Arão encontrou-se com Moisés logo cedo pela manhã, na casa de Yoquebed, e fez sua refeição com a família. Seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar saíram ao mesmo tempo em que ele, e seguiram para a feitoria. Elizeba, sua esposa, também seguiu para Avaris, pois era escrava de uma família egípcia e cuidava de duas crianças, filhas de um rico comerciante.
Miriam chegou à casa justamente quando Arão e Moisés terminavam de comer.
— Já estão para sair? — perguntou a irmã, cumprimentando-os.
— Sim, Miriam — disse Arão. — De onde está vindo?
— Da casa de uma mulher no lado mais a leste de Gósen, da família de Naftali. Mais um bebê acaba de nascer.
Os dois sorriram.
— Deve estar cansada — disse Yoquebed. — Infelizmente não posso mais acompanhá-la nos partos, minha visão e minhas mãos não são mais as mesmas.
— Não se preocupe, minha mãe. Eu a acompanhava desde os cinco anos de idade, acho que sei exatamente o que fazer! — disse Miriam rindo.
Yoquebed não achou graça, e Moisés deu-lhe um abraço.
— Você é uma mulher formidável, Yoquebed. Lembre-se disso. Por sua causa e por causa de Miriam, muitas crianças foram poupadas.
Yoquebed e Miriam se olharam confidentes, e sorriram.
— Vocês dois têm um trabalho a fazer. Acho melhor se apressarem. O sol já está correndo seu percurso.
Os dois saíram da casa, mas logo a leveza do semblante deles se tornou em pesar quando, do lado de fora, seus primos os esperavam.
— Então os dois já estão indo para tornar nossas vidas ainda mais difíceis? — disse Corá, com os braços cruzados no peito.
— Será que vocês não podiam simplesmente fazer o trabalho de vocês, ao invés de perturbar o Soberano? — completou Zicri.
— Deixe, Moisés — falou Arão em voz baixa para o irmão, e os dois tentaram passar pelos primos, mas eles lhes bloquearam o caminho.
— Será que sua vida foi tão ruim assim — disse novamente Corá — que teve que sair correndo de Midiã e voltar aqui, só para fazer de nossas vidas um horror?
— O que a gente vive já é ruim o bastante — falou Zicri. — Não precisamos que você venha até aqui para tornar tudo pior.
— Olhe! — disse Nefegue, abrindo sua túnica e mostrando suas costas em carne viva. — Olhe para isto! Todos nós estamos assim e a culpa é de vocês dois.
— Sinceramente, estávamos bem antes de você voltar — disse Zicri.
— Vá para sua mulher — disse Corá, enquanto Moisés e Arão contornavam os dois e saíam sem dizer nada. — Seus filhos. Eles devem estar sentindo sua falta, não? E deixe-nos em paz.
Os irmãos continuaram falando, mas Moisés e Arão já estavam longe, e não os ouviam mais. Ao perceber que o irmão estava muito silencioso, Arão resolveu intervir.
— Eles não conseguem enxergar o todo, Moisés. Eles só podem ver aquilo que está diante deles. Não se preocupe. Todos nós estamos sofrendo. Eu também tenho minhas costas em carne viva. Mas prefiro passar por isso agora e ser livre depois, do que ter minha vida inteira sendo escravo neste lugar, e ver meus filhos e meus netos trabalhando para o Faraó em troca de uns míseros grãos.
Moisés nada disse, mas guardou em seu coração as palavras de seu irmão.
***
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Princesa de Cuxe
Historical FictionUm romance entre uma princesa sem reino acusada de assassinar a rainha do Egito e um príncipe filho de escravos, ambientada no Egito Antigo, no Reino de Cuxe e nos desertos cativantes de além Mar Vermelho. Esta história começou a ser publicada em 13...