Capítulo 64

18 3 0
                                    

     Ruy viu a bela mulher se afastar e resolveu permanecer mais tempo no jardim.
      Era avesso a confrontos sociais, porquê seu prazer estava nos enfrentamentos solitários, dele e o mar ruidoso, dele e as montanhas silenciosas, adversários indiferentes à ele e aos seus motivos.
      Era um homem feito e afeito às mulheres, mas elas não aliviavam seus anseios, e nem lhe davam o prazer trágico das ondas majestosas e dos picos cobertos pelo gelo eterno. Se fosse comparar a emoção que sentia sozinho nesses momentos, com aquela que uma boa mulher poderia lhe proporcionar, diria que a ultima era inadequada, e sequer aliviavam seu espirito exigente e trágico.
       Ele sabia, ou pelo menos sempre acreditara saber que suas lutas secretas eram resolvidas com inteligência e astúcia, mas naquela noite se deparara com uma mulher que avivara outros instintos, um gosto estranho por prazeres compartilhados e sua sede de liberdade e crença na sua soberania pareceu diminuir. Aquela mulher era um desafio que nunca enfrentara, porque ela podia dar-lhe o prazer que necessitava, mas sem sobressaltos e temores, sem o espectro da morte pairando sobre ele.
       O prazer de tentar o impossível surfando o mar raivoso sob o sol ou desviando-se de obstáculos na descida alucinante dos picos ventosos era intenso demais para que se lamentasse de um ombro deslocado ou uma costela partida. Sua relação extrema com a natureza substituía o fardo das complicações advindas das relações humanas. E apesar de tentar muito, nunca encontrara uma mulher que partilhasse de seu entusiasmo. Mas aqueles olhos o fariam renunciar à sua vida preguessa porque lhes assegurava um prazer de maior quilate; muita agitação continua e incessante e sem qualquer risco de vida.
       De há muito tempo precisava sentir seus músculos tensionados para conseguir respirar, pois passara a viver nos limites do fôlego. Então, só quando restabelecia o equilíbrio entre o coração perfeito e pulmões intactos se sentia preparado para expor-se a mais estresses.
       Sua longa experiencia desafiando a morte dera-lhe um entendimento tão perfeito do valor da vida que a inteligência por si só jamais poderia proporcionar. E assim, de cada sobrevida retirava uma lição que compensava outros prazeres perdidos. Mas agora era diferente, aquela mulher o cativara prometendo, sem prometer, formas irrevogáveis de imortalidade.

SalamandraOnde histórias criam vida. Descubra agora