Acordou mais cedo do que gostaria, mas era esperado que isso acontecesse dormindo numa cama de solteiro ao lado de outra pessoa. Ao se ver naquela situação, Yuri sentiu como se tivesse despertado de uma bebedeira, sem reconhecer a si próprio e as decisões que tomara durante o efeito da droga. Seria tão mais fácil se tivesse permanecido em sua cama, por que não fez isso? A resposta dessa pergunta veio a sua mente em forma de lembrança; quando estava sozinho, o sono se recusara a visitá-lo, mas foi só se juntar a Fred que ele o abraçara calorosamente.
Agora estavam de costas um pro outro, e Yuri se sentiu grato por isso. Sabia que olhar para ele seria um convite a permanecer deitado, então o ignorou como pode, esgueirando-se para fora da cama com facilidade, já que estava na ponta. Fez o que tinha que fazer no quarto e o atravessou quase que na ponta dos pés até a porta.
Como vinha se tornando frequente, Nina se juntou a Yuri na hora da refeição. Devia ser pouco mais de sete horas da manhã, então o refeitório não estava tão cheio. Ele quebrava o jejum com uma maçã enquanto ela se servia com mingau de aveia, banana e castanha. Tinha olhos curiosos, uma expressão de quem estava farejando algum segredo no ar.
- Dormiu bem?
Muito, pensou Yuri, não era sobre o desconforto de dividir uma cama pequena com outra pessoa, mas sim de toda a conversa que sucedera o sono, do cafuné que recebera até que finalmente dormisse. Mas ao invés de responder tudo isso, optou por ir por outro caminho:
- Nenhum pesadelo, então posso dizer que sim.
Nina pôs um punhado de castanhas em sua tigela.
- Você tá diferente - percebeu ela. - Aconteceu alguma coisa. - Não foi uma pergunta.
Yuri engoliu a seco, dando uma olhada ao redor como se buscasse por alguma resposta.
- Só estou confuso. - A mulher o encarou com os olhos castanhos ansiosos, claramente esperava por mais, então Yuri elaborou: - Sabe quando você age de um jeito e depois não se reconhece mais? Então...
- Mais ou menos. Eu não vou saber se você não me contar.
Yuri respirou fundo, jogou a cabeça para trás, estalou o pescoço. Tudo isso enquanto se perguntava se deveria ou não abrir a boca para a "amiga".
- Eu segui teu conselho ontem. Deixei o medo e a culpa de lado... e daí... Eu e Fred, a gente meio que...
A princípio Nina pareceu surpresa, depois sua expressão mudou, como se tivesse se recordado de algum detalhe.
- Nunca cogitei vocês dois juntos, mas agora eu acho que faz muito sentido - ela apontou, raspando a tigela com a colher. - E foi bom?
Muito.
- Sim...
- E então, por que essa cara?
Ele abaixou a cabeça, batendo na mesa de madeira com os dedos ansiosos.
- Hoje eu acordei me sentindo como se tivesse de ressaca. Não sei se deveria ter falado as coisas que falei, parece que assumi compromissos muito mais sérios do que deveria.
- Por que isso? - Ela quis saber, deixando a tigela vazia de lado e apoiando os dois braços sobre a mesa, inclinando-se para observar Yuri mais de perto.
- Quando olho pra frente, só vejo problemas. Tenho uma sensação de que não encaixa, como se a gente não fosse ter um futuro, sabe? E tem o Fernando também...
Nina revirou os olhos.
- Tirando essa insistência em sofrer por antecedência... o que você sente hoje, agora, nesse exato momento? Existe a vontade de ficar com ele de novo?
Muita.
Yuri respondeu um simples sim com a cabeça.
- Então, meu amigo. Muitas coisas não dão certo em nossa vida, mas se a experiência for boa, por que não tentar? Se fosse eu em seu lugar, estaria saboreando esse homem até onde pudesse. Depois lidaria com meu coração partido - ela aconselhou, rindo. Ela é tão leve, Yuri admirou, gostaria de ser assim. - Como é essa relação de vocês? Quero saber. Vai, to amando a fofoca.
Yuri começou a falar, sem pensar antes nas palavras, dando a oportunidade para que elas apenas viessem:
- Fred é intenso, sem noção, passional. Quando estou ao lado dele, é sempre uma surpresa. Às vezes ele me agita, às vezes ele me acalma. E faz isso melhor do que qualquer um.
Nina sorriu de um jeito estranho, deixando Yuri constrangido.
- O que foi?
- É que você não tá se vendo falar... - ela riu mais um pouco. - Seus olhos brilham, fora esse sorriso no cantinho da boca... Você se ilumina, Yuri. Não acredito que está apaixonado pelo seu melhor amigo.
Apaixonado, ele pensou, aterrorizado. Durante as conversas de ontem a noite, Yuri não havia falado isso para ele com todas as letras, mas era evidente, usara até outras palavras, como quando mencionou que não conseguia mais viver sem estar ao lado dele... O quão emocionado foi ao meter essa? As bochechas esquentaram de vergonha. Eu tenho que manter meus pés no chão.
- To ferrado, não estou? - ele perguntou para a amiga.
Nina levantou e começou a recolher algumas louças sujas da mesa.
- Eu volto já pra gente continuar fofocando, só um instante - ela disse antes de sair, deixando-o sozinho.
Yuri acompanhou o percurso da amiga com os olhos, depois ficou parado, olhando com desinteresse para os demais hóspedes que entravam e saiam do refeitório do refúgio. E foi aí que ele o viu. E ele o viu de volta.
Fred estava com uma blusa nova e os cabelos úmidos de um banho recente. Os dois ficaram parados, se olhando de longe. Os lábios do mais velho se moveram lentamente, desenhando um sorriso. Yuri sentiu que o mesmo acontecia com os seus.
Após quase um minuto congelados, o playboy finalmente veio em sua direção.
- Bom dia - Yuri foi o primeiro a cumprimentar quando ele pôs a mão em seu ombro, buscando apoio para sentar ao seu lado.
Os dois se olharam de novo. Fred havia feito vários planos espalhafatosos enquanto estavam no quarto, mas agora que se encontraram pela primeira vez depois da explosão da noite passada, Yuri via, pela primeira vez desde que se tornaram amigos, um ar de timidez vindo dele.
- Bom dia, - ele deu uma batidinha de ombros. - Senti sua falta ao acordar. Fiquei com medo que tivesse fugido de mim.
Yuri sorriu para ele.
- Eu não posso fugir de você, esqueceu? - brincou.
- Não. - Fred pousou a mão dele sobre a mão de Yuri que estava sobre a mesa, e encostou um joelho no outro. - Por isso me acalmei.
- O que você vai comer? - o mais novo perguntou, deixando a mão e o joelho onde estavam.
No momento em que Nina se aproximou deles, os dois recolheram as mãos, de forma instintiva.
- Bom dia, bom dia... - ela parou ao lado dos dois, abraçando os ombros de ambos e agachando até enfiar a cara no meio deles. Logo em seguida cochichou: - Yuri eu consegui o que você me pediu.
- O que eu pedi? - ele perguntou baixinho.
- O celular, esqueceu? - ela respondeu.
- Ah! - Yuri olhou para o rosto de Fred, vendo o seu semblante ficar sério.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Do I make you cringe? (Fred & Yuri)
FanficSeguimos uma realidade paralela à fase atual da novela. Quando Yuri leva um fora de Jenifer, ele se aproxima de Fred, que faz dele o novo "amigo bolsista" que vai ocupar o espaço de Tatá, uma vez que esse passou a sair mais com a namorada que com os...