Dulce desceu a escada, decidida a aguardar na Sala de Estar o retorno do pai. Durante o trajeto, dava risadinhas, imaginando a reação de Alfonso quando abencontrasse no teatro. Se ele edtivesse de fato nos bastidores, teria de visitar o elenco nos camarins após o espetáculo. Faria com que Alfonso se arrependesse do momento em que voltara suas atenções a Maite qualquer que fosse seu sobrenome, pensou.
Naquele instante, a porta da frente se abriu e Fernando entrou apressado.
-- Papai! O senhor voltou! - Dulce adiantou-se de pronto para comprimentar o pai e o convidado.
-- Filha lhe apresento meu capataz, Lewis Simpson.
Dulce fitou o par de estonteantes olhos castanhos. Lewis era um pouco mais alto que Poncho, ñ menos bonito. A boca carnuda e sensual se abriu em um sorriso encantador ao vê-la no elegante traje. Seus cabelos eram negros e elegantemente penteados.
Dulce sentiu-se zonza. Seria forçada a escolher entre esse homem e o marido? Baseando-se apenas nos atretivos físicos, seria uma escolha difícil. Por um instante se questionou se ñ embarcara em toda aquela confusão a toa. Afinal, a escolha do pai ñ tinha sido nada má!
-- Finalmente nos conhecemos. - manifestou-se Lewis, exibindo os dentes perfeitos. Ñ havia como negar o charme irlandês do capataz.
-- Onde está sua mãe? - quis saber Fernando, enquanto se encaminhava ao pé da escada. - Blanca! Apresse-se ou perderemos o primeiro ato! - gritou Ele.
-- Estarei ai em um minuto! - respondeu a esposa. Pouco tempo depois, encaminhavan-se a carruagem com Fernando ladeado por Dulce e Blanca.
Após ajudar as damas a sibirem no veiculo, o pai se sentou no lugar do condutor e Lewis se juntou a elas.
-- Uma noite adora el, ñ acha? - perguntou Blanca ao capataz.
-- Sem Dúvidas Madame. - O olhar de Lewis pousou na bela jovem sentada a sua frente. Ñ conseguia pensar em nenhuma palavra que podesse dizer. Então, aquela era a filha do patrão, pensou, pensou engolindo em seco. Sabia que ela havia se casado com Alfonso Herrera, o homem que Fernando havia designado para cuidar de suas madereiras. Tudo acontecera de maneira repetina, antes que tivesse a chance de conhecê-la. O que era normal naquela terra em que número de homens excedia o de mulheres na proporção de trinta para um.
-- Quase ñ consegui encontrar ingressos. - manifestou-se Fernando, soltando uma baforada do charuto e lamentando ñ ter podido jantar. Ñ lhe agradava ser arrastado para o plano mirabolante da esposa. Tampoco levar o pobre Lewis consigo, visto que Dulce nem sequer o quis conhecer antes de se casar. Pelo que havia entendido de Blanca lhe dissera, o genro estava envolvido com algum rabo de saia.
-- Fiquei feliz que os tenha conseguido querido. - declarou a esposa, como se ñ tivesse nada na mente a ñ ser o inocente entretenimento daquela noite.
-- Que gentil de sua parte aceitar o convite de última hora. - disse Dulce, sorrindo para o acompanhante.
-- Só estive no teatro uma vez nos últimos quatro anos. - confessou Lewis.
Blanca o fitou pensativa.
-- Suponho que o trabalho o mantém por demais ocupado para se dedicar ao divertimento. O que faz nas suas horas de folga?
Lewis corou, sabendo que ñ podia revelar como gostava de aproveitar o tempo acioso. Por certo as damas se chocariam se mencionasse o Julia's Palace, a casa de prostituição da D Street.
-- Jogo cartas, tomo úisque. Esse tipo de coisa.
-- Aposto que o Sr. Simpson passa a maioria do tempo trabalhando - disse Blanca a filha. - Estou Certa?
