Capítulo 57

97 40 65
                                    

CAPÍTULO 57

Talvez Maria Marta não fosse tão culpada ou tão amaldiçoada por Deus, como pensava. Eden havia se tornado um nerd menos esquisito e de alguma forma estava querendo agradar a mãe. O garoto falou sobre uma tal Teoria da Matrix, que isso tinha tudo a ver com religião, e que talvez ele pudesse ser um grande físico trabalhando nesta teoria, comprovando-a ou refutando-o. Já os gêmeos brincavam com letras dos alfabetos, números e quebra-cabeças. Pareciam ter uma linguagem própria não-verbal. Conhecer um Eden que queria debater com ela, mesmo com interesses tão distintos, a fez pensar como ela já desejou que Abel e Caim lhe chamassem apenas de mãe, brigassem com ela ou discordassem até de sua religiosidade exacerbada. Talvez isso ainda fosse possível. Eden havia melhorado, não havia como negar. Talvez a vida tivesse lhe dado uma segunda chance e comparar sua situação amorosa e materna com a de Simonetta, por exemplo, lhe fez pensar como tudo na sua vida poderia se tornar bem melhor. E que ela não era tão culpada.

– Arranjei uma explicação plausível para Samantha acreditar que as bonecas dela têm vida: a Teoria da Matrix. – Começou a discursar Eden. – Ele usa aquele clichê que é imagem e semelhança do Deus Cristão e simula a vida das bonecas, assim como "esse Deus" pode simular todos passos de nossa vida. A realidade só se define quando alguém a observa e antes disso pode ser qualquer coisa.

– Estou achando que isso é mais uma teoria filosófica ou existencial do que mesmo Física, Eden. – Comentou Marcelo. – Tem certeza que não mudou seu hiperfoco?

– Bem, se o Eden mudou de hiperfoco eu não sei, mas eu mudei de opinião. – Explanou Maria Marta. – Eu daria tudo para que Abel e Caim falassem sobre Teorias Mirabolantes da Física no meu ouvido. Você pode levá-los para especialistas em Autismo, mas com uma condição.

– Vou ter que pagar alguma promessa, é isso? – Indagou Marcelo sorrindo, surpreso com a atitude da esposa.

– Eu quero que você ajude diretamente uma mãe mais necessitada do que eu. – Pediu Maria Marta. – Te peço que vá depor a favor da Simonetta, na audiência sobre o aborto, falando tudo o que você acha de bom nesse Gareth aí. Eu quero que você prove que o romance foi consentido, por mais nojento e estranho que seja.

****

O celular de Helionora tocou repentinamente, anunciando que tinha chegado outra mensagem. Talvez Gina tivesse decidido vir para Salvador e estava avisando à filha antecipadamente. Não era Gina. Era uma mensagem muito mais frequente de alguém que, antes, Helionora jurava odiar: Américo Setembrino.

– Tem notícias do Gareth? Será que ele não teve mais nenhum pensamento suicida? – Digitou Américo.

– Do Gareth não, mas tenho notícias relacionadas a ele. – Digitava Helionora. – Marcelo vai depor a favor da Simoneta na audiência sobre aborto. Depois de chamar nossas tias de Gaeta, Maria Marta tocou-se e convenceu Marcelo a depor. Fim dos tempos, não é mesmo?

– Ufa, espero que meu sobrinho esteja bem. – Enviou Américo. – Você sabe, não é, que seu pai uniu forças comigo para comprar uma casa para o Gareth. Ele não pode morar mais naquela kitnet depois de tudo. Além do mais ele vai ter um filho. Só não conte nada para o seu irmão.

– Ok. Sou especialista em guardar segredos. – Digitou Helionora.

– Como anda as coisas para você aí na UFBA? Continuam te atacando? – Preocupou-se Américo.

– Nada demais. Só me enviaram como "presentes" os quadrinhos pornográficos da Família Sacana, com o nome sacana riscado e substituído por Garuzzo. Falando nisso você tem que ler sobre o Complexo de Édipo e sobre a Atração Sexual Genética. Aí as coisas ficam mais fáceis, pelo menos para a gente.

Sol em VirgemOnde histórias criam vida. Descubra agora