Várias pessoas discutem animadas, enquanto se dirigem à Arena Oval. Alguns comemoram, outros secam o suor da testa. Todos em grande empolgação pelas novas avaliações prestes a ocorrer.
Lavigne Hu chega, carregando uma bolsa. Outros avaliadores estão presentes, discutindo os termos de aprovação de cada candidato.
_ Boa tarde. _ Ela diz _ Vi que vamos ter várias provas individuais hoje: Três avalições exponenciais para Prima-Ordinis Parvus, dois testes únicos para Prima-Ordinis Major e a última fase de uma prova seriada, certo? Já decidiram a sequência?
_ Sim, sra. Hu. A primeira será a seriada. O candidato se chama Jerome Reyes, do Estado Confederado de Shirafi de Ruber. Ele é da espécie Tikbalang* e vem hoje para completar sua avaliação para Prima-Ordinis Parvus "Alium Genus" da Unidade de Serviços Especiais.
_ Entendido. _ Lavigne puxa folhas de sua bolsa _ Vai ser um questionário oral e depois uma avaliação de Esferas. Muito bom. Vamos começar então.
Iniciam-se as provas. Lavigne cumprimenta Jerome e explica o necessário. No centro da Arena, com uma ampla plateia no mezanino, o questionário se inicia. Lavigne faz uma série de perguntas rápidas, às quais o Tikbalang responde sem hesitação.
_ Que legal. _ Uma mocinha diz, enquanto espia pela fresta da porta _ Eu nunca tinha visto um . E você, Johan? _ Ela olha para trás, vendo com o colega que dorme com o rosto apoiado em uma viga _ Johan! Acorda! _ Ela o sacode _ Como você cochila numa hora dessas?!
_ Uh... Hm... Katia? _ Ele grunhe enquanto abre os olhos.
_ Eu não consegui pregar o olho essa noite e você aí dormindo... Nossa prova é daqui a pouco! E a sra. Nayla e a sra. Dijana vão assistir a gente. Não tá nervoso?
_ Estou. _ Ele responde sem demonstrar nenhuma emoção.
_ ...C-Claro...
A conversa é interrompida pela voz de Lavigne. Katia volta a assistir, empolgadíssima:
_ Muito bom, Reyes. Para a próxima fase, me diga o que sabe sobre a Avaliação das Esferas.
_ Sim, senhora. Essa Avaliação é uma das incumbências da Unidade de Serviços Especiais e corresponde ao ato de fazer uma "leitura" das Esferas de crianças em três momentos: Ao nascimento, com 6 e com 16 anos, idade mínima de inscrição na Ecclesia. Entretanto, isso não é possível em todas as localidades e, portanto, dá-se prioridade à análise aos 16 anos.
_ Perfeito. Sabendo disso, sua tarefa é realizar a minha Avaliação, mesmo que eu não esteja na faixa etária certa. _ Ela sorri e ergue os ombros.
_ Sim, senhora. Com licença...
Com essas palavras, Jerome se aproxima da mulher, pousando uma das mãos em sua testa e a outra em seu abdome. Pronunciando alguns sussurros graves, ele fecha os olhos. Um brilho suave, quase imperceptível, forma-se sob seus dedos. Instantes depois, ele dá o veredicto:
_ A senhora é uma Ranger, senhora.
_ Correto. Muito bom. _ Lavigne estende a prancheta que segurava para Jerome _ Junte-se aos avaliadores e eles te darão o feedback.
_ Sim, senhora. Muito obrigado, senhora. _ Ele faz uma longa reverência, toma a prancheta em mãos e se aproxima dos jurados.
Katia sorri de orelha à orelha. Antes, porém, que ela pudesse dizer qualquer coisa, a poderosa voz de Lavigne ocupa toda a Arena mais uma vez:
VOCÊ ESTÁ LENDO
Três Esferas
FantasyAmadeo é um jovem de 20 anos, com uma espada presa à cintura e um insaciável desejo de liberdade... O fardo de seu título e o peso de sua capa não o deixam esquecer desse destino que ele jamais escolheu. Porém, o que ele não sabe é que seu mundo de...