Arão deixou a casa de Moisés e seguiu para a sua própria. Moisés continuou no eirado e logo ouviu o rangido das escadas atrás de si. Pensando se tratar do irmão que voltava, virou-se e se assustou ao ver sua mãe idosa tentando terminar de subir. Correu para ajudá-la.
— No que está pensando, mãe? Subir até aqui...
— Precisava falar com você em particular, e sabe como é lá dentro. Todos escutam o que se fala. Poucos cômodos, muitos tecidos e cortinas... Enfim. Precisava conversar com você.
Moisés conduziu-a a um banco de madeira que havia no canto e a fez sentar-se, sentando-se à sua frente num monte de palha que secava por ali.
— E então? Qual é a urgência tamanha que a fez subir essas escadas até aqui aos cem anos de idade?
Yoquebed riu.
— Cem anos muito bem vividos, e com muito vigor. Ainda tenho forças nessas pernas, meu filho, e eu acredito que ainda vou chegar a Canaã, caminhando pelo deserto.
Moisés sorriu e desejou, em seu íntimo, que aquilo fosse verdade. Mas não se desviou. Sua mãe tinha algo a lhe dizer. Aguardou em silêncio, enquanto Yoquebed o fitava.
— Você e a cuxita.
Moisés não lhe desviou os olhos.
— Não foi uma pergunta.
— Não foi.
Os dois continuaram se olhando.
— O que deseja saber, minha mãe?
— Você a ama, Moisés?
Moisés pensou em Iana Urbi, a bela flor dos reis, a linda princesa da Núbia que estava, agora, refugiada em sua casa. Lembrou-se de seu sorriso, de sua curiosidade sobre seu Deus, de sua fé. Lembrou-se de sua busca, de seu olhar. Analisou seus próprios sentimentos.
— Sim, eu a amo.
— Então é necessário resolver isso. Não podemos hospedá-la em nossa casa se você tem interesse na moça. Não é certo.
— O que devo fazer?
— Você deseja mesmo se casar com ela? É algo que deseja levar para sua vida?
— Sim. Quero desposá-la.
— Ela sabe disso?
— Tomei a decisão em meu coração, mas não disse nada a ninguém, exceto para Arão.
— Se você deseja tomá-la por esposa, ela precisa saber. Mas antes de tudo, é necessário outra pessoa saber. Sua outra esposa. Zípora.
Moisés assentiu.
— Só verei a Zípora quando estivermos longe daqui, a caminho de Midiã. Hobabe e meu sogro trarão minha esposa e meus filhos e se encontrarão conosco em Horebe.
— Falta bastante tempo?
— Não. Dei a Hobabe o prazo de quarenta dias desde que cheguei ao Egito. Acredito que este é o tempo. Já se passaram quinze dias do prazo.
— Bem, então é necessário decidir o que fazer até lá.
— O que você acha que eu devo fazer?
— Você precisa, em primeiro lugar, expor o que sente a Iana. Se ela desejar o mesmo que você, ela também precisa fazer uma escolha. Lembre-se que ela é uma princesa em Cuxe, filha do Rei Zaki da Núbia. Ela tem uma família, e se ela escolher se tornar sua esposa, precisará deixar não só o Egito, mas também esta família e sua vida de princesa, e se tornar nômade em direção a Canaã. Se ela escolher estar com você, meu filho, ela precisa saber disso antes de nossa partida. Talvez ela queira se despedir, e você sabe que a viagem a Cuxe dura alguns dias.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Princesa de Cuxe
Historical FictionUm romance entre uma princesa sem reino acusada de assassinar a rainha do Egito e um príncipe filho de escravos, ambientada no Egito Antigo, no Reino de Cuxe e nos desertos cativantes de além Mar Vermelho. Esta história começou a ser publicada em 13...