82 - Bela atmosfera

79 7 6
                                    

No Haiti, o sol estava nascendo no primeiro dia da expedição humanitária de Andrew. Nos dias que antecederam a partida, ele havia revisado todas as precauções que Carradine havia lhe enviado por e-mail. Ele sabia tudo de cor, mas também sabia que tinha de seguir as diretrizes dos profissionais seniores, pois eles eram mais experientes do que ele naquele campo. Andrew achava que seria um trunfo e estava ansioso para provar que era digno da oportunidade, além de se tornar útil. Ele acordou bem cedo na manhã, anterior a Tyler, vestiu seu jaleco com o logotipo da associação e se dirigiu à sala de reuniões para tomar o café da manhã. Para sua surpresa, na cozinha ele encontrou Carradine junto com o médico e anestesista Farmer preparando o café da manhã enquanto ouviam Janis Joplin.

-Bom dia - disse ele, revelando-se para eles.

-Bom dia, DeLuca - responderam em uníssono - temos café e suco de laranja, gostaria de preparar alguma coisa?

-Posso fazer panquecas para todos se quiserem, se tivermos os suprimentos e tudo mais.

-É claro que temos vários suprimentos de comida. Se você se lembra, aqui, aos sábados e domingos, também fazemos serviço de cantina para os moradores locais, portanto, qualquer pessoa que saiba cozinhar pode participar.

-Vou começar a trabalhar imediatamente- disse ele, aproximando-se do fogão e começando a manusear os utensílios de cozinha.

Mentalmente, ele calculou as doses necessárias para cada ingrediente. Começou a amassar e depois, pegando uma frigideira pequena, cozinhou uma panqueca de cada vez, uma para cada pessoa presente. Aos poucos, todos os presentes da expedição foram chegando à sala, alguns guiados pelo cheiro, outros porque estavam acostumados a acordar naquele horário. Sobre a mesa havia panquecas e sacos de biscoitos, depois jarras de suco de laranja e a Carradine com a primeira garrafa térmica de café pronta, aguardando que a segunda também ficasse pronta.
Os médicos à mesa estavam bem-humorados, prontos para um dia agitado. Eles realmente gostaram da comida e, como disse o Dr. Santos assim que se sentaram, "Um bom café da manhã faz com que o dia comece bem e um bom começo é metade da batalha". A atmosfera estava muito leve e havia muito entusiasmo na equipe. No final da refeição, todos limparam a mesa juntos e se sentaram para ouvir as instruções.

-Então, colegas, hoje estaremos todos aqui em nossa clínica para dar as boas-vindas a todas as pessoas. Os médicos franceses que estavam hospedados aqui e ajudando a comunidade partiram há dois dias, então é provável que haja muitas pessoas ou não, vamos ver. Como eu lhe disse antes, há muitas crianças aqui que precisam de cuidados, mas suas famílias também precisam. Somos médicos e não recusamos tratamento a ninguém. Nossa ginecologista, Dra. Warner, cuidará das mulheres grávidas e os outros médicos também cuidarão delas. Os homens não têm permissão para atendê-las, exceto em situações especiais que vivenciaremos no dia a dia. Tudo está claro até agora?

-Sim- responderam todos os médicos.

-Não preciso lembrá-los de tudo, espero. Há alguma pergunta?

Ninguém respondeu. O dia começou e Andrew ficou surpreso com o grande número de pessoas que chegavam para o tratamento. Nenhum deles falava inglês, mas o idioma era o crioulo haitiano. Felizmente, havia médicos haitianos trabalhando com eles que conheciam o idioma e boa parte dos pacientes era registrada em três idiomas: inglês, francês e espanhol. Os primeiros dias foram em Porto Príncipe e, depois, eles viajaram por grande parte da ilha para visitar pessoas fora da capital.

Idosos, mulheres e crianças eram a maioria dos pacientes visitados. Andrew, juntamente com Tyler, cuidou das crianças. Elas eram visitadas, muitas delas estavam desnutridas, algumas tinham sistemas imunológicos frágeis, pegavam doenças comuns que as debilitavam muito.

Deluca's Anatomy - Parte 1Onde histórias criam vida. Descubra agora