Capítulo 61

67 3 1
                                    

Não demoraram muito em sua marcha, e Moisés orientou aos hebreus acamparem na terra de Ethan. Seu propósito era levá-los diretamente de Sucoth a Kadesh Barnea. Seria muito mais rápido o trajeto, e logo estariam em Moabe. Mas YHW decidira levá-los de Ethan pela península do Sinai, como já havia lhe informado antes, quando ainda estava sozinho chegando ao Egito. Este caminho evitaria as terras do povo Filisteu, evitando assim que o povo quisesse fugir de volta para o Egito com medo das guerras.

Fora por este motivo que Moisés marcara com seu cunhado Hobabe aos pés daquele monte. Encontrar-se-iam lá dentro de poucos dias. Provavelmente, Hobabe, suas cunhadas e seu sogro Jetro, bem como sua esposa Zípora e seus filhos, já haviam saído de Midiam e seguiam para lá, para se encontrarem com ele.

Durante todo o caminho até Ethan, YHW os guiara através da nuvem que os protegia do sol durante o dia, e da coluna de fogo que os protegia do frio durante a noite.

Na primeira noite acampados diante do Deserto de Ethan, os hebreus festejaram e celebraram o fim do período de mais sete dias se alimentando de pães asmos, ao fim de catorze dias de purificação, e assim, terminou-se o mês de Abibe. Naquela mesma noite, YHW apareceu com sua presença diante de Moisés, dando-lhe mais uma orientação. Dali a uma semana, deveriam levantar acampamento e sair de Ethan.

Aquela informação, que deveria ser uma boa notícia para o povo hebreu, causou mais reclamações e murmurações. Pois, ao invés de seguirem adiante, em direção ao objetivo da viagem, deveriam retroceder, marchando a Pi-Hayroth, entre o Mar Vermelho e Migdol. O que tornou aquela uma semana conturbada para o líder Moisés.

Iana, todos os dias quando Moisés voltava para sua tenda, o estava esperando à porta, para conversar com ele. Não entrava em sua tenda, pois ainda não eram casados. Mas o confortava sempre, e para Moisés aqueles encontros eram importantes para se manter de pé. Quantas e quantas vezes não quisera desistir daquela missão? Quantas vezes não conversara com YHW e pedira a Ele que confiasse aquela missão a seu irmão Arão? Inúmeras. YHW era paciente, mas certo dia o confrontara, mostrando-o que ele era Seu escolhido, e que não deveria mais falar daquela maneira sobre sua missão. E nunca mais Moisés reclamara. Mesmo assim, o que ia em seu coração era pesar. Tinha pena do povo hebreu, misericórdia, e até mesmo amor. Mas aqueles momentos eram muito difíceis, quando o povo o confrontava e o culpava, exigia atitudes que ele não podia tomar diante das decisões de YHW.

E era nesses momentos que Iana lhe dava forças, ânimo, e o fazia compreender a grandeza de sua posição, sempre confiando nele e em Deus. Por isso, sempre fazia seus passeios noturnos ao lado da sua futura esposa, aliviando sua mente de problemas e fortalecendo sempre sua fé.

Já se passaram seis dias desde que acamparam em Ethan. No dia seguinte, levantariam acampamento para cumprir a ordem dada por YHW. Diante de sua tenda, ao lado de sua mãe, Miriam observou quando, mais uma vez, Iana chegou e se postou na porta da tenda de seu irmão, como vinha fazendo todos os dias, para esperá-lo chegar. Entrou, abanando a cabeça em negativa.

— O que foi, minha filha? — perguntou Yoquebed.

— Mais uma vez Iana está lá, diante da porta de Moisés, esperando-o chegar.

Yoquebed colocou pães sobre uma mesa.

— E o que tem de mal nisso? Ela o aguarda e eles todos os dias fazem seu passeio. É natural que conversem bastante. Eles irão se casar dentro de alguns dias.

Miriam nada disse.


***


As murmurações do povo duraram todo o trajeto para Pi-Hayroth. Alguns comerciantes de escravos e de produtos de várias cidades viram a imensa caravana e, em seguida, o acampamento próximo a Migdol. As notícias se espalharam rapidamente para vários reinos vizinhos. Hobabe também soube do retrocesso dos ex-escravos do Egito.

A Princesa de CuxeOnde histórias criam vida. Descubra agora