Polanski e o coronel estavam sentados no gabinete dela.
– E a equipe? – perguntou ele. – gostaria de revisar os principais elementos.
– Bem, senhor, eu ainda não tive muitos contados para ter mais opções e julgo que, em Alcântara, teremos melhores oportunidades de escolha.
– Mas eu tenho uma pequena lista aqui, vamos passá-la?
– Claro, senhor.
– Bem, tu serás a comandante e o capitão Faria o primeiro piloto – disse ele, olhando a lista. – Isso já estava definido antes de saírem do Sul. Quem é essa Ana Silva?
– Escolhi-a para ser navegadora. É uma física especializada em astronomia e astrofísica. Ela é capaz de calcular uma órbita só com um papel e caneta.
– Ótimo – comentou o coronel. – E esse Juan Ricco? Quem é e de onde vem?
– É argentino, naturalizado e tenente da FAB – explicou a garota, olhando para a ficha. – Ele fala inúmeros idiomas e escolhi-o para as comunicações porque a estação tem gente de diversos países, mesmo sabendo que todo mundo consegue se comunicar em inglês.
– Nesse caso é uma boa escolha.
– Sim, meu Coronel.
– É quem é o doutor Alberto Silas?
– Médico, senhor, cívil – respondeu ela. – Gostei dele e é muito competente.
O coronel leu toda a lista, que ainda era pequena e parou no último nome. Olhou para a major por alguns segundos sem falar nada. Ela, de consciência limpa, sustentou o olhar até que ele suspirou e disse:
– Infelizmente, eu preciso vetar este – virou o papel para ela com o dedo sobre o nome. – Ele é demasiado importante para o projeto e não desejo que se arrisque. Escolha outro engenheiro, mas deixe-o na reserva.
– Mas senhor – disse ela, sentindo o chão desaparecer sob os seus pés. – O major não só solicitou a ida como considero os conhecimentos dele no voo inaugural como sendo de suma importância para o sucesso da missão.
– Sinto muito, Major – insistiu o coronel. – Ele está fora.
– Senhor...
– Ponto final, Major – disse o coronel, taxativo.
– Claro, senhor, peço desculpas – disse ela, baixando a cabeça.
– Sabe, Major, quando escolhemos pessoas jovens e sem compromissos emocionais para este projeto, foi justamente para evitar isso, o sofrimento, ou julga que eu não estou ciente do seu envolvimento como o major Assunção?
– Por que acha isso, senhor? – perguntou, evasiva.
– Major, quem em sã consciência vem do aeroclube de cabelos úmidos e cheiro a shampoo? – disse ele rindo. – Vocês até podem ter vindo do aeroclube, mas fizeram uma pausa no caminho. Estou errado?
– Não, senhor, não está – respondeu, sabendo que não adiantava mentir. – Infelizmente, eu não consegui dominar o que sentia.
– Espero que entenda, Major – disse o coronel. – Essa decisão é apenas tática e nada tem a ver com o vosso envolvimento. Pessoalmente, acho que a senhora está muito melhor agora do que antes.
– Sim, Coronel, eu entendo.
– Ótimo, Major. Bem, eu pretendo var os dados do vosso experimento, então, estás dispensada.
– Sim, Coronel. – Ela levantou-se e saiu.
― ☼ ―
– Major – disse Antônio, entrando no laboratório e apresentando uma cara muito estranha. – Podemos falar a sós?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Estação Júpiter 80
Science FictionEstação Júpiter, o trampolim para as estrelas... uma avetura eletrizante em meio a uma guerra interestelar. Em 2064 a primeira nave espacial brasileira é lançada para o espaço em direção a Júpiter 80, uma estação que orbita Júpiter e cujo objetivo é...