CAPÍTULO 17
Não que Simonetta fosse a detentora do "Manual do Universo Perfeito" ou a enviada de Deus para apontar ou corrigir os erros dos outros na Terra. Não. Ela realmente tinha se sentido traída por Gareth ter lhe escondido algo tão importante, mas não tinha direito de acusá-lo de maneira tão incisiva. Assim, se fosse possível, ela tentaria corrigir o próprio erro.
– Tio, sabe aquele moreninho barbudo com cara de palhaço? Eu chamei-o de bandido porque ele estava comendo umas coxinhas escondido. Aí aquele amigo dele de olhos verdes e cabelos cacheados brigou comigo e com o tal de Heleniodes, sei lá o nome. – Inventou Simonetta.
– Por que você não disse antes, Simoninha? Eu posso intermediar um pedido de desculpas. –Disse Marcelo, acreditando na farsa da sobrinha. – Eu posso te levar até a S.V. Comunicações.
– Não, tio. Tudo precisa ser feito da forma certa. Eu magoei o Heleonildes.
– Tudo certo, vou te ajudar minha pequena. – Aceitou o marido de Maria Marta, em mais um ápice de sua ingenuidade.
****
Helionora não dizia isso em voz alta, mas um dos motivos que a levou a se tornar psicóloga se chamava Maria Marta. Sim, Maria Marta e sua mania de raspar o cabelo mesmo depois de curar-se da leucemia. Segundo a filha do meio da Gina aquilo era necessário para lembrar "das graças que Deus havia lhe concedido".
– Você devia parar de cortar e raspar o cabelo, Marta. Você não tem mais leucemia. – Opinou Helionora, invadindo o quarto da irmã, pegando-a com uma tesoura na mão.
– Eu também tenho calvície, Helionora. E nada melhor do que lembrar do passado mantendo as aparências, não é mesmo? – Disse Maria Marta, em sentido duplo.
– Eu não quero discutir de novo contigo sobre isto. Já deixei claro que você precisa de ajuda. – Respondeu Helionora. – Eu vim falar com o Eden. Ele está passando bem? – Perguntou a tia do garoto.
– Só teve uma insônia leve ontem à noite devido ao excesso de celular. Claro que isso é uma forma de usar a desculpa que "dormiu mal" para faltar a escola e ir voando para a biblioteca do papai. Eu não aguento mais a hiperatividade desse menino.
– Você já pensou que o Eden pode não está mentindo? Ele não é uma Simonetta de calças. A Simonetta é uma adolescente, muito verdadeira e inteligente, e que sabe manipular as pessoas quando quer. O Eden ainda é uma criança, que ainda brinca com os mesmos brinquedos dos gêmeos e é muito inocente. Você está avaliando seu filho de forma errada.
– Ele é birrento. Depois que você descobrir isso você irá me pedir desculpas e dirá: "Marta, você tem razão, eu não quero ser mãe, pois eu não saberia como cuidar de um menino tão endiabrado". Aí você verá que não estou mentindo.
****
Simonetta estava preparando, da casa de sua tia mesmo, uma carta para Leônidas, que seria entregue por Stella: "Querido cupido do amor, Eros moderno, representação humana da comédia, preciso que você faça Gareth cair na minha armadilha... Mais detalhes na Stellium. Abraços. De Simonetta Perséfone Vespúcio, rainha dos mortos-vivos abandonados num reformatório."
****
Helionora, às vezes, se cansava de ser conselheira dos sobrinhos, mas, se ela não fizesse isso, dificilmente seus irmãos mais velhos fariam.
– Tia, trouxe doces? – Perguntou Samantha, lendo um gibi da Turma da Mônica.
– Não, Sam. Eu preciso falar com você, Eden. – Falou para o sobrinho, que estava lendo um livro de Física em italiano.
– Só nós dois, tia, só nós dois. – Pediu Eden, fazendo a prima retirar-se quase que imediatamente.
Após a saída de Samantha do recinto, o garoto pode se abrir completamente com a tia psicóloga. Helionora sentia que Eden confiava nela mais do que em Marcelo.
– Tia Liô, eu posso te acompanhar na UFBA para o bloco de Psicologia? Eu prometo que vou para as aulas e vou estudar para as provas. Eu só quero fazer uma pesquisa de campo.
– Eden, primeiro você precisa terminar o Ensino Básico para depois pensar em ir para a faculdade com alguém.
– Tia, é uma pesquisa de campo. Vai me ajudar a entender a Teoria da Relatividade. – Justificou-se o pré-adolescente.
– Eu prometo te ajudar se você prometer não entrar em atritos com sua mãe. Você é a parte mais sensata desse conflito. Puxou o teu pai. – Opinou a filha caçula de Gina.
– Mamãe entra em conflito até com o sofá. – Comentou Eden. – Mesmo assim eu vou tentar. Meu sonho de me tornar um físico deverá ser mais forte do que as implicâncias da dona Maria Marta.
– Mas antes eu tenho que saber de uma coisa... – Comentou Helionora. – É verdade que você finge insônia para não ir à aula e ir para a biblioteca do vovô Simão? Sua mãe me contou isso, mas não acredito que seja verdade.
– Não, isso é coisa da cabeça da minha mãe. – Confessou Eden. – Aliás, preciso que a senhora me ajude. Eu preciso que algum médico me passe um tranquilizante e não quero me humilhar para a mamãe, que não acredita em nada do que digo. Estou há três dias sem dormir.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sol em Virgem
Ficção GeralVirgo, uma misteriosa bruxa da capa preta, não se cansava de soltar maus agouros para cima de Gareth. Sua primeira profecia foi um "Cuidado com as semelhanças" lançada no dia em que Gareth chegara a Salvador com seu amigo de cárcere, Leônidas. Depoi...