Marcos

795 81 14
                                    


Após a festa surpresa fracassada, Yuri deixou o ICAES e andou pelas ruas do Rio de Janeiro com a cabeça cheia de pensamentos e o coração cheio de rancor. Sua caminhada o tinha levado à praia, o último lugar que deveria estar naquela tarde.

Sentado na areia, Yuri começou a chorar diante da imensidão do mar. Suas lágrimas eram pelo peso daquele dia, mas também por sua relação com Fernando, por estar vivendo uma vida que sequer tem coragem de contar aos seus pais, por ter brigado com Fred.

— Posso me sentar com você um pouquinho? — perguntou a professora Lumiar, que havia chegado sem ser notada. — Quando eu saia da faculdade também gostava de caminhar até aqui para ficar sozinha, pensando na vida, fugindo de todo mundo.

Yuri limpou as lágrimas do rosto ao ver a professora se sentar ao seu lado.

— Me desculpe por ter deixado a festa daquele jeito.

Lumiar deu a ele um olha condescendente.

— Não precisa se desculpar por nada. Eu sei como é fazer algo apenas porque alguém espera isso da gente. Se você não se sente bem com festas de aniversários, é bom que não finja para agradar os outros.

Yuri olhou bem nos olhos bondosos da professora e depois se voltou para o mar. Sentia-se profundamente seguro perto dela.

— Meus pais decidiram nos trazer a praia no meu aniversário de 10 anos. Foi um dia ensolarado, bonito, eu lembro bem da gente correndo na areia, brincando com as outras crianças... Até que eu entrei no mar — Yuri deu uma pausa para respirar fundo. — Ele parecia tão bonito, tão azul, tão calmo. Eu não sei como aconteceu, mas em um instante eu me vi arrastado pelas águas...

Lumiar interrompeu:

— A história do afogamento que você me contou naquele dia na delegacia?

Yuri fez que sim com a cabeça.

— Meu irmão percebeu que eu tinha sumido e entrou no mar desesperado para me salvar. Logo a praia inteira se alertou. Eu não sei como, mas conseguiram me resgatar. Meu irmão porém... — a voz de Yuri falhou. Seus olhos voltaram a ficar cheios de lágrimas. — Eles falaram que ele estava tão desesperado para chegar até mim que não deve ter conseguido nadar direito, que foi arrastado pela força do mar...

Lumiar tocou o braço de Yuri de forma carinhosa.

— Eu sinto muito...

— Marcos tinha a idade que eu tinha ontem quando faleceu. Era um cara melhor do que eu jamais serei um dia. Sabe o que a data de hoje representa? Que eu vivi mais do que ele — Yuri começou a chorar. — É ou não é uma grande injustiça, Professora?

— Eu não sou religiosa nem acredito em destino, energia e esse tipo de coisa, mas Yuri, seu irmão se jogou no mar para te salvar, ele queria desesperadamente que você vivesse. Então viva. Não tente se comparar a ele, aceite quem você é, e tudo terminará bem — aconselhou a advogada, limpando as lágrimas de Yuri. — Você contou essa história aos seus colegas?

— Não... Nunca contei a ninguém.

— Então eles não tem como entender essa sua dor. Não fique chateado com eles por quererem te fazer feliz — ela falou. — e se quiser conversar com eles, tem duas garotas muito especiais esperando por você ali.

Yuri deu uma olhada por cima do ombro, viu que Isabela e Jenifer estavam esperando para vir falar com ele, as duas acenaram quando viram que ele olhava para elas. A professora Lumiar se levantou.

— Vou deixar vocês conversarem.

— Muito obrigado por ter vindo, Professora.

— De nada, Yuri. E feliz aniversário — ela desejou antes de partir.

As meninas entenderam o recado e correram até ele, sentando-se uma em cada lado.

— Você está mais tranquilo, amigo? — perguntou Bela.

— Me desculpe, Yuri. Se eu soubesse que você não gostava de aniversário desse jeito, eu não teria ficado te enrolando enquanto eles preparavam a surpresa — lamentou Jenifer.

Yuri, que estava sentado no meio, segurou na mão de cada uma das duas amigas.

— Não se preocupem. Vocês não tem culpa de nada.

Jenifer deu um beijo no rosto de Yuri e então sacou o celular do bolso.

— Que bom que já está tudo bem. Agora dá uma olhada nisso aqui.

A filha de Dona Sol mostrou para Yuri o vídeo que foi postado por Guiga da reação que ele teve ao se deparar com a festa surpresa. Na legenda estava escrito "Essa festa virou um enterro". Os três caíram na gargalhada. E depois ficaram ali, conversando até o sol se pôr.

Do I make you cringe? (Fred & Yuri)Onde histórias criam vida. Descubra agora