18. A Conversa no Mercado

196 46 32
                                    


O mercado era grande mas também na rua onde vários feirantes expunham as suas iguarias e materiais onde podiam. Haviam muito mais feirantes do que em Jacarta. As condições de higiene não eram as melhores, o caminho de terra batida não ajudava. O pó, o calor, os cheiros misturados intoxicavam qualquer pessoa. Os pais de Harta, que tinham passado a noite a conduzir o veiculo, foram dormir para a carrinha depois de expor os seus legumes. Bela e Harta ficaram a tomar conta da banca.

– Eu vivi sempre aqui na Indonésia, nunca fui para outro país...

– A sério? - Bela arregalou os olhos - então como sabes tão bem inglês?

– Antes de os meus pais conseguirem comprar um terreno e produzir os seus próprios produtos, eles trabalhavam em restaurantes. A maioria dos clientes eram turistas que sabiam várias línguas, mas a mais utilizada era o inglês –, prosseguiu com ar sonhador –, a televisão estava sempre nos canais em inglês e eu estava sempre a ver televisão e por vezes falava com alguns clientes que me viam na mesa sozinho a ver televisão... fui aprendendo assim. – sorriu com gentileza. À medida que conversavam, ele aprendia os sons e as palavras com Bela e cada vez falava melhor inglês. Era incrível.

Bela ficou surpresa como ele sabia falar tão bem. Afinal ela tinha feito vários cursos e estudado muito e teve várias dificuldades para aprender a língua. As pessoas falavam que ela tinha um ouvido surdo e não conseguia separar os sons e tinha que ouvir e repetir várias vezes para aprender. Ela tinha tirado o curso de gestão, ela sabia muito de matemática e de economia, línguas eram mesmo o seu ponto fraco. No entanto, ela sabia que para trabalhar e subir numa empresa corporativa ela teria que saber inglês e, por isso, enquanto trabalhava tirava cursos de inglês até conseguir ser fluente. Agora pensava amargamente que todo o seu esforço tinha sido em vão, só lhe servia para sobreviver naquela terra.

– Vieste visitar a Indonésia de férias? De onde vens? – Harta estava curioso.

– Venho de Portugal, um pequeno país da Europa, ao lado de Espanha.

– Ah! Sim, já ouvi falar desse país. Existem algumas pessoas que falam português por aqui. Principalmente em Timor, mas isso é muito longe. Gostava de aprender ensinas-me? – os olhos de Harta brilharam. – Como gostava de ir à Europa um dia! Deve ser muito diferente daqui...

Bela sorriu, realmente era tudo muito diferente. Frutas, casas, clima e limpeza. Será que algum dia conseguiria voltar?

Investigação na IndonésiaOnde histórias criam vida. Descubra agora