Quando Linda e Bela chegaram ao apartamento, Batari estava já a meio da preparação do jantar. Bela tentou falar com Batari:
– Salam! Ba-gai-mana ka-ba-rmu? – Bela cumprimentou-a bem devagar para ser compreendida.
– Saya baik-baik saja. Mereka belum tiba – Batari avisou logo, mesmo sem Bela perguntar, que Harta e Samir ainda não tinham chegado. Abriu muito os olhos para Linda, reconheceu as semelhanças com Bela e acrescentou – senang bertemu denganmu!
Linda olhou para ela e sorriu. O sorriso de quem não entendia nada do que estava a ser dito. Olhou para Batari com lenço, redonda e cara morena e corada, olhos tristes, mas com uma faísca nova no seu olhar. Parecia ter sido feita para cozinhar, cuidava da cozinha e da comida como quem cuida de um filho bebé. Sorria e por vezes cantava para a comida, música suave e alegre como tivesse a embalar uma criança.
Linda sabia que eles eram muçulmanos por tudo que Bela lhe tinha contado no caminho. Linda ao ouvir de Bela que Batari quis ficar em casa em vez de trabalhar, duvidou que ela quisesse mesmo, acreditava que tinha sido imposto pelo seu marido, mas ao ver a sua expressão a preparar a comida acreditava mesmo que ela queria estar ali.
Todas as pessoas são criadas para respeitar os valores da sua cultura, mesmo que não concordem com tudo na sua cultura, fazem sempre escolhas que acreditam fazê-las mais felizes. Que importa se podemos trabalhar se na realidade, não nos faz feliz? Linda também optou pelo mesmo nos primeiros anos de vida da sua filha. Foi difícil voltar a trabalhar por ter feito essa opção, mas nunca se arrependeu.
Ao ver Batari e saber da sua história e das dificuldades que passavam e, mesmo assim, deixaram-na ficar em casa, ela ficou um pouco mais sensível àquela família. No entanto, havia algo naquela relação de Bela com eles que a aborrecia imenso. Deixava-a a desconfortável.
Quando Samir e Harta chegaram passaram pela mesma análise que Linda fez a Batari. Harta e Samir esperaram enquanto Linda fazia a sua análise e Bela apresentou a sua irmã. Harta se apresentou rapidamente e ao pai em português e depois explicou bahasa indonésio para o pai. Nenhum deles passou na análise, tinham um ar desgastado. Devido a ideias que lhe tinham passado sobre aquela religião, Linda sempre iria desconfiar mais deles e de todos os homens daquela família.
Quando Linda e Bela informaram que Bela ia para o hotel, Samir e Batari respiraram de alívio enquanto os olhos de Harta faiscaram e depois murcharam como uma flor. No entanto, nada disse.
Bela foi passar a noite com a irmã. Tinha muito para explicar até porque precisava de a preparar o jantar de noivado com a família de Harta. Bela passou todo caminho a pensar como aliviar a desconfiança da irmã. Como dar certezas sobre um noivado que ela não conseguia ver lógica para o fazer, mas que o seu coração não a perdoaria se não fizesse.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Investigação na Indonésia
Mystery / ThrillerBela, subdiretora da Global, é enviada para investigar os estranhos incêndios supostamente causados pela sua empresa na Indonésia. Durante a viagem, ela perde tudo inclusive a sua identidade o que a leva a refletir sobre a sua vida e o que é importa...