- Apêndice II: Inspirações -

32 2 1
                                    


Como a história do Renascer de Um Herói é escrita pautada bastante em muitas obras da cultura pop no mundo, achei por bem escrever este apêndice, onde você, leitor ou leitora, pode encontrar uma das obras que você achou nas linhas da história. Caso você não tenha encontrado uma obra aí que tenha achado uma referência, dá um toque - eu realmente fico curioso de saber das suas referências e talvez eu nem tenha colocado por esquecimento ou por não conhecer.


Avatar a Lenda de Aang & Avatar a Lenda de Korra

Ambas as obras da Nickelodeon (dos talentosíssimos Michael Dante DiMartino & Bryan Konyetzko) influenciaram fortemente na forma como eu criei os poderes básicos dos artistas marciais e espiritualistas. Inclua aí alguns traços culturais da Nação do Fogo e do Reino da Terra que você vai encontrar seus paralelos.


Rurouni Kenshin (Samurai X)

Sendo a obra que mais me influenciou no mundo dos animes e mangás, eu não tinha como não basear-me em algumas passagens e personagens para usar na obra. O Apêndice V: Personagens 2 tem uma pequena homenagem minha a um dos meus protagonistas favoritos: Himura Kenshin.

Obs.: por conta das notícias de 2018 envolvendo o autor e a posse de material pornográfico infantil, recuso-me a divulgar o seu nome.


Cavaleiros do Zodíaco

A obra de Masami Kurumada ajudou à sua própria maneira quanto aos combates mais épicos e da descrição das armaduras dos oficiais de alta patente.


Tales of Demons and Gods & Star Martial God Technique

A primeira forma que eu entrei em contato com ambas as obras chinesas foi pelo manhwa (o mangá chinês), onde eu fiquei encantado pelo mundo do autor Mad Snail. Tales ajudou a criar conceitos como as essências e algumas relacionadas ao cultivo. Star já ajudou em pontos específicos, como a imagem da Mestra Garça da Lua, Mestre Hamir, entre outras figuras da história.


Mitologia Chinesa, Japonesa e Coreana

Embora cada uma destas mitologias seja rica em sua própria origem, a Coreia e o Japão beberam muito da mitologia chinesa com o passar dos séculos. As Cinco Bestas Divinas vieram do folclore chinês (apesar dos nomes usados serem das suas versões japonesas), as criaturas mitológicas, divindades, conceitos filosóficos do budismo, xintoísmo... Enfim, o texto seria longo e ainda faltaria citar coisas aqui e ali.


Fairy Tail

Alguns conceitos de elementos usados na história vieram do mangá de Hiro Mashima - inclusive os nomes das técnicas de Bae Hen, do fogo colorido (embora o conceito seja totalmente diferente), entre outras coisas aqui e ali relacionado aos poderes dos personagens.


Shaman King

Mangá dos anos 2000 criado pelo Hiroyuki Takei, a obra em anime foi mais emblemática para mim - os shikigami, a espada de Lorde Okusame, alguns personagens e conceitos do onmyoudou.


Sousei no Onmyouji

Este mangá (com uma adaptação horrível) de Yoshiaki Sukeno se mostrou muito bom. Seus conceitos foram emprestados para a criação dos níveis dos nobres (Lordes de Santuário, Lordes de Província e Reis Regionais, além das suas respectivas patentes militares), a ideia dos ofuda, além de algumas passagens mais específicas.


Kingdom

Mangá de Hara Yasuhisa que conta o período dos Sete Reinos Combatentes da China e a guerra de unificação, serviu a mim para ver a organização do exército e suas patentes, além de sua narrativa das batalhas influenciar o arco da guerra. Possui uma adaptação em anime, embora nunca tenha visto.


Mulan (1998)

Uma das minhas animações favoritas da Disney, influenciou fortemente na criação das personagens femininas da história toda. Além disso, a falta de sexismo exacerbado e até machista da época que normalmente se passam histórias do tipo foi abolido (pelo menos dentro das terras do Império) para facilitar a minha vida.


O Tigre e O Dragão, O Clã das Adagas Voadoras, Herói

Minas três obras favoritas dentro do gênero wuxia no cinema chinês. Personagens, itens, filosofias e passagens influenciaram e ganharam seus paralelos - discretos ou nem tanto.


Naruto

Para quem conhece, os sinais de mão (chamados de Selos na obra do Masashi Kishimoto) não é uma exclusividade do autor, sendo conhecida pela medicina e artes marciais da região. Além disso, alguns nomes de técnicas são muito bons para ficarem só nessa obra.


Bleach

A obra de Tite Kubo influenciou quanto aos poderes das armas dos personagens, alguns poderes (como o Kidou, que foi rebatizado de Artes Demoníacas de Sangue).


Noragami

Uma visão diferente dos deuses do Japão. Obra muito boa pelas mãos do pseudônimo Adachitoka.


Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer)

A obra de Koyoharu Gotouge foi uma surpresa para mim no ano de 2016. A escolha da autora em retratar o estilo de esgrima dos personagens como imagens mentais que remetem aos conceitos dos seus respectivos estilos algo muito maravilhoso - principalmente visualmente. E esta interpretação da esgrima se refletiu na minha escolha para criar os estilos de luta armada dos personagens da história. Além disso, alguns personagens do mangá encontram seus reflexos em o Renascer de um Herói.


Akatsuki no Yona (Yona of the Dawn)

Obra trazida ao mundo pela habilidosa Kusanagi Mizuho, este mangá mostra um desenvolvimento de personagem feminino tão, mas tão maravilhosamente bem feito que esta obra, junto com as personagens femininas de Avatar refletiram suas personalidades no mundo do Império.




Menções Honrosas


Boku no Hero Academia

O golpe Hi no Kagutsuchi, usado pelo Long Feng, nasceu da luta do All Mighty vs Noumu, no finalzinho da primeira temporada, quando os dois trocam uns 300 socos. A cena me marcou de tal forma que eu pensei em como homenagear.


Harry Potter

Não, a obra de J. K. Rowling não apareceu diretamente. Apenas em passagens. Uma das que mais me orgulho foi na passagem do Capítulo 37, onde eles cavalgam para a cidade de Wuynang, Long Feng invoca uma revoada de corvos que voam para todos os lados. Esta cena nasceu pela minha imagem mental do Harry e do Dumbledore voltando de vassouras para Hogwarts no livro 6 e o diretor está murmurando as palavras mágicas que permitem aos dois entrarem de vassouras na escola, tremendo e muito o meio de transporte.


Darwin Game

O mangá que recebeu uma adaptação recente me influenciou com algumas passagens bem pontuais: a habilidade do protagonista se chama Hi no Kagutsuchi (qualquer semelhança é mera coincidência...).

Renascer de Um HeróiOnde histórias criam vida. Descubra agora