Capìtulo 58

76 1 1
                                    

O capitão lhe informara que havia apenas mais dois outros passageiros a bordo. Arnaud Germaine era francês, mas sua esposa Avril era norte-americana, e eles estavam indo viver com a família dele na França.

Belle havia visto os dois brevemente; Avril tinha cerca de 35 anos, e seu marido era pelo menos dez anos mais velho. Mas ainda que eles não lhe fizessem companhia, ela ficava mais tranquila por saber que havia pelo menos mais uma mulher no navio. Quando o capitão mostrou onde era sua cabine, ela havia sido observada por muitos tripulantes. Todos tinham aparência desleixada, tinham olhos arregalados e estavam sujos.

Ela pretendia manter a porta da cabine trancada o tempo todo. No terceiro dia a bordo do navio, Belle estabelecera uma rotina e descobrira que os tripulantes estranhos eram de diversas nacionalidades. Cerca de metade deles era negros, e os outros eram cajun, mexicanos, chineses, irlandeses, brasileiros e o cozinheiro era italiano.

Mas, por enquanto, eles vinham sendo surpreendentemente educados com ela, talvez porque o capitão tivesse dito que ela era uma amiga de sua filha. Belle caminhava pelo navio durante uma hora depois do café da manhã, e então pegava um pouco de café da galé e levava ao Capitão Rollins para ver se ele tinha alguma tarefa para ela. Até então, ele não havia pedido muitas coisas, na verdade, parecia que ele estava se esforçando para encontrar algo que ela pudesse fazer. Ela havia costurado alguns botões de camisa e arrumado sua cabine, e também ajudara Gino, o cozinheiro, a preparar legumes para o jantar, mas ele não permitia que ela fizesse mais nada na galé.

As conversas com o capitão preenchiam parte do dia, e ela sentia que ele gostava de sua companhia. À tarde, ela se sentava e lia no pequeno quarto que eles chamavam de "bagunça do oficial".

Havia centenas de livros ali, nas estantes, guardados em caixas e empilhados no chão, alguns tão velhos que corriam o risco de se desfazer.

Belle, e o Sr. e a Sra. Germaine, além dos cinco oficiais do navio, também se alimentavam ali. E apesar de ser um lugar repleto de coisas, era confortável. Arnaud Germaine a ignorava e ela sentia que ele sabia sobre seu passado. Sua esposa, Avril, olhava para ela com curiosidade, mas certamente havia recebido ordens para não conversar.

Belle não se incomodava nem um pouco com isso, pois não queria ter que responder a perguntas. O Capitão Rollins podia fazer perguntas e fazia, mas ele era gentil e seus olhos escuros brilhavam.

Durante as conversas de manhã, ela havia contado a ele mais sobre si mesma do que pretendera, mas mesmo quando ela admitiu ter trabalhado na casa de Martha, ele manteve a mesma expressão calma e levemente alegre, e ela acreditava que mesmo que tivesse revelado tudo, ele reagiria da mesma maneira.

O navio pararia em Bermuda para conseguir água, depois atravessaria o Atlântico até Madeira e, finalmente, chegaria a Marseille. Uma noite antes de eles chegarem a Bermuda, o capitão disse a Belle que ela deveria ficar dentro da embarcação no dia seguinte.

- As autoridades são muito atentas aqui - explicou ele.

- Bem, têm que ser, porque são ingleses - disse com um sorriso. - Você pode pensar que eles seriam simpáticos com você, mas se engana. Eles a mandariam de volta a New Orleans e me processariam. Por isso, permaneça em sua cabine.

Dentro de sua cabine, o calor estava insuportável quando o navio atracou. Belle sabia que Bermuda tinha praias como aquela da foto que ela tivera de deixar para trás, e ela queria muito poder vê-las. Mas ficou só de camisola e deitou-se em seu beliche com a portinhola bem aberta e escutou os sons da ilha tropical que entravam ali.

Alguém tocava um tambor de metal à distância, e ela escutou uma mulher dizendo algo, como os mercadores das ruas de Londres. Ela não conseguia ver o porto pela portinhola, pois o navio estava virado para o mar, mas na aproximação com a praia, ela havia visto mulheres morenas de pele brilhante usando vestidos coloridos e carregando cestos de fruta na cabeça.

BelleOnde histórias criam vida. Descubra agora