Yuri passou a maior parte das férias ajudando o pai no trabalho e a mãe nas atividades domésticas, essa era a sua vida longe das salas do ICAES. Por não estar mais na faculdade, não teve como fugir do compromisso de acompanhá-los à igreja nos dias de culto. Lá, o pastor e os antigos colegas sempre apontavam que ele estava diferente, que estava mais distante, perguntavam o que estava acontecendo. Yuri apenas repetia as mesmas desculpas que usava com a sua família: estava estudando demais e não tinha mais tempo para nada.
Durante muitas das noites, o rapaz conversava com os colegas de curso pelo whatsapp até a hora de dormir, seja pelos grupos em que estava ou pelo privado. Um desses colegas em especial tinha mais da sua atenção: Fernando, que tinha voltado para a casa dos pais em São Paulo. O namorado gostava de lhe enviar fotos bem sugestivas, sempre na cama; e através da tela, Yuri se sentiu à vontade de ter conversas picantes que nunca tiveram pessoalmente.
***
Yuri e os meninos se reuniram no DCE para organizar a calourada. Otávio estava animado, ele e Jenifer agora estavam em termos bons, mesmo não estando mais juntos, e essa amizade reaproximou os colegas. Enquanto pintava os cartazes, o mais velho revelou a Yuri que estava saindo com Guiga, mas nada de muito sério ainda e que tinha medo de descobrir a reação de Fred quanto a isso. Yuri sabia que Jenifer estava de rolo com Rafa, mas guardou esse segredo para ele.
Fred não estava por perto, Otávio falou que ele estava preparando alguma outra coisa com os músicos e que prometera ser grande. Ele e Isabela haviam passado as férias em Minas Gerais, com a família dela; Yuri nunca imaginou que esse namoro poderia ser tão sério.
Fernando só chegaria na quarta-feira, pois teve que fazer alguns exames em São Paulo. Enquanto organizava alguns adornos da calourada, Yuri só pensava em como não via a hora de rever o namorado depois de todos esses dias. Estava sentindo muita falta de seu abraço, da sua voz, do seu cheiro, dos seus beijos.
***
Os calouros estavam muito animados nesse semestre. Yuri, Jenifer e Bela fizeram questão de se aproximar dos mais vulneráveis, os bolsistas, para fazer as honras da casa. Eles introduziram como funcionava o ICAES, falaram sobre grupos de debate e coletivos como o da questão racial que eles faziam parte, entre outras coisas. Também os levaram para as brincadeiras, e foi uma sequência de jogos leves e divertidos.
— Não tem ninguém vendendo bebida aqui não? — Bernardo, um calouro de uns 18 anos perguntou para o grupo.
— Não! — Jenifer e Bela responderam ao mesmo tempo.
Yuri aproveitou quando as amigas se viraram para falar com Alice para mandar a real para o jovem:
— Não é permitido entrar com bebida alcoólica no ICAES, maaaaas... pra onde quer que você olhe, verá alguém com uma bebida batizada. Só precisa ter os amigos certos. Você logo vai entender isso.
De repente, Fred começou a falar no megafone.
— Gostaria de pedir um minutinho da atenção de geral que está aqui pra falar sobre a importância que esse momento terá na vida de alguns de vocês — A voz de Fred começou a vir na direção em que Bela, Jenifer e Yuri estavam, mas eles não conseguiam ver nada, pois uma multidão de calouros e veteranos estava na frente. — Pensem vocês que um ano atrás eu estava aqui, organizando esse mesmo evento, para receber as novas turmas, sem nem imaginar que minha vida mudaria para sempre.
Yuri trocou olhares confusos com as duas amigas, que também não estavam entendendo nada. No ano passado ele não fez nenhum discurso..., estranhou o rapaz.
— Sim, meus amigos, minhas amigas. Conheci a mulher da minha vida aqui nessa faculdade. E nesse dia especial, queria aproveitar para cantar uma música para ela.
De repente um espaço se abriu entre os presentes, revelando Fred ao lado de Pedro, do quinto período com o seu violão inseparável, e Valentina, do sétimo. Todos os olhares se dividiram entre o grupo de Bela e o de Fred. Foi então que ele entregou o megafone para Otávio e começou a cantar Partilhar de Anavitória e Rubel.
O que é isso agora? Virou musical?, Yuri desejou perguntar, mas se limitou a rir de constrangimento. Fred definitivamente não era um bom cantor.
Bela estava rindo também, mas seu rosto transparecia um certo nervosismo. Enquanto cantava, o líder do DCE caminhava lentamente entre o corredor aberto pelos estudantes. Quando chegou até eles, Fred parou de cantar, mas Pedro seguiu tocando o violão e Celina, que fazia o papel de backing vocal, assumiu o protagonismo (para o bem do ouvido de todos), o que incentivou o público que sabia cantar a música a cantá-la também.
— Isabela Vieira. Eu gostaria de saber — Fred ajoelhou-se no chão e tirou uma pequena caixa aveludada do bolso. Yuri arregalou os olhos pra Jenifer que também teve a mesma reação. — Você aceita se casar comigo?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Do I make you cringe? (Fred & Yuri)
أدب الهواةSeguimos uma realidade paralela à fase atual da novela. Quando Yuri leva um fora de Jenifer, ele se aproxima de Fred, que faz dele o novo "amigo bolsista" que vai ocupar o espaço de Tatá, uma vez que esse passou a sair mais com a namorada que com os...