Para a calda de tomilho:
100 g de açúcar
60 ml água
5 ramas de tomilho fresco
2 c. sopa de sumo de limãoPara o bolo:
300 g farinha peneirada
170 g manteiga amolecida
300 g açúcar
165 g de queijo ricota
3 ovos
125 ml buttermilk
1 c. sopa de raspa de limão
1 c. sobremesa de extracto de baunilha
1/2 c. sobremesa de bicarbonato de sódio peneirado
2 c. sobremesa de fermento em pó peneirado
1/2 c. sobremesa de salPara o recheio de framboesa:
150 g de açúcar
235 g de manteiga amolecida
3 clara à temperatura ambiente
3 c. sobremesa de compota de framboesa
1 c. sobremesa de extracto de baunilhaPara decorar:
200 g framboesas
3 a 4 ramas de tomilho fresco.Modo de preparo:
Num tacho em lume médio, coloque todos os ingredientes exceto o tomilho. Assim que ferver, junte o tomilho e deixe fervilhar por 10 minutos. Retire do lume, deixe arrefecer e só depois é que retira o tomilho.
Comece por pré-aquecer o forno a 175 graus. Unte e forre com papel vegetal duas formas de 14cm. Junte a farinha, o fermento, o sal, o bicarbonato de sódio e reserve. Com a ajuda de uma batedeira, bata a manteiga até ficar macia, junte o o açúcar, a raspa de limão e bata por 3 a 5 minutos.
De seguida, junte os ovos, um a um, e depois a baunilha. Baixe a velocidade para média-baixa e acrescente o queijo ricota. Com a potência no mínimo, junte metade da farinha e o buttermilk. Adicione a restante farinha e envolva sem mexer muito. Divida a massa pelas formas e leve ao forno cerca de 30 minutos ou até o palito sair seco. Deixe repousar 10 minutos e só depois retire da forma. Com o bolo morno, pincele com a calda de tomilho.
Para a cobertura, siga o processo deste creme de manteiga com uma diferença: a altura de adicionar a baunilha acrescente também a compota de framboesa. É possível que pareça coalhado, mas continue a bater até ficar um creme bem macio.
Por fim, divida cada bolo em duas metades e espalhe cerca de uma colher de sopa do recheio de framboesa em cada camada. A cada metade, junte algumas framboesas, cortadas ao meio. Quando tiver todas as camadas em cima umas das outras, barre com uma camada fina do recheio de framboesa a toda a volta e topo do bolo. Leve ao frio e antes de servir decore com as framboesas e o tomilho.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Receitas (Concluída)
Non-FictionReceitas Para Todas As Ocasiões. #1 em receitas 10/05/2018 ♡