Kerma, Núbia – Reino de Cuxe
Ano 11 do Rei Zaki I
Ano 8 do Senhor das duas terras,
O Soberano Ramsés II
As águas do Nilo fluíam naquele período final de vazante, início da primavera. A terceira cachoeira musicava os primeiros raios de Khepri, o renascimento de Rá, e os campos de cevada estavam prontos para iniciar a colheita. No palácio real de Kerma, às margens do rio sagrado, um cortejo acabava de chegar.
Sacerdotisas do templo de Anuket, protetora da Alta Núbia, chegaram, trajando peles de leopardo, carregando um andor contendo diversas oferendas de trigo, cevada e sorgo, primícias da colheita do ano 11 do valoroso Rei Zaki I e do ano 8 do Soberano das Duas Terras Ramsés II.
Toda essa comoção tinha um motivo especial. Nos jardins do palácio, entre palmeiras e na piscina com águas sagradas, estava Zarina, a rainha, completando-se os dias de sua gestação, onde mais um valoroso filho de Zaki nasceria.
Cantos, danças, palmas, festa. Assim estava o palácio quando a notícia foi dada ao rei. Nascera-lhe uma menina. Sem esperar, correu para o jardim, onde estava a rainha, saindo da água amparada por parteiras sacerdotisas de Heqet, a deusa-rã da fertilidade, do renascimento e protetora dos partos. Sua pele escura brilhava à luz do amanhecer, e o bebê jazia em seus braços.
— Minha bela flor! — disse o rei ao se aproximar da esposa. — Venturoso sou por mais este presente que tu me trazes!
— Isis nos trouxe este presente, querido, e a grande Heqet protegeu-me no parto, trazendo fertilidade e felicidade à nossa família, dando o sopro de vida à nossa filha — disse Zarina, com seu sorriso amplo de dentes brancos como marfim.
Zaki beijou o topo da cabeça da recém-chegada, que chorava a plenos pulmões.
— Já escolheu o nome? — perguntou ele.
Zarina, sem parar de sorrir, respondeu-lhe.
— Sim. Chamar-se-á Iana Urbi.
— Graciosa Flor dos Reis — disse Zaki, aprovando. — Um belo nome para uma bela criança. Que ela seja louvada na Baixa e na Alta Núbia, e que em todo o Reino de Cuxe seu nome seja lembrado!
Asmulheres acenderam incensos Kyphi e, deixando as oferendas diante de imagens deAnuket, Heqet e Isis dentro do palácio de Zaki, iniciaram uma festa que durousete dias, em que o rei e a rainha receberam nobres cuxitas e egípcios, e umrepresentante do faraó Ramsés II, com um carregamento de pérolas, vasos decerâmica pintados e folhas de papiro como presente para a pequena princesa deCuxe.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Princesa de Cuxe
Historical FictionUm romance entre uma princesa sem reino acusada de assassinar a rainha do Egito e um príncipe filho de escravos, ambientada no Egito Antigo, no Reino de Cuxe e nos desertos cativantes de além Mar Vermelho. Esta história começou a ser publicada em 13...