Entrevista @Deco_Sampaio

82 19 47
                                    

Por RainbowLost

O nosso papo hoje é com o @Deco_Sampaio. Leiam suas obras!

1)    Fale um pouco sobre você (nome, idade, coisas que gosta...).
Sou engenheiro florestal, professor, músico e escritor. Algo que me caracteriza é que sou uma pessoa voltada à conservação ambiental, me dedico com afinco por essa causa, tanto profissionalmente como artisticamente. Adoro arte de forma geral literatura, música e cinema principalmente.
 


2) Quando percebeu que tinha talento para a escrita? Quando resolveu postar o que escrevia?
Não sei mensurar meu talento, tenho problemas para me compreender, em especial meus talentos artísticos.
Desde criança que escrevo. Escrevia novelas e lia os capítulos para as pessoas de minha casa. Escrevia quadrinhos com meus desenhos toscos, histórias absurdas. Escrevi um romance com 12 anos de idade, algo bem cru e tolo, chamava-se Filhos do Sol, na trama um extraterrestre vindo do sol se apaixonava por uma humana e tinham um filho. Esses dias achei um desses escritos antigos e li junto com minha filha, gargalhamos muito das loucuras e erros de português que havia.
Ano passado postei meu livro "Uma Encomenda para um Novo Mundo", uma ficção científica que vinha escrevendo há anos. Deu muito certo, pois acabou sendo um dos vencedores do Wattys 2016. O livro virou destaque no wattpad e tenho tido um retorno maravilhoso dos leitores.

 

3) O que a escrita significa para você?
Diversão e um tipo de terapia.

 

4) De onde vem as ideias para escrever seus livros/contos?
Em livros, filmes, séries, nas pessoas que eu convívio, nos conceitos e teses científicas, na exuberância da natureza. Grande parte dos meus escritos têm trechos autobiográficos, claro que com algumas especulações.

 

5) Dos seus livros postados aqui na plataforma, qual te deu mais prazer ao escrever? Por quê?
"Uma Encomenda para um Novo Mundo" me trouxe anos de diversão, anos de escrita, por isso tenho certo apego, apesar de sempre querer reescrevê-lo, porque os erros nunca acabam.   No momento estou escrevendo um suspense que está me divertindo muito, chama-se "O Outro no Espelho". O enredo trata de um crime em um aeroporto, uma investigadora transexual com talentos bem diferentes e um trompetista que não se reconhece mais, enxerga outro no espelho.

 

6) Qual seu gênero de leitura preferido?
Sou extremamente eclético, leio de tudo e costumo gostar de muita coisa. Creio que o que mais li até hoje foram livros de divulgação científica, principalmente sobre filosofia, religião, astronomia, ecologia e física. Autores como Carl Sagan, Jared Diamond, Stephen Hawking, Leonard Mlodinov, Mario Sergio Cortella, Clovis de Barros Filho, Darwin, Freud, entre outros. Ficção científica, aventura, romance, terror, policial, suspense, comédia, tudo é um deleite para mim. Tudo depende do momento, do meu estado de espírito.
Comecei a me apaixonar por literatura através dos gibis da Turma da Mônica, depois pelas tramas de Agatha Christie, depois por biografias e histórias reais, já li auto ajuda e fiquei deslumbrado com muita coisa enganosa. Depois de conquistado venho lendo de tudo um pouco, desde clássicos até contemporâneos. Acabei de ler junto com minha filha "Extraordinário" da R. J. Palacio, foi uma leitura muito agradável e de impacto emocional em vários trechos. Atualmente ando gastando boas horas com as obras de Haruki Murakami, Charles Bukowski, Neil Gaiman, Raphael Montes, Leonel Caldela, Milton Hatoum, Leandro Karnal, Ted Chiang, H. G. Wells, Philip K. Dick.