Naquele instante a carruagem parou com um solavanco em frente ao teatro. Após retirar os quatro ingressos do bolso interno do sobretudo, Fernando tomou o braço da esposa e adentrou a casa se espetáculos lotada, tendo o casal jovens atrás de sí. Agradeceu o fato de ter conseguido um camarote. Ñ gostaria de submeter a familia ao desconforto da plateia.
-- Vamos procurar nossos lugares.
As luzes das lamparinas a gás piscaram, indicando que a peça teria inicio em breve.
Os dois homens abriram caminho através da multidão, permitindo as damas a passagem segura até o camarote lateral. Uma vez lá, Dulce descobriu-se comprimida entre os pais e Simpson.
-- Tenho minhas dúvidas de que consiguirei ver ao menos um ato da peça. - sussurou Lewis no ouvido de Dulce. - Ñ consigo tirar os olhos da senhora.
Ao ouvir o camentário do capataz, Blanca estendeu um leque marfim a filha.
-- Para lhe dar sorte. - murmurou.
-- Obrigada mãezinha. Vou precisar. - agradeceu ela, lançando um olhar nervoso ao irlandês de cabelos negros sentado ao seu lado.
As luzes se apagaram, fazendo o teatro imergir na mais completa escuridão, enquanto o proprietário surgia atráves da cortina de veludo e conclamava a plateia ao silêncio.
-- Senhoras e Semhores, sua atenção por favor! - Um burburinho excitado perpassou a multidão. - Por motivo de doença, anunciamos uma alteração no programa desta noite. No papel de Paolo temos o privilegio de apresentar um ator que surgiu recentimente no nosso teatro. Irão se lembrar dele da produção irlandesa de Camile. Peço seus aplausos para o grande protagonista, o Sr. Alfonso Herrera!
As cortinas se abriram para revelar um palco iluminado por uma artificial luz solar. No centro, trajado a italiana, Alfonso proferiu ás primeiras falas do texto.
Ainda incrédulos pela revelação os três membros da família Espinosa inclinaram-se para frente nos acentos.
A mandibula de Fernando se contraia de maneira convulsiva.
-- Um ator! - exclamou Ele, segurando com a mão rechonchada a balaustrada do camarote. - Blanca, oh, Blanca. - gemeu. - como isso pode acontecer? Fui ludibriado por meu próprio genro!
Abafados pelos aplausos, os comentários de Fernando só foram ouvidos pela esposa e a filha.
Exausto ápos um dia cansativo de trabalho na mina, Lewis esticou ás pernas, bocejou e fechou os olhos, cochilando em segundos.
Para os Espinosas, a revelação da profissão de Alfonso ñ era confortadora.
Fernando ressentia-se pela traição. Havia tirado Alfonso da sarjeta! Acolhera em sua própria casa e o aprovara como genro!
Blanca também, mas o que a preocupava eram as duas pessoas que mais amava na vida. O que Alfonso Herrera fazia para ganhar a vida ñ era tão importante quanto a felicidade da filha. Considerando o estado em que se encontrava o marido naquele momento, temia que algo lhe acontecesse.
-- Me dê isso! - Dulce Arrancou o binóculo das mãos da mãe e focou o homem que interpletava o papel do conde italiano. Era mesmo Alfonso! Estonteantemente bonito, como sempre. Másculo, e esbelto, era a pessoa perfeita para interpletar Paolo. Dentro ou fora do palco, aquele homem nascera para seduzir qualquer alma feminina.
Á medida que a trágica historia de amor se desenrolava, uma onda de romantismo tomava conta da plateia. Por todo o teatro os espectadores se inclinavam para frente em seus acentos hipnotizados pelas palavras declamadas por Alfonso.
Naquele camarote em particular, três pessoas prendiam a respiração. Ñ por que se importassem com o destino de Francesca da Rimini e seu amante, mas devido a quem estava interpletando o protagonista.
...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Casamento Por Acaso
РомантикаNevada, 1864. Um Casamento de Mentira... Uma Paixão de Verdade... -- Mimada, linda e esperta, Dulce María Espinosa Saviñon concorda em se casar com alguém que se encaxe nos padrões exigidos por seu Paí: "Um Homem de Verdade", Que ñ tem medo...