Nhoque de mandioquinha e castanha-do-pará

157 2 0
                                    

Ingredientes:

100 g de batata + 900 g de mandioquinha (batata-baroa) cozidas e espremidas ainda quentes (deixe esfriar)

1 xícara (chá) de castanha-do-pará triturada grosseiramente

1 ovo

2 colheres (sopa) de parmesão ralado

Sal e noz-moscada ralada

2 e ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo (cerca de 250 g) .

Molho de tomate:


1

cebola pequena picada fino

4 dentes de alho picados

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 kg de tomates maduros sem pele e sementes picados

Sal

1 colher (café) de açúcar (se o molho ficar ácido).

Modo de preparo:

•1.Junte o purê de batata e mandioquinha com metade da castanha, o ovo e o parmesão e misture até ficar uniforme. Tempere com sal e noz-moscada a gosto.

•2. Transfira para uma superfície enfarinhada e amasse, juntando a farinha aos poucos, até desgrudar das mãos (se necessário, enfarinhe as mãos).

•3. Molde cordões com cerca de 1,5 cm de espessura e corte os nhoques em pedaços de 2 cm.

•4. Deslize cada pedaço de massa sobre os dentes de um garfo, pressionando levemente em direção à ponta, para formar sulcos (para reter o molho).

•5. Cozinhe, aos poucos, em água fervente abundante temperada com sal até subirem à superfície e escorra. Distribua nos pratos, acrescente uma porção do molho e sirva salpicado com a castanha restante.

Molho de tomate:

•1.Doure a cebola e o alho no azeite, acrescente o tomate e cozinhe, em fogo baixo, por cerca de 30 minutos ou até que o tomate desmanche. Tempere com sal a gosto e, se necessário, incorpore o açúcar.

Receitas (Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora