Entrevista @JaKsonNako

96 11 42
                                    

Por RainbowLost 

O entrevistado de hoje é o @JaksonNako. Confiram suas obras!

1) Fale um pouco sobre você (nome, idade, coisas que gosta...)

Olá, meu nome verdadeiro é Jakson Alves, muitas pessoas me perguntam do porquê do Nako, mas é algo que nem eu sei (risos). Nako foi sempre como me chamaram, desde criança, e quando surgiu redes sociais, eu ainda tentei usar o Jakson Alves, mas ninguém estava me achando, no Orkut, por exemplo, porque estavam procurando por Nako, ai passei a usar o Jakson Nako, mas a principio apenas para ser achado no Orkut, e ficou até hoje. Tenho 28 anos. Eu gosto de São Paulo, da cidade, das coisas que ela oferece, dos lugares. Além de eu estudar literatura, eu comecei a estudar e pesquisar História da Arte, que é algo que eu gosto muito e também gosto de sorvete hahaah.


2) Quando começou a escrever? Quando resolveu postar?

Eu comecei a escrever aos 15 anos, que foi para participar de um concurso de poemas entre escolas públicas, e eu fiquei entre os 5 premiados de vários poemas que foram enviados e várias escolas, tenho até hoje o livrinho com os poemas selecionados e os cinco premiados. Já no Wattpad, eu decidi abrir meu perfil em 2016, quando eu estava conversando pelo Facebook com um colega que já tinha um perfil no aplicativo e ele estava me indicando que eu usasse também. Abri meu perfil no começo de 2016, porém, devo assumir, sempre achei as plataformas online de publicação um pouco sem resultados, não acreditava, e por isso deixei meu perfil no Wattpad parado durante todo o ano, apenas com um capítulo de um livro. Só em fevereiro de 2017 que decidi que realmente ia levar a sério esse negócio de Wattpad, e já publiquei alguns livros aqui. Estou tendo ótimos resultados, e a ideia de literatura online mudou bastante.


3) O que te inspira?

Coisas simples que podem ser narradas de formas "legais", digamos. Eu escrevo ficção realista, mas lendas, fantasias, me inspiram muito, não é a toa que ando misturando muito realidade com fantasia nos meus textos. Fatos do cotidiano também me inspiram muito, exemplo, na rua onde moro, há um pé de abacate, bem alto, e vez ou outra escuto um barulho "poooc", foi um abacate que caiu no chão e se espatifou (risos). Isso me inspirou a escrever um conto que está em desenvolvimento. E já falando um pouco sobre o que me inspirou foi: e se um dia esse abacate cair na cabeça de alguém e matar? Hahaah Pode parecer bobo, mas me inspirou.

4) Qual seu gênero preferido de escrita?

Em um todo eu gosto de realismo fantástico. No Wattpad eu gosto de Ficção Geral e Terror.

5) Ler ou escrever? Por quê?

Escrever! Eu gosto de contar histórias para as pessoas. Gosto de pegar coisas simples, como um abacate caindo, e tentar desenvolver um jeito de contar aquilo. É como vou contar aquela história, esse desafio é meu favorito ao escrever.

6) Qual das suas histórias postadas no wattpad é sua preferida? Por quê?

Ai, difícil, né!? (risos). Mas eu diria que O Bipolar e Contos Inlúcidos. O Bipolar porque nele tem um estilo narrativo que ando experimentando, eu quero desenvolver um tipo de escrita que é minha, que os leitores leiam e falem 'é o Nako que escreveu', e no livro O Bipolar eu estou experimentando e desenvolvendo esse tipo de narrativa. Já Contos Inlúcidos porque são meus contos, neles eu coloco, também, todo tipo de experimentação literária, experimento, ouso, crio, erro, acerto, é um livro onde eu posso fazer o que quiser, e ver o que de bom posso tirar.

7) Que tipo de mensagem você pensa em passar para os leitores quando escreve?

De um mundo com mais esperança. Sei que, quem ler meus textos, a principio, pode achar textos descrentes, negativos, pessimista... mas são, na verdade, uma tentativa de pedir socorro para uma realidade melhor, de fugir de coisas ruins. Podem ser textos irônicos e cômicos às vezes, mas no fundo, eles querem falar "Há esperança", espero que eu esteja passando e passe essa mensagem.

8) Um livro.

Ensaio Sobre a Cegueira – José Saramago.


9) Um autor nacional.

Raduan Nassar.


10) Um autor internacional.

José Saramago.

11) Um sonho.

Ver meus livros enfileirados na minha estante junto com meus escritores favoritos e ter 10 cachorros.

12) Um pesadelo.

Solidão (o que ando muito me envolvendo).

13) Em sua opinião, qual o papel de literatura na sociedade?

A literatura é bem mais que contar história, ela tem poder de mudar sociedades e grupos. Eu como uma pessoa que quer trabalhar apenas com literatura, que estuda literatura, tenho que ter a consciência de que ela pode mudar o mundo, não só pelo fato de fazer pessoas letradas e cultas, não, mas mudar o mundo disseminando ideias, visões de lugares e seres humanos melhores. A literatura tem o poder de expandir visões, olhares, pensamento, por isso dela ser, ao mesmo tempo fundamental, ser perigosa. Nós que escrevemos, temos que ter cuidado com o que o outro vai receber e como vai receber, a mensagem por de trás de um livro pode ser devastadora, não só pelo lado bom, quanto pelo ruim. Temos que ter cuidado, afinal, a literatura é uma formadora de opiniões e cidadãos.

14) Deixe um recado para seus leitores.

Aos meus leitores, que vocês consigam tirar dos meus textos sempre algo bom, positivo e feliz, mesmo esse autor aqui parecendo seco, rabugento e negativo hahaha.

15) Indique um livro imperdível (do wattpad).

Nomes Prováveis, de Claudinei Sevegnani @ClaudineiSevegnani)

Obrigada pela entrevista e por acompanhar o projeto e nos apoiar com seus comentários! Estamos gratos e honrados por ter você conosco.

Gostaram da entrevista?

Já conheciam o entrevistado?

Tem alguma sugestão?

Vamos conversar?

Projeto "Vamos Conversar" (1ª Temporada)Onde histórias criam vida. Descubra agora