Duas velas compridas queimavam sobre a mesa, cada uma em um castiçal de cristal. Entre as duas, haviam seis pequenas velas que exalavam um perfume adocicado de especiarias, e também pétalas vermelhas, espalhadas entre os dois pratos. Intrigado, Yuri estudou a arrumação antes de se sentar em uma das duas cadeiras. Sentia-se esquisito, deslocado e envergonhado, não sabia se era vergonha de si mesmo ou de Fernando, por ter preparado aquilo tudo.
O que ele pretende?, perguntava-se Yuri, mexendo nos talheres ao lado do prato. Tentou se lembrar se era alguma data especial, mas não chegou a nenhuma conclusão e torceu para que não fosse.
— Está pronto, to levando — Fernando anunciou, vindo da cozinha.
Quando ouviu a voz do anfitrião, Yuri largou os talheres depressa, como se estivesse fazendo algo de errado. Ele olhou com desconfiança a aproximação do mais velho, que trazia dois pratos com o que parecia ser raviólis nadando em um molho avermelhado.
E era isso mesmo, de acordo com o próprio dono da casa.
— Você que fez? — perguntou Yuri, surpreso.
— Aprendi com a nona — o outro respondeu, em pé ao lado de Yuri, como se fosse um chefe de cozinha. — Passei a tarde toda preparando isso pra gente. Curtiu?
Yuri fez que sim com a cabeça, dando um meio sorriso para o anfitrião, que estava sentando no outro assento, ficando de frente para Yuri.
— Não sabia que você cozinhava. Essa é nova para mim — ele mirou o prato que Fernando havia colocado em sua frente, substituindo o prato vazio de antes. — Pelo menos a cara tá boa.
Fernando esboçou um sorriso tímido.
— Nunca tive oportunidade de mostrar esse meu lado pra você, então hoje preparei essa surpresa. Sou lento no preparo, mas faço tudo direitinho. Espero que goste.
E estava mesmo bom. Fernando serviu as taças com "prosseco" e durante o que ele disse ser apenas a entrada, eles conversaram sobre culinária, abrindo uma brecha para o anfitrião falar mais sobre a avó dele. Yuri não sabia se era o álcool ou a conversa, mas aos poucos foi ficando mais confortável com o "jantar romântico".
O convidado permaneceu em seu lugar, bebendo um bom espumante enquanto Fernando voltou à cozinha levando a louça suja. Alguns minutos depois, ele voltou para servir o prato principal da noite, espaguete.
— Você ter aprovado significa muito pra mim.
— É? Por quê?
— Porque você manja mais de cozinha do que eu.
Yuri riu.
— Ah, que nada! Não sei fazer essas coisas chiques aí não. Só o básico. Comida brasileira mesmo.
— Isso aqui é só macarrão, não tem segredo — Fernando falou, apontando para o prato. — Falando nisso, você já assistiu aquele filme, a Dama e o Vagabundo?
Yuri o encarou por alguns segundos e então riu quando entendeu o que ele estava prestes a sugerir.
— Ah, não. Nem vem.
— Qual é? Todo mundo tem vontade de reproduzir aquela cena — insistiu o anfitrião.
— Eu não tenho. Fernando, isso é muito brega.
— O amor é brega, Yuri. Você precisa se permitir. Lembra daquela música do Lulu?
Yuri assistiu incrédulo Fernando pegar um fio de macarrão e levar a boca, deixando-o pendurado. Não conseguiu evitar de rir do quão patética era cena.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Do I make you cringe? (Fred & Yuri)
FanficSeguimos uma realidade paralela à fase atual da novela. Quando Yuri leva um fora de Jenifer, ele se aproxima de Fred, que faz dele o novo "amigo bolsista" que vai ocupar o espaço de Tatá, uma vez que esse passou a sair mais com a namorada que com os...