68. Dr. Labour

157 36 26
                                    

Nesse momento, Gonçalo que estava já vermelho como um pimento ouviu a gota que fez transbordar as suas emoções. Atirou-se ao pescoço de Bela. Nesse momento, Linda defendeu-a empurrando-o para o lado e a polícia entrou com o Dr. Labour, o presidente da direção. Dr. Labour sempre composto olhou para o Dr. Gonçalo como se fosse lixo deixou a polícia levá-lo enquanto inventava desculpas e implorava para ser ouvido.


Após a cena lamentável de Dr. Gonçalo a ser arrastado para fora do escritório, instalou-se o silêncio e Dr. Labour ocupou o lugar na secretária e pediu para Bela continuar a apresentação do seu relatório. Dr. Labour lamentava que houvesse uma pessoa tão sem coração a gerir a empresa. Afinal era impossível controlar tudo numa empresa, mas as pessoas que trabalham, especialmente, as que comandam é que fazem a empresa. Era o que ele pensava.


Bela apresentou todas as consequências da produção de óleo de palma na Indonésia: a deterioração do solo, as condições dos trabalhadores, os incêndios que aconteciam depois de propostas de compra, desperdício de recursos na produção, entre outras. Todas estas situações já tinham sido apresentadas a Dr. Labour por organizações não governamentais de várias áreas, mas principalmente de ambiente, mas Bela não sabia. O problema era que Labour, como todo o empresário, pensava que nenhuma delas tinha dado soluções que dessem uma grande margem de lucro à empresa. Ele pensava que as organizações de ambiente concentram-se em salvar o ambiente, não empresas. Era por isso, que ele nunca poderia ouvir as suas ideias e muito menos segui-las. Labour queria ver as soluções de Bela.


De seguida, Bela falou do seu plano para tornar estas plantações mais sustentáveis e dos seus benefícios de ter uma produção com símbolo de sustentabilidade que poderia manter os lucros da empresa. No entanto, não aprofundou o tema. Quando o Dr. Labour desejou saber mais sobre este plano de sustentabilidade Bela respondeu:

- Se quiser saber mais, ou ter as medidas de implementação nos seus campos terá tudo bem explicito neste relatório, mas para tal precisa de pagar por ele. Como deve calcular, não tive todo este trabalho e esforço para nada. Eu esforcei-me e mereço a minha recompensa e compensação por todos os danos que esta empresa me deu.

- Muito bem. Já demos a indemnização pela sua morte à sua irmã Linda, aqui presente. Não será retirada ficará como indemnização de danos causados.

-Agradeço a sua compreensão. Como compreende, agora, desejo a compensação sobre este trabalho. Como pode ver eu corri muitos riscos e dificuldades para o conseguir concluir. Se não o desejar, posso vender à concorrência que tem as mesmas questões sobre a plantação de óleo de palma...

- Quanto deseja? Quer o seu emprego de volta, é isso? – interrompeu Dr. Labour.

- Não desejo voltar para esta empresa, no entanto, desejo uma carta de recomendação, para começar. Quero quinhentos mil euros por este relatório e por recompensa de ter apanhado e denunciado os crimes a ocorrer nesta empresa. Mais por ter sido vítima de algumas delas como o incêndio na casa onde morava em Padang.

- Quinhentos mil euros! – murmurou Dr. Labour. Juntou os dedos das mãos e apoio o queixo neles, a sua expressão era grave, o seu corpo e mãos eram fortes, os músculos estavam contraídos notavam-se na camisa do fato (que parecia que ia rebentar a qualquer momento) e apesar de já ter alguns cabelos grisalhos, poder-se-ia pensar que antes de ser presidente, era um modelo de halterofilismo. Passaram alguns minutos enquanto ele pensava.

Bela sorriu para Linda que enrugava a testa preocupada com toda aquela situação. Estavam a jogar e Linda tinha grande receio de perder. Quando Bela falou sobre o que pensava fazer, Linda foi contra por ser demasiado arriscado. Linda não conhecia este lado aventureiro e um pouco inconsequente de Bela. A verdade é que com aquela quantia podiam garantir a sua sobrevivência até ao final dos seus dias, se fosse bem gerido. Bela era uma boa gestora.

- Com a venda deste relatório todas as informações que descobriu sobre a empresa ficam sobre sigilo apenas pode revelar às autoridades para investigação. Precisa de assinar um contrato de sigilo.

- Claro que sim – Bela sorriu confiante.

- Este valor é muito elevado – prosseguiu Dr. Labour – Compro por trezentos mil.

- Quatrocentos e cinquenta?

- Trezentos e cinquenta? – Dr. Labour lançou um seu olhar fulminante a Bela.

- Quatrocentos? – tentou Bela.

– Feito – Dr. Labour sorriu e levantou-se para falar com os seus assistentes.

Após de assinado o contrato de sigilo e do pagamento, Bela apresentou as suas medidas de sustentabilidade para a produção de óleo de palma. Teriam que diminuir a produção, mas poderiam aumentar no preço por ser sustentável. Além dos governos que subsidiam as empresas de alimentação ficarem felizes para ter algo para publicitar.

Quando Bela saiu da empresa ainda sentia o frio no estômago e as pernas a tremer. Porém, tinha valido a pena. Poderia ajudar Harta e a sua família. Agora, precisava de decidir o que fazer a seguir. 

Investigação na IndonésiaOnde histórias criam vida. Descubra agora