 

7) Qual gênero literário você gosta mais de escrever?
Acho que tenho uma queda por ficção científica, apesar de não me apegar muito a gêneros. Penso mais em como elaborar histórias que tragam boas reflexões.

 

8) Qual seu maior objetivo quando escreve?
Escrevo quase sempre no intuito de gerar reflexão, não gosto de impor minhas convicções. Tento sempre fazer o leitor caminhar comigo em uma linha de raciocínio lógico que levará inevitavelmente a inúmeras questões, várias de cunho polêmico.
 

9) Um livro.
O Mundo Assombrado pelos Demônios (Carl Sagan). É sensacional, quebra paradigmas, mostra verdades, diverte, faz pensar, além de ser extremamente instrutivo.
 


10) Um autor nacional.
Marcos Peres (Um grande amigo vencedor do prêmio SESC e do Prêmio São Paulo. Recomendo os dois livros publicados dele, são excelentes pra quem gosta de investigação, reflexões e bons personagens: O Evangelho Segundo Hitler e Que Fim Levou Juliana Klein?)

 

11) Um autor internacional.
Haruki Murakami. Gosto muito da forma como ele escreve e como constrói seus enredos. Indico fortemente a leitura da trilogia 1Q84.

 

12) Já sofreu um bloqueio criativo? O que fez para sair dele?
Não, ainda não. Acho que isso pelo fato de que não escrevo por profissão, ou seja, não sofro pressão para escrever literatura. Tenho tantas ideias na gaveta que é difícil gastar todas.

 

13) Em sua opinião, qual o papel da literatura na sociedade?
Trazer mais empatia, mais vivências e mais conhecimento aos leitores. Ela nos tira um pouco da realidade, traz um alívio maravilhoso e acredito que alimenta a esperança nas pessoas.

 

14) Deixe um recado para seus leitores.
Estarei me esforçando para conquistar vocês cada vez mais. Espero que curtam minhas histórias, que envolvam-se com meus personagens e que sejam levados a reflexão. Muito obrigado por todo incentivo que vocês têm me dado.

 

15) Indique um livro imperdível (do wattpad).
Sarah e o Triciclo de @RoZaneMartha (Um conto maravilhoso, bem lapidado e emocionante.)
Vou indicar mais livros:
Gostei muito de Primeira Página – Conflito na Baiana de @JoseMauricioCosta, é uma história muito crível, cheia de adrenalina; sou fã das poesias incríveis de @MarcusPolidori, principalmente do livro Aquarela do Poeta; a esposa dele @DaiahOliveira também tem poemas esplêndidos; À Procura das palavras da @Ellane_Moreira tem poesias muito saborosas; adorei Unicelular do @TarsisMagellan, uma ficção científica muito criativa; o livro Cafezinhos – Contos Pingados do @JosePedro13 é um entretenimento de qualidade; os contos do livro Retratos Não falados organizado por @RicBrandes são muito bem escritos e o livro Casa das Manhãs Desperdiçadas de @RodrigoP36 considero cult e de uma escrita excelente; um conto chamado Uma Conversa com Miss Simone do @Henggo, é muito bacana; o livro Guia do Escritor Iniciante do @BrCrispim indico fortemente para quem gosta de escrever. Estou lendo Vale do Fim do @RicardoReis711, e indico também. Esses são os livros completos na plataforma que recomendo sem receio.
Existem vários livros ainda incompletos muito bacanas que estou acompanhando como dos autores: @Gold_Mack , @MSenaGOmes , @SarahRRNunes , @carlosfleurybr , @Daniel_Intensamente e @triadrios.
Grande abraço e muito obrigado pelas perguntas.


Obrigada pela entrevista @Deco_Sampaio, foi uma honra conversar com você! 
Obrigada a @RoZaneMartha pela indicação!


Gostaram da entrevista?

Já conheciam o entrevistado?  

Tem alguma indicação?

Vamos conversar?




Projeto "Vamos Conversar" (1ª Temporada)Onde histórias criam vida. Descubra agora