ANNE
Anne se olhou no espelho e suspirou desanimada, seus olhos estavam vermelhos e inchados de tanto que chorara na noite anterior, o nariz também estava vermelho e os cabelos horríveis. Tivera que cortá-los curtos, depois que tivera a estúpida ideia de pintá-los de preto, acreditando que isso colaboraria para melhorar sua aparência, já que odiava ser ruiva, mas só o que conseguira foi uma tonalidade verde que não saía de jeito nenhum, não importava quantas vezes lavasse os fios.
Quando Marilla chegara em casa naquela noite, depois de ter ajudado Rachel a assar bolos para o bazar de caridade da cidade, encontrara Anne desesperada, e a única solução que encontrara foi cortar o cabelo da menina bem curto. No início, Anne resistiu um pouco, mas depois aceitou de bom grado a sugestão de Marilla como uma punição por sua vaidade excessiva. Bem que o pastor falava sobre isso na igreja aos domingos, afirmando que a vaidade era como uma fogueira que consumia o coração humano, colocando em risco a alma daqueles que se deixavam levar pelas ilusões que ela provocava. Anne se arriscara, agora estava ai o resultado, e por isso tinha que ser castigada.
De nada adiantava ficar se lamentando, pensara Anne, como Marilla dizia, o que não tem remédio, remediado está, só lhe restava descer, tomar café e ir para a escola.
Enquanto tomava seu leite, percebeu que Marilla a observava, e disse um tanto irritada:
- O que foi Marilla, meu rosto está sujo?
- Anne Shirley, tenha modos. Com quem pensa que está falando? – retrucou Marilla zangada.
- Desculpe Marilla, é que estou nervosa em ir para a escola, tenho vontade de me trancar em meu quarto e ficar lá até meu cabelo crescer de novo. - respondeu a menina, desesperada.
- Ora, Anne. É só o seu cabelo. Você continua a mesma. Tenho certeza de que seus colegas de sala não vão tratá-la diferente por causa disso.
- Você diz isso porque não sabe como me tratam, e agora com esse cabelo curto vão caçoar de mim ainda mais. – disse Anne, quase chorando.
-Tenho certeza de que você vai lidar com isso muito bem. Agora vamos, se apresse ou chegará atrasada à escola.
Anne se levantou com relutância da mesa, pegou seu casaco, livros e sua boina de inverno, ajeitando-a da melhor forma possível para que assim escondesse seu novo corte de cabelo. No caminho para escola foi rezando baixinho para não encontrar ninguém conhecido, e quando chegou em frente a escola, fechou os olhos, inspirou profundamente, tomou coragem e entrou alisando o vestido nervosamente.
A primeira pessoa que encontrou foi Diana. A amiga já a tinha visto no fim de semana, quando Marilla pediu que fosse até sua casa para tentar acalmar Anne, que chorava sem parar por causa do cabelo. Então, não foi uma surpresa ver Anne com os cabelos curtos, até achava que ela tinha ficado ainda mais bonita. Embora acreditasse que Diana dissera aquilo só para que ela se sentisse melhor, Anne agradecia silenciosamente a ela por dar-lhe suporte neste momento tão difícil.
Assim que entrou teve que tirar sua boia, e todo mundo a olhou espantado, mas para sua surpresa não disseram nada, embora pudesse ouvir algumas das meninas cochichando baixinho. Curiosamente os meninos pareciam não ter notado sua presença, pois concentravam sua atenção em outra coisa ,enquanto se juntavam em um canto da sala em um grande grupo. Para a surpresa de Anne, uma voz conhecida interrompeu seus pensamentos dizendo:
- Oi, Anne. Não me reconhece mais?
Anne não podia acreditar em seus olhos, ali no meio da sala, emergindo do grupo estava Gilbert Blythe, se possível ainda mais bonito do que se lembrava. Não, pensou Anne, ele tinha que voltar justo hoje, quando estou com esse cabelo horrendo? Por que não esperou mais alguns meses para voltar para casa? Que ódio! Ele tinha mesmo o poder de fazê-la se sentir estúpida e de encontrá-la nas piores situações. Queria sair correndo e se esconder embaixo de sua cama, só para não ver aquele garoto olhando para ela de um jeito que ela não compreendia.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Anne with an e continuação da série
Fiksi PenggemarGilbert Blythe estava de volta, depois de uma longa viagem que durara um ano. Queria retornar à sua fazenda, rever velhos amigos, retomar a sua vida de onde havia parado. Mas um reencontro inesperado vira o seu mundo tão bem estruturado e planeja...