Bom dia, galera. Queria falar sobre algo sério que vem acontecendo no Wattpad, não só esses dias, mas há muito tempo e poucos escritores chegam a falar sobre.
O ato é "Romantização."
Romantização é simplismente pegar um assunto e escrever sobre ele de uma forma romântica. Tendo em vista que ele pode ser descrito de duas formas dentro das obras. A forma legal, que não fantasia o desfecho de um personagem, se temos um tema sério principalmente. E aquela Romantização que criar casais ao redor de um ato ilegal e fazem o leitor apreciar algo que fere física ou emocionalmente outra pessoa.
Por exemplo eu, eu romantizo o trafico e crio casais dentro da favela, mas, como muitos já leram aqui, há coisas que devem ser intoleráveis. Existem assuntos que devem ser escritos com cuidado, com seus problemas aprofundados e com desfechos não fantasiosos. Uma coisa é você criar um personagem ruim e dar a sua redenção no final, outra é um estuprador, psicopata ficar com a mocinha no final como se nada tivesse acontecido.
Você como escritor, tendo 1, 10 mil ou 100 milhões de seguidores, tem influência sobre o leitor. E é seu dever mostrar que nem na ficção um estuprador é merecedor de um "prêmio". A partir do momento que você publica algo que pode alcançar milhões, você precisa ter responsabilidade. Precisamos ter consciência, como escritor, leitor e pessoa, que nossos atos podem influenciar, incomodar e machucar alguém.
Quando você romantiza um tema como esse, estupro, você está, sim, contribuindo para fortalecer a cultura do estupro que temos no Brasil. Você está dizendo para alguém que foi estuprada que aquilo foi culpa dela, que ele vai se dá bem no final e que aquilo poderia ter algo de bom e, "Oh, que lindo!, eu poderia até ter me apaixonado pelo meu estuprador e vivido uma linda história de amor com ele..."⠀⠀
Definitivamente, não!
Uma coisa é você abordar o tema "Pedofilia" e mostrar todos os problemas reais do ato, fazer o culpado ser justamente julgado, condenado e fazer o leitor se por no lugar da vítima. Outra coisa é você não deixar o erro em evidência e transformar a cena toda, ou o livro todo, num fetiche doentio. Não adianta colocar a obra para maiores de 18 anos! Até pra quem tem 100 anos essa romantização é crime!
Como escritor, leitor e SER HUMANO não devemos romantizar: estupro, pedofilia, relacionamento abusivo, bulimia, anorexia, psicopatia, sequestro, necrofilia, zoofilia, dentre outros assuntos sérios que NÃO são merecedores de ROMANTIZAÇÃO! Há tantas outras formas de escrever uma história com esses tipos de tema.
Acredito que o livro é uma arma silenciosa, uma arma que podemos usar pra gritar coisas que outras pessoas não conseguiram. Podemos torna-lo um ato de justiça e a salvação de alguns só em relatar e abordar um tema com conscientização. E não é justo que obras aqui no Wattpad sejam prejudicadas por escritores que não tenham compreensão dos seus atos.
Não estou aqui também para promover o cancelamento de nenhum escritor, nunca sabemos o momento que ele está passando e não devemos nunca ser o motivo de uma depressão ou suicídio. O que estou pedindo aqui é empatia. Empatia pelas vítimas que passaram por algo parecido e por uma humanidade já cheia de problemas.
Com isso, queria pedir aos meus leitores que NÃO ACEITEM esse tipo de obra e não ajudem a divulgação de histórias que romantiza temas tão dolorosos. Encontrou uma história assim? Tenham consciência de seus atos. Sei que há uma militância provocando boicote de algumas obras que trazem esses temas, acho justo que as obras sejam retiradas se houver a romantização, mas não que "queimem vivo" o autor. Sejam justos e saibam diferenciar uma romantização inadequada e um conto que apenas possui cenas fortes.
Se querem participar de denúncias à obra, é compreensível, se querem permanecer neutro, tudo bem. O que não se deve fazer é comprar uma briga por algo tão doentio. Romantização desses temas é crime, e quem apoia tais atos é tão criminoso quanto seus escritores.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Salva Pelo Traficante (Livro 2 - Versão Original)
General FictionSérie - Contos de Favela ATENÇÃO! O livro aqui disponibilizado está registrado na biblioteca do livro e qualquer cópia disponibilizada sem autorização terá o seu autor processado. Livro contém: Cenas de sexo Palavrões Apologia ao Crime Mortes Crime...