Os pensamentos de Lilian estavam a mil. Ela não conseguia aceitar a ideia de estar grávida. Ela tentava, sem sucesso, encontrar alguma explicação que fizesse sentido.
– Isso... isso não é possível – repetiu Lilian, com a voz trêmula, balançando a cabeça em negação – Eu uso DIU há anos, doutora, desde o meu relacionamento anterior, não tem como eu estar grávida. Deve ser algum erro, algum material trocado... – sua voz foi se elevando à medida que falava, o pânico evidente em cada palavra.
Marlene era uma médica experiente, e aquela não era a primeira vez que se deparava com uma situação como aquela. Ela manteve a calma, embora notasse o nervosismo crescente em Lilian ela a olhou com um semblante compreensivo, mas firme.
– Olha, eu entendo que essa notícia seja um choque para você, mas os exames não mentem. Além disso, tomamos todo o cuidado durante as coletas para garantir que não haja margem para erros ou equívocos – disse a médica com serenidade.
Lilian se levantou e começou a andar de um lado para o outro, visivelmente agitada. Ela respirava com dificuldade e as lágrimas começaram a rolar por seu rosto, e sua voz tremia ao falar.
– Não! Eu não posso estar grávida! Eu uso o DIU há tanto tempo! Eu pensei que estava cem por cento protegida. Isso... não pode estar acontecendo! Como eu vou explicar pra ele?... – sua respiração começou a ficar ofegante – Eu... ele...
Marlene apertou um botão na parede, chamando a enfermeira. Ela sabia que Lilian estava à beira de uma crise nervosa e precisava ser acalmada antes de continuar a conversa.
– Você precisa se acalmar, sente-se – pediu Marlene, tentando manter Lilian sob controle – Vamos aplicar um calmante, está bem? Para que você possa respirar e pensar com mais clareza.
A porta se abriu e uma enfermeira entrou rapidamente. Marlene fez um sinal discreto para que ela administrasse o calmante. Lilian estava tão agitada que quase não percebeu a aproximação da enfermeira até sentir a picada da agulha em seu braço. Aos poucos, seus movimentos começaram a desacelerar, e sua respiração foi se estabilizando.
– Respire fundo, Lilian, ok? – orientou Marlene suavemente, esperando o efeito do calmante – Eu sei que essa situação é rara e assustadora, mas eu quero te explicar o que pode ter acontecido.
Lilian, que já estava mais calma, olhou para a médica com olhos cheios de medo e incertezas.
– Nenhum método contraceptivo é cem por cento eficaz, Lilian. Nem mesmo o DIU. A única maneira completamente segura de evitar uma gravidez seria evitar ter relações sexuais – explicou Marlene, mantendo o tom compreensivo – Embora seja extremamente raro, é possível engravidar mesmo usando o DIU, especialmente se ele sair da posição correta. Isso pode acontecer sem você perceber e facilita a gravidez.
Lilian olhou para baixo, o choque e a incredulidade ainda presentes, mas agora misturados com uma sensação de vulnerabilidade. Ela mordeu o lábio, tentando assimilar o que estava ouvindo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Encontro Inesperado
RomanceO famoso astro de Hollywood, Jason Momoa, escolhe o Brasil como cenário para a gravação de seu próximo filme. Ele só não esperava encontrar uma brasileira encantadora e decidida capaz de mexer com suas emoções a partir de um simples olhar. Durante a...