SPOILERS E GATILHOS
Não vou falar que é o livro mais bem escrito do mundo, pois eu mentiria feio e, como Eden, sou muito fã da sinceridade. Sol em Virgem é um livro bom por diversas razões: personagens marcantes e bem construídos, uma variedade de temáticas de cair o queixo, amores estranhos que têm tudo para se tornarem memoráveis e clássico é a palavra principal.
O amor proibido pode ser visto como clássico e às vezes até clichê (aqui eu decepei os clichês e tabus, literalmente), mas ainda encanta. Imagina isso misturado numa história fantástica, onde ter dúvida de se tornar ou não uma bruxa é normal? Imagina católicos e bruxas numa mesa de jantar, falando sobre os que eles mais admiram na Virgem Maria, por exemplo?
Em Sol em Virgem as piores tragédias do mundo são enfrentadas por seus personagens, de personalidades diferentes e fortes, principalmente entre as mulheres. E o mundo, que parece estar acabando em todos os sentidos, está apenas começando.
É uma viagem épica, didática e emocionante ao mesmo tempo. Eu sou uma pessoa muito melhor após escrever esse livro e me deparar com todos aqueles dilemas e, certamente, os leitores também serão.
Gareth (protagonista masculino de Sol em Virgem) é um ex-delinquente amaldiçoado e confuso sobre vários aspectos da sua vida, com destaque ao mistério sobre sua origem. Decide partir para Salvador, junto de seu melhor amigo Leônidas, para cursar Economia e esquecer os traumas que viveu no reformatório e a mágoa da mãe.
Simonetta (protagonista feminina de Sol em Virgem) é a neta mais velha de um magnata ítalo-brasileiro, cobiçada pelo enteado do seu avô, e impaciente com a falsa imagem de família feliz dos Garuzzi.
Graças a uma amiga em comum, a jovem feiticeira Stella, Gareth e Simonetta se conhecem e o sentimento que surge entre os dois é algo intenso e inexplicável. O casal tem muitos desafios pela frente. O primeiro deles: Gareth trabalha na empresa do avô de Simonetta. O segundo: Gareth é um ex-menor infrator, então a família católica conservadora de Simonetta não vai gostar nada do relacionamento. Terceiro: a mãe de Gareth é bruxa. Inclusive, foi ela quem fez Gareth conhecer Stella.
O título da obra foi originado pelas ideias terem começado a fluir no final de Agosto de 2018, quando o Sol entrara em Virgem, mas ele ganhou muito mais significado quando a história começou a ser escrita.
O primeiro e mais evidente se inspira em Apocalipse 12: "Uma mulher vestida de Sol com a Lua debaixo dos pés". Literalmente, Sol em Virgem nos coloca em situações morais e familiares que até hoje podem ser consideradas como "O sinal do fim dos tempos".
Outro significado está bastante ligado ao mito do signo virgem. Segundo os gregos, o signo de Virgem está relacionado ao sequestro de Perséfone (rainha da primavera e cobiçada por vários deuses do Olimpo), feito por Hades (rei do submundo). Se vermos Gareth como alguém vindo do submundo e as riquezas da família Garuzzo como "O Olimpo", o título cai como uma luva, principalmente quando se descobre as relações consanguíneas entre o casal de protagonistas.
Apesar disso tudo ser bastante trágico e irremediável para o casal, há um mistério maior no livro: a chave para boa parte das desgraças da família Garuzzo vem através de Maria Marta, devota paranoica da Virgem Maria, que já sonhou um dia em ser freira...
Vou confessar: esta novela era de longe a pior ideia (leia a mais difícil) para começar a se escrever e ditar o rumo da minha história. Eu tinha muitas outras ideias, até mais antigas, mas eu escolhi Sol em Virgem. Para mim, como escritora, esse livro silenciou qualquer resquício de depressão. Eu tornei-me coautora da minha história e não precisei ficar dependendo dos outros para ser feliz.
Sol em Virgem é especial não só por retratar um pouco da autora em seus personagens, mas por pregar premissas máximas que andam se perdendo nesse Fim dos Tempos: amor, perdão e união, principalmente entre os seus iguais.
Eu compreendo que amar e perdoar é difícil nesse mundo cheio de egos e intrigas tão fortes, mas não é impossível: o amor vai além de pensar igual e concordar com tudo de outrem.
E, claro, eu não poderia deixar de mencionar a participação de personagens que habitam o coração das pessoas há séculos, seja pela devoção ou pelo medo. Nesse universo fantástico eles são frequentes e resgatam lendas e histórias do passado.
Em suma é isso: Sol em Virgem é um realismo fantástico onde o protagonista tem que escolher o melhor caminho de sangue a seguir para acabar com suas maldições e das pessoas ao seu redor. Quer algo mais legal e especial do que um conto de fadas problematizador se passando em uma cidade brasileira? Não sei se consigo achar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sol em Virgem
Narrativa generaleVirgo, uma misteriosa bruxa da capa preta, não se cansava de soltar maus agouros para cima de Gareth. Sua primeira profecia foi um "Cuidado com as semelhanças" lançada no dia em que Gareth chegara a Salvador com seu amigo de cárcere, Leônidas. Depoi...