O miniauditório estava cheio naquela manhã. Docentes e discentes de diversos cursos preencheram as cadeiras para assistir ao primeiro debate entre as três chapas que estão na disputa da eleição do DCE em 2024. Três membros de cada chapa foram apresentados para a mesa, sentando-se lado a lado. Os mediadores, Bia e Otto, separavam a chapa da atual gestão das duas da oposição. Yuri ficou sentado entre Vini e Bella, os três na ponta esquerda da longa mesa.
Na primeira rodada, os três presidentes: Fred, Sofia e Vini, fizeram uma breve apresentação sobre suas respectivas chapas, defendendo o projeto que almejam para a universidade. “Buscamos um movimento estudantil que não seja aparelhado com os interesses dos donos da universidade e sim daqueles que precisam ser ouvidos, nós, estudantes. Vamos lutar para que as nossas demandas não fiquem apenas no papel, como ocorreu nesses últimos anos”, foi assim que Vini finalizara sua fala, enquanto isso, Yuri se atentou às reações da plateia, notando olhares de entusiasmo e outros de desinteresse.
A Chapa Dois era a mais barulhenta das três. Para cada fala, havia um grito de guerra da plateia, como se tivessem trazido líderes de torcida para acompanhá-los. Eles vestiam camisas verdes que os identificava pelo número e pelo nome. Yuri considerava eles tão fúteis quanto os da Chapa Um, embora se vendessem como uma grande mudança.
— Para o primeiro bloco, cada chapa fará uma pergunta para as outras duas. Trinta segundos para a pergunta, dois minutos para a resposta, dois minutos para a réplica, um minuto para a tréplica — Bia explicou. — Vamos sortear a ordem… — ela olhou para Otto, que começou a fazer o sorteio. — Começaremos com a Chapa Dois… — o rapaz tirou outro papel da urna e Bia anunciou: — em seguida a Chapa Um e, por último, a Três.
Sofia iniciou fazendo uma pergunta sobre cultura para a gestão atual. Quando o microfone chegou até Fred, este levantara da cadeira e respondeu tudo com firmeza, olhando para a plateia com seriedade e sem nenhum tremor nas mãos, abaixando a cabeça em raras ocasiões para conferir algum item nas suas anotações. Ele tirou a barba para parecer mais simpático, Yuri constatara enquanto observava-o discretamente.
Quando o microfone voltou para a Chapa 2, foi a vez de Mateus fazer a réplica. O ex de Fernando compunha essa chapa como vice-presidente, para total infelicidade e desespero de Yuri, que tinha medo de ser dedurado. Além do rosto liso, Mateus havia penteado o cabelo para trás e passado algo que dava um brilho em seus fios castanho avermelhados, concedendo-lhe, também, um ar mais jovial e digno, as unhas da sua mão estavam pintadas com cores diferentes, formando um arco-íris que obviamente tinha a intenção de passar uma mensagem. Como estava sentado ao lado da ruiva Sofia, ficara fácil notar uma relativa semelhança entre eles, dando a impressão de que eram irmãos (embora não fossem).
— Pois bem… o discurso é muito bonito, mas o que vimos é a priorização de um curso em relação aos demais. Você diz que sua chapa tem pessoas de todo o campus, mas é nítido que a maioria vem das turmas de direito, que, não por acaso, é o seu curso, o curso do presidente… do vice também e de quase todos que to vendo sentados ali na frente. Ano passado, a gente queria organizar um congresso de Pedagogia aqui no ICAES, um evento com muitas oficinas, incluindo saraus e concurso de talentos, tudo organizado por nós, estudantes, mas o que ouvimos do DCE? Que não tinha como fazer por causa dos Jogos Jurídicos. Então pergunto a vocês…
— Companheiro, faça a sua pergunta — Otto apressou, uma intervenção comum quando o tempo era batido.
Mateus ignorou o aviso, terminando a sua fala em seu tempo:
— É justo que os outros cursos fiquem na sombra de apenas um? Até quando nós vamos aceitar isso?
— Companheiro, conclua. — O mediador pediu.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Do I make you cringe? (Fred & Yuri)
FanficSeguimos uma realidade paralela à fase atual da novela. Quando Yuri leva um fora de Jenifer, ele se aproxima de Fred, que faz dele o novo "amigo bolsista" que vai ocupar o espaço de Tatá, uma vez que esse passou a sair mais com a namorada que com os...