114 - Prioridades

69 7 3
                                    

Sem esperar pelo segundo neurocirurgião, ele fez uma tomografia computadorizada do pequeno Bailey e conseguiu descartar uma lesão na cabeça, fez mais testes instrumentais para encontrar fraturas e nada. No entanto, Bailey estava com dor de cabeça devido à concentração de sangue, então Andrew teve de lhe dar um medicamento para que a dor passasse. Ele fez mais testes para ver se havia algo errado e encontrou vários hematomas em outras partes expostas de seu corpo.

-Bailey, além de sua cabeça e nariz, há mais alguma coisa doendo?

-Não, Andrew.

-Onde você fez esse hematoma? - disse ele, apontando para uma mancha arroxeada em seu braço.

-Talvez tenha caído da bicicleta.

-E isso em sua perna?

-Talvez do treino de alguns dias atrás, mas não tenho certeza.

-E isso no outro braço?

-Não sei.

Em seguida, DeLuca olhou para a enfermeira e pediu um kit de exame de sangue.

-Você vai me dar uma injeção, Andrew?

-Quero tirar um pouco de sangue porque quero ver uma coisa.

-Onde está a mamãe?

-Ela está a caminho.

Pouco depois Meredith, Maggie e Webber chegaram.

-E então? - disse Meredith, preocupada.

-Não há traumatismo craniano, nada quebrado.

-Ok, isso é um bom sinal.

-Sim, mas o Bailey tem uma tendência a desenvolver hematomas mesmo quando os confrontos físicos são menores, se eu tentar apertar levemente o braço dele por alguns segundos e soltar as marcas dos dedos  formam estrias de sangue. Bailey tem capilares frágeis, faremos exames de sangue para descartar as principais causas em uma criança, ainda mais da idade dele e sem fatores de risco importantes.

-O que você acha que ele tem? - perguntou Grey.

-Suspeito que seja uma deficiência de vitamina C que causou esse quadro agudo de fragilidade capilar, mas primeiro quero fazer o exame de sangue para descobrir, enquanto isso, tampei a narina que estava sangrando e fiz um curativo na testa.

-Então não deve ser nada sério - perguntou Webber.

-Acho que não, mas quero ver a análise primeiro.

-Enquanto espera pelos exames, gostaria de falar com o pessoal da universidade?

-Tenho que voltar a vacinar as crianças e não sei se terei tempo. Apresente-os a Owen Hunt ou Teddy Altman, faça-os falar sobre a guerra ou apresente-os a Maggie. Assim que eu estiver livre, veremos.

Andrew pegou a amostra, enviou-a para o laboratório e deixou Bailey na companhia de sua mãe.

De volta à clínica, ele continuou com as vacinas das crianças. Quando o tablet com ele indicou que o teste estava pronto, ele obteve o resultado que estava esperando. Bailey tinha uma deficiência grave de vitamina C e nada mais. Ele foi até a sala para dar a notícia à mãe e ao filho, que estavam conversando sobre assuntos diversos.

-Então? O que dizem os resultados? Eles concordam com você? - perguntou Gray.

-Dê uma olhada nos valores você mesma.

Meredith leu todos os dados e percebeu que Andrew estava certo, Bailey tinha uma deficiência grave de vitamina C, o que causou a fragilidade capilar.

-E agora? - perguntou ela com muita calma

Deluca's Anatomy - Parte 1Onde histórias criam vida. Descubra agora