Capítulo 35

127 52 57
                                    

CAPÍTULO 35

Passaram-se quase três meses que Eden estava no Hospital Psiquiátrico e ele, ainda, não convertera-se a nenhum gênio como John Nash. Em vez disso, estava-se convertendo para um hobby um pouco improvável, que desmentia que autistas adoram apenas as Ciências Exatas. Sim, caro leitor. Eu sei que você já percebeu que Eden é autista e ele também já percebera isso a algum tempo. 

—  Deixa eu ver se eu entendi... Seu pai te internou aqui em Salvador porque você fugiu de todos hospitais psiquiátricos de Vitória, não foi isso? Claro, ele foi muito inteligente nesse ponto. De Vitória a Salvador são 17 horas de viagem. Essas circunstâncias nos levaram a nos conhecer aqui, na minha cidade. Isso daria um ótimo livro.

— Não, Eden, não. Eu sei que um de nossos hiperfocos é o autismo e que precisamos falar ou escrever sobre eles. Mas não. Você não vai colocar a minha história no seu livro. Invente outra.

— Tudo bem. O meu protagonista vai passar 10 anos numa terrível clínica psiquiátrica. Ele é autista severo, que vai melhorando suas habilidades com o tempo, e também é savant.

—  O nome do meu O Especialista será Perseus Romeu e ele vai gostar de Matemática e Física, o que te impede automaticamente de fazer seu protagonista gostar disso.

— Tudo bem. — Disse Eden. — Que nome dou a ele?

— Eden, como o seu criador. Nome exótico. — Declarou Marina.

— Sério? Todo mundo que me conhece fala que eu sou tão exótico quanto o meu nome. — Observou o garoto. — Mas... e se eu não conseguir concluir esse livro? Eu tenho disfunção executiva e posso me perder no propósito...

— Eden, o importante é você escrever um livro. — Comentou Marina. — Eu tenho certeza que vou escrever o meu, já que meu hiperfoco no assunto é intenso. — Prometeu a menina.

****

Maria Marta não acreditava nas últimas declarações de Eden e Helionora, no fundo, achava que sua irmã estava certa. Os autistas que Helionora conhecia eram muito afetados na comunicação e na socialização, o que não era totalmente verdade no Eden, que era o garoto mais inteligente que ela conhecia. Ele negou isso e disse que era apenas hiperfocado nas coisas que tinham a honra de despertar a sua curiosidade. Era 10 de dezembro de 2014 e seu sobrinho voltaria logo para casa.

Isso fez com que Helionora desse o crédito da dúvida a Eden e contratasse um neuropsicólogo para começar a investigação. Eden gostava muito de livros, principalmente os de Matemática e Física, o que batia com sua ideia de hiperfoco. Sim, ele também desviava o olhar constantemente, mexia muito com as mãos durante os jantares de família, uma estereotipia, e perdia o sono por dias sem motivo aparente. E só falou próximo aos dois anos. Por fim, aquelas palavras riscadas com um amarelo berrante em O Cérebro Autista de Temple Grandin comprovavam que Eden sabia mais de seu cérebro do que Helionora desconfiava.

****

Mikhael não desistiria fácil de Simonetta e acreditava que talvez a menina só estivesse hiperinteressada em passar para o vestibular e que, quando Mikhael mostrasse ser uma pessoa mais humanitária e a favor dos pobres (o que era uma piada para o caçula de Lúcio se ele fosse assim), a moça não resistiria aos seus encantos. Porém o pobre mau-caráter ia ter uma surpresa ruim ali mesmo na reunião dos Leão-Garuzzi, que estavam à espera de Eden, o sangue em comum problemático.

Simonetta estava muito animada, talvez não só pelo fato do primo estar saindo da clínica psiquiátrica, mas também pelo fato de que no dia seguinte, 11 de dezembro, sair o resultado do vestibular. Tal dia era uma data especial para Maytê, mãe de Mikhael, pois faria 20 anos que a traíra casara com o importante empresário ítalo-brasileiro. Talvez Mikhael também escolhesse essa data para se casar com Simonetta. Falando nela, ela havia deixado o celular no sofá da casa do avô e Mikhael não resistira ao barulho das notificações das mensagens consecutivas. Tania. Mikhael nunca ouviu falar dessa amiga de Simonetta.

—"O Eden já chegou na casa do Simão? De seu amor, GGJ." —  Lia sussurrando Mikhael, que partira para as mensagens anteriores. —"Sonhei a noite toda contigo. Ansioso para te ter amanhã, no horário da comemoração chata de sua família. Com tesão, GGJ."

Se Mikhael não estivesse pirando a tal Tania respondera com pronomes masculinos e estava falando de modo fogoso com Simona. Isso o fez abrir os olhos para o verdadeiro motivo de Simona se esquivar tanto dele: ela tinha um amante.


Sol em VirgemOnde histórias criam vida. Descubra agora