria de sugerir talvez como temática de possível discussão aqui no @VamosConversar? ♥♥
7) Um sonho.
Ver a Injustiça e Empatia caminharem juntas;)
8) Um pesadelo.
Que a apropriação, indevida, da Infância e Juventude aumente. Sua proporção já atingiu hoje limites dificilmente toleráveis;(
9) Como conheceu o Wattpad? Quando resolveu postar o que escrevia?
Lendo a respeito de um jovem escritor espanhol. E em seguida, busquei conhecer a plataforma e publicar de forma experimental. Isso foi em junho de 2016.
10) Um livro.
Baudolino do Umberto Eco.
11) Um autor nacional.
Machado de Assis.
12) Um autor estrangeiro.
Italo Calvino.
13) Em sua opinião, qual o papel da literatura na sociedade?
O papel da literatura na sociedade é imensurável e de grande poder, pois possui, assim como a arte, um caráter universal!
Em poucas palavras diria, que justo a universalidade assenta-se em 3 pilares básicos: criação; divulgação (quer seje ela de conhecimento ou sentimentos); e emancipação. E aí concentra-se todo seu mistério e daí emana toda a sua força.
14) Deixe um recado para seus leitores.
Gostaria de agradecer profundamente pelo tempo dispensado, pelas leituras e comentários e especialmente pelo carinho e apoio que tenho recebido de todos! Imensamente grata♥♥♥
15) Indique um livro imperdível (do Wattpad).
"Uma Encomenda para um Novo Mundo" do @Deco_Sampaio (em prosa) e "Versos & Inversos" do @_Izaac (em verso).
Agradeço a toda Equipe do Projeto @VamosConversar , a gentil entrevistadora @RainbowLost e ao @Deco_Sampaio pela indicação;)
Aproveito para indicá-lo a ser ele entrevistado, pois muitíssimo tem a contar. Sinceramente, muito obrigada!♥
Nós é que agradecemos e nos sentimos honrados em ter você por aqui @RoZaneMartha!
Obrigada ao @Deco_Sampaio que nos indicou essa escritora maravilhosa!
Gostaram da entrevista?
Já conheciam o trabalho da escritora?
Tem algum escritor para indicar?
Vamos conversar?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Projeto "Vamos Conversar" (1ª Temporada)
Não FicçãoQuais questões te incomodam? Quais ideias podem ser aplaudidas? Por que? Como? Onde? Com quais propósitos? Quem é você? Quem somos nós? Para onde vamos? O que está acontecendo? Somos bilhões de vidas envoltas em perguntas; bilhões de mentes question...