30. As Investigações de Bela

180 44 39
                                    


Nas investigações, Bela conseguiu perceber que a pessoa anterior a ela que tinha ido para fazer a investigação tinha morrido num acidente de automóvel. Bela achou estranho. Começou a lembrar-se daquilo que o chefe tinha-lhe dito sobre a pessoa anterior ter tido um contratempo. O pedido de confidencialidade. Ali havia alguém que estava a interferir com aquela investigação e talvez fosse alguém mesmo muito perigoso. Isso ou o sol estava a dar cabo da mente dela e estava a imaginar uma conspiração inexistente.


Até ao momento,parecia que não tinham enviado mais ninguém para terminar aquele relatório. Ela tinha de aproveitar aquela oportunidade. Ela iria cobrar caro por todas as complicações e por terem dito à sua família que estava morta. Sobretudo por depois de dedicar anos àquela empresa a terem descartado como fosse algo inútil e desnecessário.


No entanto, o que iria fazer depois de entregar o relatório? Ela não tinha ideia. Queria voltar a Portugal, mas será que queria voltar a morar em Portugal sem trabalho e para um apartamento vazio? O que diria a sua irmã Linda dos seus pensamentos e dúvidas em voltar? Provavelmente ficaria irritada com ela com razão. Como ela poderia preferir um casebre em Padang com macacos a passear todos os dias no telhado, a tomar banho de água fria e que nem um quarto tinha à sua casa em Portugal?


Como não conseguia definir os seus sentimentos, Bela queria apenas concentrar-se em fazer o relatório, apesar de as suas dúvidas estarem sempre a assaltarem a sua mente.


Ela tinha ouvido o encarregado a combinar um copo com um dos funcionários no bar da cidade. Precisava de ir também. Precisava de saber mais sobre a produção, as condições e os incêndios. Ela queria investigar tudo, não apenas os incêndios. Já tinha observado algumas coisas estranhas como os funcionários trabalharem muitas horas, trabalhos pesados, viu alguns a comer comidas simples (o ordenado seria baixo?). Viu alguns bem jovens, será que contratavam menores de idade?


A Global, como a maioria das corporações multinacionais, protegia-se bem de qualquer lei com acordos e advogados especializados para impedir que algo a pudesse prejudicar. Todas as filiais tinham a sua equipa  de advogados apenas para verificar as leis e moldar as regras da empresa consoante as mesmas. Chegavam a ser intocáveis e mesmo que se cometessem alguns erros, geralmente os governos e juízes perdoavam-nos por dar tanto lucro ao país. Por isso, suposições não bastavam, ela precisava de provas concretas.


Havia outros aspetos que Bela reparara na plantação que não eram contra a lei,mas contraprodutivos. Como por exemplo, faziam tudo para acelerar o processo e aumentar a produção sem reparar que se cometiam mais erros e desperdícios.



Apesar de não saber muito de solos nem de agricultura, Bela conseguia perceber que o solo da produção era mais seco e descolorido da do que o solo dos terrenos de Harta. A Global deveria utilizar mais adubos e tinha mais informação sobre como manter a fertilidade do solo, porque o solo estava tão degradado? Estariam a também deixar de lado a manutenção do solo apenas para maximizar a sua utilização sem tentar aumentar a duração da sua exploração? 

Investigação na IndonésiaOnde histórias criam vida. Descubra agora